Iveco anuncia adesão ao projeto renovação da UNICA




A Iveco anunciou durante a Fenasucro & Agrocana, feira do setor sucroalcooleiro que acontece em Sertãozinho (SP), sua adesão ao projeto Renovação, da União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA), que visa a requalificação de trabalhadores rurais “A Iveco está crescendo no mercado agrícola e é uma empresa com um projeto de sustentabilidade bastante alinhado com a filosofia do Renovação”, disse Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco, ao assinar o protocolo de adesão. “É um projeto social exemplar na requalificação de ex-cortadores de cana e que também atende à necessidade do próprio transporte nacional, que é a falta de motoristas”.

“Trata-se do maior projeto de requalificação profissional do setor sucroenergético do mundo”, definiu Marcos Jank, presidente da UNICA. “Já atendemos mais de 3.500 ex-cortadores de cana do Estado de São Paulo e cerca de 70% deles foram reabsorvidos dentro do próprio setor”.

A Iveco é a primeira montadora de caminhões a aderir ao projeto Renovação, que foi lançado em fevereiro de 2010 e é uma parceria entre a UNICA, a Feraesp (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo), a Fundação Solidariedade, o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e várias empresas da cadeia produtiva do setor. Ele surgiu como consequência da decisão dos produtores de cana do estado de São Paulo em eliminar, até 2014, a queima da palha da cana-de-açúcar. O fim da queima atende a questão ambiental (com a redução das emissões de CO2) e abre espaço para a evolução tecnológica do cultivo, com a mecanização da colheita, que traz o aumento da eficiência e competitividade de todo o sistema.

Cientes das consequências sociais dessa mudança, os produtores de cana associados à UNICA iniciaram, voluntariamente, uma série de projetos voltados para a absorção da mão-de-obra excedente dentro das próprias usinas. Estas iniciativas convergiram, então, para o Projeto Renovação. Além da qualificação para motorista de caminhão são oferecidos mais de 30 cursos diferentes, incluindo o de mecânico e eletricista de manutenção automotiva (máquinas agrícolas e caminhões), tratorista, operador de colhedeira, soldador etc.

Fonte: Portal Segs

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!