MB apresenta linha 2012 com novos modelos bicudos Atron

730x100

A Mercedes-Benz está apresentando hoje (20) em sua unidade de Campinas a nova linha de caminhões, ônibus e comerciais leves para 2012 equipados com motorização Euro 5 para atender as novas normas de emissões que passam a vigorar a partir de janeiro de 2012. Além de mais potentes, os novos motores são 6% mais econômicos e devem gerar um aumento de preços que vai variar de 6% nos modelos mais pesados a 10%, no caso dos modelos mais leves.

A empresa garantiu a manutenção dos planos de investimentos de R$ 450 milhões para a nova fábrica de Juiz de Fora que começa a produzir em janeiro os modelos Actros, top de linha da marca, apesar do recente pacote econômico que elevou em 30% a alíquota do IPI para veículos importados. O aumento já está vigorando para os Actros que ainda são importados: “Não tivemos saída”, lamenta o vice presidente Joachim Mayer. Mas não valerá para os caminhões fabricados em Juiz de Fora.

A nova norma exige índice de nacionalização de pelo menos 65% para escapar do novo IPI. Entretanto, o percentual não se refere ao produto especificamente mas à indústria como um todo que, instalada no Brasil há muitos anos, supera com folga este percentual.

Os planos de nacionalização da nova linha Actros para Juiz de Fora são de um índice de 25 a 30% de uso de componentes nacionais para 2012; 40% para 2013 e 60% para 2014, aí já com possibilidade de financiamento pelo Finame do BNDES.

Nova linha

Os destaques dos novos modelos, além da motorização Euro 5, são a linha Sprinter que, fabricada na Argentina, ganhou novo desenho com o capô integrado à nova grade. Outra novidade é a linha Atrom que mantém as cabines bicudas, baseada no sucesso de vendas de modelos consagrados como o 1620 que ainda alcança volumes médios anuais de 6 mil unidades. O sucessor do modelo campeão de vendas e carro-chefe da nova linha, é o semipesado Atron 2324 6×2. A família também inclui o caminhão médio 1319 4×2 e os pesados 2729 6×4 e cavalo-mecânico 1635 4×2.

O novo Atego está 400 kg mais leve com novo desenho externo que procurou evidenciar robustez. Outro modelo consagrado da marca, o Mercedinho 710, dá lugar ao novo Acelo 815 com uma tonelada a mais de capacidade de carga e nova cabine. O modelo Acelo 1016, com terceiro eixo, pode chegar a 13 toneladas de PBT e ser equipado com carroceria de oito metros.

A linha Axor ganha novos entreeixos e caixa Power Shift automatizada – que dispensa o uso da embreagem – de série.
No caso do Actros que passará a ser produzido na planta de Juiz de Fora (MG), o empenho da engenharia é no processo de nacionalização do produto. Cinquenta técnicos brasileiros estão retornando da Europa onde foram treinados para repassar aos colegas brasileiros os detalhes de produção do modelo originalmente alemão.


Fonte: Revista Carga Pesada

336x280
Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários

  1. Gilson Benicio disse:

    Os bicudos estão voltando!! Ponto positivo para a Mercedes!

  2. noturno disse:

    nossa legal em , eu pensava que a linha dos bicudos não iria ter mais!!!!! eu adoro esses bicudos!!!!!!!!

  3. Renato Rosa disse:

    Se a Mercedes lançar o MB 1634, agora Atrom 1635 com a cabine alta do MB1938 vai bombar nos cavalos.
    Se ela lançar o Atrom 2324 6×2 com a cabine do MB1938 teto alto, não vai ter pra ninguém, aí pode quebrar o ferramental do VW 24-250 e do Atego 2425.
    Imagina o Atrom 6×2 com a cabine remodelada do antigo MB 1938 teto alto.

    1. bah eu tinha pensado nisso tambem, 1635 teto alto e 6×2 bah ai os cara catas iam ficar pra traz

  4. MARCO GOMES disse:

    lindo

  5. MARCO GOMES disse:

    PARABENS A MERCEDES, MUITO DIZIA QUE A MERCEDES TAVA MORTA, TAI A RESPOSTA. E TEM MAIS NA FENATRAN 2011.

    LEMBRE-SE PESSOAL FORDEIROS , BOB ESPOJAS, VOLVEIROS

    O REI NUMCA PERDA A MAJESTADE ,

    CAMINHAO TEM QUE SER MERCEDES BENZ

  6. MARCO GOMES disse:

    CORRIGINDO MEU COMENTARIO ..

    O REI NUMCA PERDE A MAGESTADE

  7. GAUHO disse:

    LINDINHO. MUITO LINDINHO . QUERO ESTAR DENTRO DESSA MAQUINA , VIAJANDO COM MEU AMIGO. AI TO SEM AR TCHE,

    AI EU AMO A MERCEDES.

    AI AMO TODOS VC6

    UM BEIJO A TODOS CAMINHONEIROS

  8. Wagner disse:

    é como eu sempre digo, scania tem nome, volvo ilusão, e o resto neim comento, Mas falou em qualidade, força e confiabilidade, naum existe nada como a Mercedes Benz…….

  9. Rafael disse:

    Muito show espero em breve possui uma peça dessa

  10. Rafael barros disse:

    E um dos melhores modelos

  11. Djalma Gomes disse:

    Bom dia..

    Parabéns pelo site , muito 10

    Atenciosamente
    Djalma Gomes

    Cuiabá Mato Grosso

  12. junior biill disse:

    adorei a nova motorização dos novos mbs!
    shoooooow de bola.

  13. Mudou as caras dos caminhoes mercedes esperamos que nao mudo os preços das maquinas…..pois eles sao os melhores…..flow qra……….kadu de sorocaba me add no msn edu.1484@hotmail.com………fui…

  14. junior disse:

    Caminhões modernos, cheios de tecnologias, ja não bastou a sistema de injeção eletronica substituindo a velha conhecida bomba injetora, agora lançaram caminhões que terão q andar com um tanque de ureia, sem contar que a manutençao fica mais complexa, peças mais caras, escapamento de inox, oleo diesel especifico para os modelos. Imagine o preços desses caminhões… O que adianta tanta tecnologia se as estradas continuam as mesmas, e o fretes, nem e bom comentar. É o fim dos autônomos!!!

  15. gedeoni antonio da silva disse:

    peço que me mande os modelos do caminhao 1318 bicudo da mercedes bens com suas modificaçoes em 2012

    1. Rafael Brusque Toporowicz disse:

      Atron 1319
      A versão de entrada do bicudo da Mercedes conta com um motor OM 924 LA de 185 CV a 2.200 rpm e torque de 71 kgfm. Já o PBT é de 13.900 kg enquanto que o entre eixos é de 5.170 mm. Essa versão irá substituir o Mercedes L 1318.

      O novo visual é apenas uma das novidades do novo Mercedes L, agora chamado de Atron, o modelo que é o último caminhão “bicudo” no mercado brasileiro, ganhou novos motores, mais econômicos e potentes, equipados com a tecnologia Bluetec 5 e que já atende o Proconve 7, nova lei de emissão de poluentes que entra em vigor em janeiro de 2012. Vale lembrar que essa tecnologia também foi adotado nos demais modelos da Mercedes, incluindo o utilitário Sprinter.

      O sucessor da Linha Tradicional L da Mercedes, contará com modelos médios, semipesados e pesado. Ao todo o Mercedes Atron terá quatro versões, 1319 4X2, 2324 6X2, 2729 6X4 (plataforma basculante e betoneira) e a 1635 4X2 (cavalo mecânico).

      Os preços variam de acordo com a configuração de chassi. Mas deve ser pouco superior ao modelo L 1318.

      Abraço

  16. Thomas disse:

    ao inves de 2324 tinha deixadu L1620……… mas ta de boa… quero logu entrar numa maquina dessas!!!!!

  17. edu disse:

    esse caminhao com a trazeira empinada e uma carroceria sergipana vai ficar lindo

  18. Lecio Telles de Abreu disse:

    Pra mim depois os caminhões de 3 e 4 eichos e a mb mais em cavalo mecânico num tem pra nimguem o scania e o melhor mais a mb está bem atrás. por um motivo claro os novos scanias estão com um motor qe só esta durando 200.000 km . a scania qe fique esperto pq a mb ta investindo mt em novos caminhões.

  19. vaneide disse:

    meu sonho era uma 1622 da nova linha mecedes benz acho maravilhosos todos os carros da mecedes benz tel8981091277

  20. Gustavo Lopes Rufino disse:

    A nova linha da Mercedes-Benz ficou muito bom o que mais me superou foi a 1635 vei com gabine estendida, sem ti falar a frente ficou muito linda, ta de parabéns pelos novos laçamento que a Mercedes-Benz.

  21. Gustavo disse:

    A nova linha da Mercedes-Benz ficou muito bom o que mais me superou foi a 1635 vei com gabine estendida, sem ti falar a frente ficou muito linda, ta de parabéns pelos novos laçamento que a Mercedes-Benz.

  22. leandro gonçalves disse:

    Muito legal essa nova linha . Parabens ! mercedes benz !

  23. JURAMIR disse:

    meu sonho era um mbenz 1634 agora e o mb 1635, esta marca tem a estrela, nao tem pra ninguem, de todos os caminhoes que trabalhei, o melhor foi a marca mercedes, parabens mercedes

  24. Cleidison disse:

    Será que pode trucar o 1635 para puchar Ls com 27 tonelada.

  25. Baganinha disse:

    Só a Mercedes é Mercedes e o resto é resto!!

  26. Pedro Fontes disse:

    eu tenho um fh 12 tambem ja possoi 1620 e maravilhoso temos que ter respeito por aquela estrela que a mercedes tem .um abraço a todos.

  27. ADAIR disse:

    Adair eu tenho 2 1635 muito bom os caminhões so falta vim de serei o ar condicionado olha isso ai Mercedes.

  • Promoção