A Volvo Trucks acaba de apresentar o FH16 de 750CV em comemoração aos 25 anos do motor Volvo de 16 litros




O Volvo FH16 está disponível agora com 750cv de potência e 3550nm de torque para trabalhar com as tarefas de transporte pesado mais exigentes. Ele chegará ao mercado a tempo para celebrar 25º aniversário do motor Volvo de 16 litros.

Em 1987 se viu a introdução do Volvo F16 com motor de 16 litros, produzindo 470cv. Desde então, as necessidades do mercado têm impulsionado o desenvolvimento no sentido de caminhões cada vez mais poderosos.

“Com o Volvo FH16 750, podemos oferecer aos nossos clientes um caminhão com o melhor desempenho absoluto, eficiência no consumo de combustível e emissões extremamente baixas. É uma combinação intransigente para as mais pesadas e mais exigentes operações de transporte”, diz Staffan Jufors, presidente e CEO da Volvo Trucks.

Desempenho, eficiência de consumo e meio ambiente

O novo motor é baseado na mesma tecnologia do motor 16 litros 700cv atual – seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Ele foi otimizado para maior potência e torque, mas o consumo de combustível permanece inalterado. O motor 750 está disponível em duas versões, uma para Euro 5 e outro para EEV (Environmentally-friendly Vehicle Enhanced), dando emissões de partículas ainda menores e menos fumaça.

A Caixa Volvo I-Shift automatizada é item de série e foi modificada para trabalhar em sintonia com alto torque do motor. O sistema de eixo traseiro inclui eixos para pesos brutos de conjuntos de até 250 toneladas. Para viagens de longa distância, o eixo simples RS1360 introduzido recentemente é uma alternativa a mais para o baixo consumo.

Dirigibilidade e produtividade

O motor produz 750 cavalos e 2.800nm de torque a 900rpm, após o qual a curva de torque aumenta acentuadamente e atinge seu nível máximo de 3550nm a 1050rpm, depois se nivela a 1400rpm. Isto torna possível manter uma velocidade alta até mesmo nas mais difíceis subidas.

“Quanto mais poder você tem à sua disposição em baixas rotações quando começar a transportar uma carga pesada, menos tensão sobre o motor e menos combustível se gasta no processo. Isto por sua vez resulta em dirigibilidade excelente”, diz Hayder Wokil, gerente de produto da Volvo Trucks.

O Volvo FH16 750 é destinado tanto para tarefas de transporte realmente pesados e para tarefas que exigem velocidade média alta rodando em estradas acidentadas ou muito montanhosas.

“Para a maioria dos clientes do FH16, o foco está em como transportar o maior número toneladas possível no menor tempo possível. No entanto, muitos clientes também precisam transportar rapidamente bens de elevado valor e produtos frescos através de longas distâncias com diferentes topografias e entregar em tempo”, explica Wokil.

Transportes mais pesados, caminhões mais potentes

Há muito tempo existe uma tendência de transportes cada vez mais pesados e, portanto, também uma maior necessidade de caminhões mais potentes. Desde a introdução da Volvo F16 em 1987 e a primeira geração de motor de 16 litros produzindo 470cv, os níveis de potência têm subido a passos rápidos, em ritmo com as necessidades do mercado e dos clientes. Em 1993, a potência subiu para 520cv. Dez anos mais tarde um motor totalmente novo chegou, produzindo 610cv. Em 2009, a Volvo foi a primeira fabricante a chegar a 700cv, e agora é tempo para a próxima etapa – o Volvo FH16 de 750cv.

A produção dos primeiros caminhões Volvo FH16 para o mercado europeu com a maior potência do mercado terá início no começo de 2012. Além da versão de 750cv, o motor Volvo de 16 litros está disponível com potências de 540, 600 e 700cv.

Fonte: Volvo Trucks

Inscreva-se




Um comentário em “A Volvo Trucks acaba de apresentar o FH16 de 750CV em comemoração aos 25 anos do motor Volvo de 16 litros

  • 07/11/2013 em 13:06
    Permalink

    sou carreteio a 27 anos,logico que esse seria o sonho de todos os motoristas,pois no alge de minha carreira o melhor que tinhamos era o lacamento de um caminhão que acabara de chegar no Brasil,chamado de FH 12 380 o que ja era um sonho,hoje chega a realidade de um sonho de motorista apaixonado com Volvo,parabens a VOLVO e que os motoristas do futuro,aproveitem bastante essa maravilha que chega agora o FH 16,carreteiro que trabalha em um carro desses,pode se sentir privilegiado,pois esse e o sonho de um caminhoneiro.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!