Cadastro de Motoristas e os benefícios para o setor de transportes de cargas do Brasil




Uma das principais ferramentas do transporte de cargas no país, o Cadastro de Motoristas é fundamental para garantir a operação com qualidade e segurança. Mesmo assim, ele ainda gera diversas discussões no Brasil inteiro. É importante que o assunto seja esclarecido para que o mercado, finalmente, possa utilizar o perfil do profissional e aumentar, ainda mais, o transporte de cargas no nosso país.

A origem do cadastro – cujo nome correto é Perfil do Motorista – vem do crescimento constante do roubo de cargas no Brasil. As empresas de transporte e logística necessitavam de um cadastro detalhado dos motoristas que eram contratados. O objetivo inicial dessa ação foi reduzir o alto índice de furto e desvio de cargas nas transportadoras.

Vale ressaltar que o cadastro é uma ferramenta online que analisa o perfil do motorista. Ele foi criado há 15 anos e cada gerenciadora de riscos tem o seu. O banco de dados possui informações que estão disponíveis nos Fóruns judiciários de todo Brasil, onde nos atentamos se o profissional tem problemas judiciais na área patrimonial e outras informações normais que qualquer contratação profissional requer. A cada seis meses os seus dados são atualizados.

As polêmicas em torno de uma possível extinção do cadastro pelo Ministério Público do Trabalho vieram à tona em 2010, quando a Promotoria quis acabar com qualquer tipo de cadastro, julgando que ele discriminava o profissional e feria seus direitos constitucionais de cidadão. Na verdade, o perfil é positivo, pois facilita que o caminhoneiro consiga cargas melhores para transportar – e, consequentemente, frete maior. De forma alguma restringe o direito de o profissional trabalhar. Ele somente faz a adequação do trabalhador ao serviço. Para o empregador, o cadastro é importantíssimo para saber se a pessoa que ele está contratando é idônea e tem boas referências, como se faz normalmente na contratação de qualquer funcionário, ou prestador de serviços.

A abrangência do cadastro não é apenas nacional, já que inclui também profissionais do Cone Sul. Ele engloba os trabalhadores autônomos, os agregados e etc.

O Cadastro de Motoristas atende as recomendações dos delegados de polícia que recomendam que se pesquisem os antecedentes do profissional antes de contratá-lo.

Uma das principais vantagens para o mercado é que o Cadastro de Motoristas viabiliza a existência das carteiras de transportes das companhias seguradoras. Sem o cadastro de motoristas, as companhias seguradoras não se sentem confortáveis em comprar o risco da carga sem as referências do profissional que vai transportá-la, inviabiliza o transporte de cargas no Brasil. Se considerarmos que mais de 60% do PIB é transportado pelo modal rodoviário, podemos avaliar os prejuízos de tal medida. Portanto, o Cadastro de Motoristas é essencial para que a economia nacional busque cada vez um crescimento maior, contribuindo para a diminuição do custo Brasil.

Fonte: Amigos da Carga Buonny




6 comentários em “Cadastro de Motoristas e os benefícios para o setor de transportes de cargas do Brasil

  • 06/03/2014 em 22:32
    Permalink

    ola companheiros eu sou contra o cadastro pois todo era mundo na vida so por que .ja fui preso por porte de drogas nao faz de mim um bandido ou marginal ladrao de cargas ou de caminhao e por este motivo estou desenpregado na ultima empresa que trabalhei fiqui 2 anos transportando por todo norte nordeste e nuca tive problema nenhum mas fui entrar em uma empresa agora fiz o teste pratico foi aprovado todos os exames medicos e no ultimo me emformaram que nao poderia ser contratado porque a buony nao libero carga pra mim me cinto discriminao marginalizado isto sim e o verdadeiro racismo e como nao consigo carga mais vou fazer uke pra tratar da minha familia si a profissao que escolhi e aprendi e faco por amor e esta quem vai olhar por nois muitos nao tem coragem de si espor desta forma , sou marcos carreteiro de contagem mg buony pancard e outros mais racismo discriminacao e humilhacao para a nossa classe como sempre desunida e tao sofrida obrigado

    Resposta
  • 12/11/2013 em 13:54
    Permalink

    Penso que pesquisar sobre o motorista em relação à possíveis envolvimento com fatos relacionados à segurança da carga é legal, mas por exemplo uma pessoa que teve problemas judiciais com pensão alimentícia ou falta de pagamento com dívidas bancárias isso é discriminador e não tem relação com à sua idoneidade e responsabilidade no que refere-se à carga, pois na vida em muitas vezes passamos por situações que fogem ao nosso controle e não ficamos devendo por que queremos mas somos vítimas dessas armadilhas. Faça um cadastro levando em consideração de quem realmente é a pessoa que está sendo contratada e não algo mecânico e insensível pois de insensibilidade o nosso mundo está repleto e devido a essa insensibilidade é que existe fome e destruição do ser humano.

    Resposta
  • 24/07/2013 em 21:19
    Permalink

    Qual o custo para o motorista autônomo dono do caminhão? Grato.

    Resposta
  • 21/11/2012 em 13:56
    Permalink

    o cadastro de motoristas se faz necessario sim,sou caminhoneiro e sempre passei por isto. Em algumas vezes a gente espera muito para aprovar,mas tem sua importancia. Eu aprovo!

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!