Ônibus Piso Baixo: mais conforto no trânsito urbano




A BMB em parceria com a MAN Latin America investe na produção de ônibus com piso baixo. O embarque e desembarque de passageiros é feito praticamente no mesmo nível do meio-fio. Com portas largas e sem degraus, o chassi Volksbus 17 260 EOT Low Entry chega ao mercado para garantir mais qualidade de vida aos usuários, principalmente idosos, deficientes e crianças possibilitando uma acessibilidade universal, ideal para circular em grandes centros e corredores urbanos.

Ônibus Inteligente

O 17 260 EOT Low Entry, apresenta um sistema de “ajoelhamento” ou kneeling, que o faz abaixar, ao estacionar, ficando a apenas 30 centímentros do solo, ou seja, 15 cm acima da guia do meio-fio da calçada. Esse recurso, aliado às portas largas, de 110 cm, em ambos os lados, facilita o embarque e desembarque de passageiros e permite que o veículo opere em paradas situadas em ambos os lados das ruas onde trafega, resultando em maior velocidade média final. Além disso, o sistema de elevação e ajoelhamento colabora na transposição de obstáculos durante a operação.

Facilidade de acesso

O fato de possuir acesso rebaixado e sem degraus torna o Piso Baixo (Low Entry) especialmente adequado para atender, por exemplo, deficientes físicos que utilizam cadeiras de rodas. Pensando nisso, o projeto contempla lugares para este tipo de usuário, em sua parte central, onde o embarque e o desembarque podem ser feitos sem dificuldades, já que o acesso não possui escadas e a rampa para a entrada ou saída teve sua inclinação matematicamente estudada para que o cadeirante consiga realizar a ascensão sem nenhum problema.

O conceito do veículo Low Entry é o mais adequado para atender as novas exigências de acessibilidade para passageiros. Oferece vantagens como flexibilidade, pois trabalha em aplicações mistas (linhas alimentadoras e corredores) e maior produtividade graças às portas mais largas e aos obstáculos internos minimizados, que permitem maior fluxo de passageiros.

O novo desenvolvimento apresenta outras novidades como novo módulo dianteiro otimizado; eixo dianteiro com novo design, permitindo o uso de piso interno plano sem rampas ou obstáculos. Além disso, o chassi atende a todos os requisitos das normas de Acessibilidade (ABNT – NBR 14022) e de Fabricação de Ônibus Urbano (ABNT – NBR 15570).

Fonte: Bmb Mode Center

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!