Tecnologia reduz emissão de poluentes em caminhões usados




Enquanto os caminhões fabricados a partir de janeiro de 2012 chegarão com novas tecnologias de redução da emissão de poluentes (vide SCR e EGR), os usados poderão se valer de uma nova tecnologia: a Green Box. O Brasil será o primeiro mercado mundial do equipamento que foi criado nos Estados Unidos. Além de reduzir a poluição, é possível diminuir também o consumo de combustível.

A Green Box é acoplada junto ao motor do caminhão. Ela atua antes do diesel entrar no motor, atuando diretamente no combustível que é liberado para o trem de força. No Brasil, o produto é comercializado pela IG-Fuel. Em nota, a empresa disse que “no Brasil, o foco do produto será atender o segmento de frotistas”, e que seu produto “não concorre com os novos motores programados para o futuro, que precisam de um diesel novo e de uréia. É uma outra tecnologia”.

O equipamento é uma caixa de 60×40 centímetros, patenteada nos Estados Unidos em novembro de 2010 pelo cientista Naum Staroselsky, PhD em Engenharia Mecânica, presidente da Ultimate Combustion Company (UCC) e conhecido por suas criações para a indústria petrolífera.

Resultados de testes

As primeiras demonstrações do equipamento ocorreram em Brasília/DF, nos meses de agosto e setembro deste ano. O criador do produto, Naum Staroselsky esteve no Brasil com sua equipe para realizar os testes em ônibus e caminhões.

Nos caminhões, o teste foi em 30 de agosto de 2011, com um modelo Volvo de 2008 do Grupo JBS. O bruto rebocou uma carga de 20 toneladas, no trecho entre Brasília/DF e Lins/SP, e gerou, em termos comparativos com a operação sem a Green Box, uma economia de 26,6% no consumo do diesel.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!