Scania quer aumentar produção na Suécia




A Scania investirá 1,5 bilhão de SEK (moeda sueca) para aumentar a capacidade de produção de sua planta na Suécia. A perspectiva é que já de início, a fábrica passe dos atuais 100 mil veículos produzidos por ano, para um total de 120 mil anuais, e que em breve chegue a um volume de 150 mil unidades, isso foi o que garantiu Anders Nielsen, chefe de produção e logística da montadora.

Quando e como a Scania investirá para melhorar a capacidade?

Os investimentos dos próximos anos serão focados nas áreas de cabine, motores, caixa de câmbio e eixo na nossa unidade na Suécia. A nossa planta sueca ainda é de grande importância para o Grupo.

Este aporte financeiro começará a ser notado já no segundo semestre deste ano. Os recursos serão destinados à melhoria em nosso sistema de trabalho na linha de produção, bem como em aquisição de novo maquinário. No entanto, não deveremos construir nenhuma nova unidade. Nós podemos alcançar esta capacidade produtiva, de 150 mil unidades por ano, com a mesma área que temos em nossa planta. Em outras palavras, teremos o mesmo impacto que uma ampliação de nossa fábrica, mas com os custos consideravelmente menores.

A unidade produtiva na Suécia fica distante de mercados emergentes como o da Ásia e Oriente Médio. Isso é um problema?

De forma alguma, nós temos centros de produção locados em pontos estratégicos ao redor do mundo e próximos aos nossos clientes. A ideia destas unidades é que a montagem final dos veículos aconteça próximo aos mercados consumidores, mesmo que grande parte dos componentes seja proveniente de nossas plantas na Europa e América Sul. Atualmente, possuímos estes centros na Rússia, África do Sul, Dubai, Malásia, Taiwan e Coréia do Sul.

Como a Scania conseguirá crescer sem aumentar o quadro de funcionários?

Por meio do fortalecimento de nosso modelo de liderança que envolve a inciativa, de todos em nossos funcionários, em trazer melhorias constantes em nossa empresa. Este esforço contínuo, no Sistema de Produção da Scania, é um poderoso instrumento para continuarmos crescendo em questão de produtividade e é um importante elemento para o nosso sucesso. Durante a crise de 2008-2009, nós buscamos enfatizar e melhorar o treinamento de nossos colaboradores neste método de trabalho. Isso propicia uma fundação mais sólida para o futuro.

Quais são os seus trunfos para assegurar a eficiência produtiva?

Desde o começo da década de 1990, nos temos melhorado este fator em aproximadamente 5% ao ano, o que é muito bom. Porém teremos que ampliar nossos esforços para expandir e chegar a 150 mil unidades ao ano, sem que para isso, seja necessário aumentar o quadro de empregados nos próximos anos. Estamos tomando atitudes para aumentar a produção média atual de oito veículos por funcionário para 15.

Fonte: WebTranspo

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!