Cummins apresenta pacote Euro 5




A Cummins, fabricante independente de motores Diesel no País, apresentará seus produtos e soluções para atender a fase sete do Proconve (Euro 5) durante o Congresso e Exposição da SAE Brasil, de 4 a 6 de outubro, em São Paulo, no Expo Center Norte. As novas regras de emissões entrarão em vigor em janeiro. Uma das atrações da fabridante é o novo motor ISF, disponível nas versões 2.8 High Speed Diesel e 3.8, de 4 cilindros.

A empresa propõe um pacote integrado para os fabricantes de caminhões e chassis de ônibus, incluindo turbos de geometria variável e duplo estágio, sistemas de injeção, filtração e pós-tratamento para eliminar impurezas dos gases de combustão, juntamente com os softwares necessários. Entre outras tecnologias, é oferecida a aplicação do OBD, que faz diagnósticos sobre a operação do powertrain e alerta sobre a falta de Arla.

O Cummins ISB 4 aplicado a ônibus e caminhão recebeu maior cilindrada (de 3,9 para 4,5 litros) e a potência passou de 172 cv para 210 cv. Já o motor ISB 6 de 6,7 litros desenvolve 304 cavalos — ante 5,9 litros e 274 cv do antecessor).

A unidade de motores da empresa projeta uma evolução do ISC 8.3 de 324 cv e lança o ISL de 8,9 litros, capaz de desenvolver até 405 cavalos. Uma versão do ISL a gás, importada dos Estados Unidos e desenvolvida pela Cummins Westport, também estará disponível.

O novo ISM de 11 litros, potência de até 440 cv, será destinado a caminhões e ônibus. Mais compactos e leves que os concorrentes, os novos Cummins ISF 2.8 High Speed Diesel e ISF 3.8, de 4 cilindros foram projetados para atender picapes, comerciais leves, caminhões e ônibus (até 9 toneladas).

Fonte: Automotive Business

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!