Mercedes-Benz apresenta nova linha de chassis de ônibus adequados ao Proconve P7




A fabricante apresentou ao mercado, durante a feira Transpúblico, sua nova gama de ônibus adequados à norma do Proconve P7. Sua família de ônibus passa a contar com a tecnologia Blue Tec 5, que proporciona menor custo operacional, redução no consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção.

Com essas modificações, a Mercedes-Benz tem agora 20 modelos de chassis em seu portfólio, que atende desde o segmento de microônibus, ônibus convencionais e articulados para o transporte coletivo urbano e ônibus rodoviários para curtas, médias e longas distâncias. Além disso, apresentou três lançamentos: o OF 1724, voltado para o transporte urbano e intermunicipal e adequado para percursos que exigem maior velocidade média, e os chassis O 500 MDA e UDA, para ônibus articulados e que podem receber carrocerias de até 23 metros Segundo a fabricante, no acumulado de janeiro a julho deste ano, já foram vendidos cerca de 170 chassis Euro 3 articulados no mercado interno e 170 unidades para países como Chile, México, Tunísia e Colombia.

Um dos principais diferenciais das novidades da MB para ônibus articulados é a presença de 4 eixos, sendo 2 localizados na parte traseira do veículo. O segundo eixo traseiro é móvel, com suspensão independente, o que, de acordo com Silva, por ser instalado atrás do eixo de tração reduz o arraste, melhora as manobras e evita o desgaste dos pneus.

Os novos chassis de ônibus da Mercedes-Benz também estão trazendo um novo painel de instrumentos. Com um ar mais moderno, vem com funções que ajudam o motorista na condução econômica do veículo, como a presença do Econômetro, faixa verde econômica eletrônica móvel, que se adequa ao tipo de percurso realizado.

A partir do primeiro semestre de 2012, os chassis de ônibus da marca poderão vir equipados com o Fleetboard, sistema de telemetria que ajuda na gestão da frota, e prorporciona uma redução de até 10% no consumo de combustível.
Segundo Ricardo Silva, vice-presidente de ônibus da MB, é possível que haja um recorde de vendas de ônibus no Brasil em 2011, com cerca de 35 000 unidades comercializadas – um volume 20% maior do que em 2010.

Fonte: Transporte Mundial




Deixe sua opinião sobre o assunto!