Uma conquista para deficientes




Portadores de deficiência têm sim o direito de tirar CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categorias C, D e E, além de poder exercer atividades remuneradas que exijam essas habilitações.

A decisão é de primeira instância e confirma liminar de 2007, concedida pela Justiça após a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão mover ação civil pública contra o Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

A ação alegava inconstitucionalidade de resolução do órgão que proibia portadores de deficiência de ter carteiras nas categorias mencionadas (C é para transporte de carga pequeno; D para lotação que exceda oito passageiros e E para cargas grandes – caminhões).

Em bauru o coordenador da comissão de defesa da pessoa com deficiência física da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Bauru, Eduardo Jannone da Silva, explica que uma resolução do Contran de 1998 ficou em vigor até 2008.

“Essa resolução do Contran previa que ao condutor de veículo adaptado fosse vedado (proibido) a atividade remunerada”, explica.

Em 2008, o Contran criou uma nova resolução de acordo com a liminar de 2007, confirmada pela Justiça ontem.

“Ele (juiz) entendeu que essa resolução até o momento que existiu discriminou de forma desproporcional, ferindo acesso ao trabalho previsto na Constituição”, conta Eduardo.

Ele explica que toda a legislação brasileira, incluindo a Constituição, proíbe qualquer tipo da discriminação, como no caso da resolução do Contran.

“Eu acredito que é um ganho significativo e existe uma possibilidade dessa decisão não sofrer recurso.”

Fonte: Rede Bom Dia

Inscreva-se




2 comentários em “Uma conquista para deficientes

  • 26/08/2013 em 13:48
    Permalink

    boa tarde! esta matéria me interessa muito. Pois sou deficiente e tenho o sonho de mudar minha letra da cnh que é b, pois tenho um caminhão que esta parado por falta de motorista sendo que eu não pude mudar a letra da minha cnh!

    Resposta
  • 22/02/2013 em 14:26
    Permalink

    Uma boa noticia, agora o difícil vai ser conseguir uma auto escola pra tirar essa cnh especia, pois eles alegam que é fora de mão as adaptações que tem que ser feitas nos veículos.
    Mas uma grande conquista para todos…

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!