Os perigos de ser sedentário




Passar horas ao volante do caminhão com paradas rápidas entre uma carga e outra fazem parte do dia a dia dos carreteiros. Tal rotina pode ser desastrosa para a saúde desse profissional que quase não tem tempo para fazer uma atividade física e selecionar alimentos saudáveis durante as refeições. Dados do Grupo CCR, que realiza com freqüência programas voltados para a saúde e o bem estar dos motoristas, mostram que durante o ano de 2010 o sedentarismo e o IMC alterado atingiram 78% e 85% dos carreteiros, respectivamente. O sedentarismo é perigoso e pode ser a principal causa de doenças como a hipertensão, diabetes, triglicérides, além de contribuir para a alteração do IMC – Índice de Massa Corpórea – o qual indica se a pessoa está com o peso normal, acima ou com obesidade.

A Diabetes, por exemplo, é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina. As principais características desta doença são: hiperglicemia, ou seja, uma elevação da quantidade de glicose no sangue e glicosúria (presença de açúcar na urina). Há dois tipos de diabetes, o tipo 1, onde o portador geralmente crianças e adolescentes, é dependente de insulina. E o tipo 2, que está ligado principalmente a obesidade e o sedentarismo, atinge na maioria os adultos e geralmente é tratado com dieta e exercício físico. Em alguns casos, o paciente pode necessitar de medicamentos orais ou até combiná-los com o uso da insulina.

Já a hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, corresponde à elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (maior ou igual a 140/90 mmHg), o que pode causar lesões em diferentes órgãos como cérebro, coração, rins e olhos. Como prevenção, conforme alerta os especialistas da área, é importante que os carreteiros encontrem tempo para fazer uma caminhada e na hora das refeições busquem alimentos saudáveis como legumes, verduras, frutas e grelhados.

Algumas sugestões de uma alimentação saudável

Evite: doces, pães, carnes com gordura, leite e iogurte integrais, sucos prontos e bebidas alcoólicas.
Dê preferência: Sopas são ótimas porque satisfazem sua fome com poucas calorias.

Consuma alimentos ricos em fibras, feijão, ervilha, grão-de-bico e lentilha. As fibras têm papel muito importante na dieta, pois diminuem o tempo que o alimento permanece no intestino.

Se você costuma fazer as suas refeições fora da sua casa, prefira pratos grelhados, de preferência peixe.

Como calcular o IMC:

IMC = massa
___________
altura x altura

Fonte: O Carreteiro

Inscreva-se




Um comentário em “Os perigos de ser sedentário

  • 14/08/2011 em 11:38
    Permalink

    Os quase 25.000,00 que eu gasto de PEDÁGIO por ano se ficasse no meu bolso eu poderia jogar bola,praticar natação etc…enquanto isso não aconteçe a gente vive a vida sentado no banco do caminhão e trabalha duro para os caras da CCR praticarem esporte para a gente….

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!