Hyundai apresenta oficialmente o caminhão leve HD78 na Fenatran 2011




Nessa edição da Fenatran, todos os modelos expostos no estande da marca foram produzidos na fábrica da Hyundai Caoa em Anápolis, Goiás. Objetivo da empresa é ressaltar a alta qualidade, o excelente custo benefício e a versatilidade dos produtos para o setor de caminhões.

Os visitantes da Fenatran vão poder conferir no estande da Hyundai o intenso trabalho da empresa para se firmar ainda mais no mercado de caminhões. Nessa edição do evento a grande novidade está por conta da apresentação oficial do caminhão leve HD78, produzido na fábrica da Hyundai em Anápolis, Goiás.

Para mostrar as formas de atuação do HD78, a empresa está expondo duas unidades implementadas do modelo, sendo uma com baú refrigerado e uma com plataforma de veículos. Há ainda mais uma versão cabine chassi, configuração comercializada pela Hyundai.

Além do HD78, também estão sendo exibidas no estande quatro unidades da caminhonete HR, veículo de transporte de cargas também produzido na fábrica da Hyundai em Anápolis. Com o intuito de mostrar a diversidade de público na qual o HR pode atender, esses veículos foram implementados de diferentes maneiras as quais o cliente pode configurar a caminhonete independente do ramo em que atue.

São configurações com baú refrigerado, voltado para empresas que atuam no ramo de frigorificados, ambulância, lanchonete e com baú de carga seca com porta rollup, o qual pode ser utilizado por lojas de móveis devido à grande facilidade de carga e descarga em espaços pequenos.

HD78: confiabilidade, durabilidade e conforto

Após o grande sucesso conquistado com a caminhonete HR no mercado brasileiro, a Hyundai ampliou o investimento no setor de transporte, iniciando esse ano a produção e a venda do caminhão leve HD78. Com qualidade e economia aliada ao excelente custo benefício, esse caminhão traz ao consumidor ótimos resultados relacionados à produção e lucro.

O desenvolvimento desse veículo envolveu três times de engenharia, Caoa Montadora, Hyundai Motors Corporation e FPT. Durante todo o processo de desenvolvimento foram realizadas avaliações nas mais diversas condições, além de testes em território brasileiro que demonstraram a durabilidade e confiabilidade do modelo.

Os resultados finais dos referidos testes comparativos com os concorrentes mostraram que o produto é extremamente confiável e a sua operação se mostrou mais econômica em torno de 10% quando comparado aos resultados apresentados pela concorrência.

Suspensão de cabine tipo semiflutuante

A cabine do HD78 está ancorada sobre coxins hidráulicos e barra de torção proporcionando desta forma uma redução do impacto promovido pelas irregularidades do solo. Consequentemente, proporciona um conforto incomparável para o motorista e acompanhante. Além dessa particularidade, a cabine conta com o projeto ergonômico direcionado para o biótipo sul americano, previsto nas normas nacionais.

O interior do veículo foi desenvolvido por profissionais de transporte e testado em todo tipo de estrada. Guarnições internas em materiais inovadores, tapetes texturizados no assoalho, um excelente isolamento acústico NVH – Noise Vibration Harshness (Vibração Sonora Aguda), painel de instrumentos envolvente, botões e comandos iluminados por LEDs e um conjunto de instrumentos claramente identificados, fazem parte do Hyundai HD78.

As funções do assento, reclinável e corrediço, foram projetadas para permitir o melhor ajuste conforme a estatura física do motorista e a melhor posição para dirigir.

Conjugando novamente prazer com direção

As cabines dos caminhões da nova série Hyundai HD atendem a todos os requisitos de uma direção com conforto, funcionalidade e segurança. O sistema de entrada de três pontos inclui degrau extra largo e corrimão de fácil alcance para maior facilidade de entrada e saída. A coluna de direção inclinável, opcional, se ajusta a qualquer posição individual do motorista.

Excelente campo de visão

Com o para-brisas com maior área de visibilidade e as posições otimizadas do assento, o motorista desfruta de um campo de visão excelente. Com melhor linha de visão dianteira, o condutor pode manobrar em lugares apertados com toda confiança. Além disso, os comandos de mais frequentes utilização foram colocados em posições de fácil alcance.

Visibilidade noturna melhorada

Os faróis maiores fornecem maior quantidade de lumens, com isso a iluminação mais intensa torna a direção noturna mais segura sem ofuscar o contra fluxo. Faróis de neblina acrescentam uma margem de segurança extra, ajudando o motorista a ver melhor e ser visto de longe. Todos os comandos de iluminação são convenientemente localizados para um acesso mais fácil e rápido.

Projeto de engenharia torna bem leve o trabalho em regime pesado

O quadro do chassi do HD78, criado originalmente para caminhões leves e médios, apresenta excelente resistência às forças de flexão, deformação e torsão de modo a assegurar um ótimo desempenho dinâmico até nas mais difíceis condições de operação.

Em aço, o quadro é resistente. Reforçado com novo sistema de travessas aparafusadas e rebitadas que aumentam a resistência do quadro às torções e flexões proporcionam uma excelente plataforma de carga, ponto alto da estrutura do veículo.

A ótima elasticidade da suspensão, a plena carga ou em vazio, é assegurada pela resistência dos feixes de molas conjugados com amortecedores hidráulicos de tecnologia avançada.

Os freios estão dimensionados para situações críticas de carga e velocidade, desta forma garantem frenagens confiáveis em qualquer situação. Os freios hidráulicos com assistência de vácuo do servo, duplo circuito + freio-motor, contam com um sistema de ajuste automático de folga que garante frenagens mais consistentes, seguras e eficientes ao manter sempre um ótimo espaço entre as guarnições dos freios e os tambores.

Quanto à manutenção de rotina, todos os níveis de fluído podem ser conferidos com facilidade, sendo que o filtro de combustível integrado exige serviços de troca apenas em intervalos de 50.000 quilômetros.

Cabine basculante

Os serviços de manutenção e checagens de rotina são mais fáceis graças à cabine basculante com inclinação de 45 graus que garante um acesso fácil e rápido ao compartimento do motor.

Eixos

Todos os componentes do trem de força e dos eixos são perfeitamente adaptados às funções e foram exaustivamente testados para garantir uma confiabilidade a toda prova.

Motorização potente e moderna transmissão

O HD78 vem equipado com o motor S30, de 3.0 litros, que gera 155 cv a 3.500 rpm com um torque de 40 Kgfm de 1.400 a 2.800 rpm.

Em conjunto com o motor está a transmissão manual de cinco velocidades que equipa o caminhão e tem como destaque uma maior facilidade de mudanças e melhor fornecimento de potência. Sincronizadores por cones múltiplos em cada relação de câmbio contribuem para mudanças suaves e precisas, aumentando a durabilidade da transmissão ao mesmo tempo.

Outro fator que faz a diferença para o cliente escolher o HD78 é a capacidade de carga, sendo o peso bruto total (PBT) 7.800 Kg e o peso de desenho é de 2.500 Kg, ou seja, você tem uma disponibilidade de carga de 5.300 Kg contando com o implemento (baú, carroceria aberta e etc.) que normalmente pesa em torno de 1.000 Kg, ou seja, carga líquida considerando o peso do implemento em torno de 4.300 Kg.

Com o investimento para a fabricação desse modelo no Brasil, a expectativa do Grupo Caoa é vender cerca de 12 mil unidades do HD78 em 2012 .

Fonte: Portal Segs

Inscreva-se




Um comentário em “Hyundai apresenta oficialmente o caminhão leve HD78 na Fenatran 2011

Deixe sua opinião sobre o assunto!