Teste da MAN obtém redução de consumo de 3 litros a cada 100 km




A MAN realizou uma viagem pela Europa com dois caminhões TGX Efficient Line, que percorreram cerca de 70 mil quilômetros nas estradas, nos meses de maio e junho. Os veículos obtiveram um consumo médio de 29,6 e 29,9 litros acada 100 quilômetros, respetivamente, menos 3,3 e 3,0 litros do que o caminhão de referência – um TGX sem pacote de eficiência. A diferença na velocidade final também foi pouco significativa. O veículo de referência obteve um resultado de 89 km/h, apenas mais de 2,3 km/h do que os TGX EfficientLine.

Após 20 paradas em dez países, incluindo Portugal, o “Consistently Efficient” Tour 2011 atravessou a meta final, em Munique. Em cada parada da viagem, os peritos de eficiência examinaram informações sobre como os operadores dos veículos podem baixar eficientemente os custos operacionais da sua frota de veículos e simultaneamente contribuir para proteger o ambiente.

Vale lembrar que uma viagem independente de medição de consumo realizada com estes veículos, que teve a supervisão do TÜV SÜD (organismo alemão de inspeção e certificações), em abril de 2011, resultou em poupanças de 2,9 e 2,8 litros, face ao veículo de referência. Estes valores de medição independentes confirmam o potencial de poupança do TGX EfficientLine.

O MAN TGX EfficientLine é um trator para o transporte de longa distância, configurado para a eficiência máxima. Um elemento importante é a otimização da resistência aerodinâmica: A velocidade máxima está limitada a 85 km/h. O revestimento lateral aerodinâmico é obrigatório. O air pressure management, a luz diurna, pneus otimizados a nível de resistência ao rolamento e uma nova geração de sistemas auxiliares de frenagem (Intarder) poupam energia. Como também o motorista tem uma grande influência sobre o consumo de combustível do caminhão, o MAN TGX EfficientLine inclui de série uma formação de condução econômica do MAN ProfiDrive.

Fonte: Transporte em Revista

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!