Volkswagen obtém participação majoritária na MAN




A Volkswagen deu um passo importante para a criação de uma aliança de caminhões na Europa ao obter 55,9% das ações com direito a voto e 53,7% do capital social da MAN. “A Volkswagen está mais do que satisfeita com o resultado”, afirmou o executivo-chefe da montadora, Martin Winterkorn, num comunicado.

A maior montadora da Europa lançou uma oferta no mês passado a fim de abrir caminho para uma cooperação com a MAN ou uma potencial fusão entre a MAN e sua unidade de sueca de caminhões pesados Scania.

A Volkswagen elevou no mês passado sua fatia na MAN para um pouco mais de 30%, o que desencadeou uma oferta de compra obrigatória por toda a companhia segundo as regras de ofertas de compra da Alemanha. A Volkswagen ofereceu 95 euros por cada ação ordinária e 59,90 euros por cada ação preferencial da MAN, avaliando a companhia em cerca de 13,7 bilhões de euros.

A oferta ficou abaixo do preço das ações da MAN na época, porque a Volkswagen não tinha o objetivo de garantir uma participação majoritária de imediato. No entanto, o preço das ações da MAN caiu temporariamente abaixo do preço da oferta da Volkswagen, gerando especulações de que os acionistas não iriam mais vender suas ações.

A Volkswagen pretendia obter inicialmente uma participação de entre 35% e 40% para conseguir uma sólida maioria de votos nas assembleias de acionistas. A montadora estava buscando também a aprovação das autoridades antitruste para uma cooperação mais estreita com a Scania. No momento, a MAN e a Scania não podem ter sinergias significativas de custos, por exemplo, através da compra conjunta, sem violar regras antitruste.

O prazo exato para um potencial acordo continua incerto, à medida que a Volkswagen ainda aguarda a aprovação regulatória para o acordo. A montadora disse que “continuará a trabalhar rapidamente em estreita cooperação com as autoridades competentes no sentido de obter a aprovação regulatória necessária”.

Fonte: Economia IG

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!