Rally dos Bandeirantes: categoria caminhões terá ‘briga de gigantes’




O Rally dos Bandeirantes chega em sua 9ª edição, e será disputado no próximo final de semana, em Taubaté. Além dos carros, a prova terá briga de gigantes na categoria caminhões. A bordo dos pesos-pesados, pilotos multicampeões do off-road nacional, como Guido Salvini (Salvini Racing), seis vezes campeão brasileiro, André Azevedo (Petrobras Lubrax), tricampeão do Rally dos Sertões, e Amable Barrasa (Autoliner), que também possui dois títulos do Sertões e três do Brasileiro e Paulista Cross-country no currículo. Além da categoria pesados, o certame terá também disputa na categoria caminhões leves.

Líder do Campeonato Brasileiro, Guido Salvini quer aproveitar a disputa para conquistar com antecedência o título da temporada 2011, com duas rodadas de antecedência. “É gratificante para a equipe alcançar essa fase da competição com o título praticamente conquistado. É a prova de que fizemos nosso trabalho com maestria, levando o esporte muito a sério e valorizando a confiança que nossos patrocinadores depositam em nós”, comentou Salvini.

Após o título do Rally dos Sertões 2011, Salvini já tem a fórmula para subir mais uma vez no degrau mais alto do pódio. “Teremos que lidar com a ansiedade, pois em um rali o fator sorte também é importante, e nada de errado poderá ocorrer. Uma simples quebra mecânica comprometerá o resultado, e, além disso, nossos adversários são extremamente habilidosos e competentes, e tenho certeza de que eles não entregarão esse jogo facilmente”, disse.

Natural de São José dos Campos, cidade próxima de Taubaté, no Vale do Paraíba, o piloto André Azevedo correrá novamente perto de casa, e espera usar isso a seu favor na briga pela vitória. “Esta é a nossa região, o Vale do Paraíba, e esperamos ansiosos pela competição, que sempre alia alto nível técnico, ambiente familiar e grandes disputas nas trilhas. O rali também costuma reunir os melhores competidores brasileiros e temos ainda mais cobranças psicológicas em garantir bons resultados”, explicou Azevedo, que terá novamente a navegação do taubateano Maykel Justo a bordo do Mercedes Atego 1725.

Apesar da longa experiência e conquistas nos caminhões leves, Amable Barrasa assumiu este ano o comando de um peso-pesado (Ford Cargo 1722e), e com isso, ainda encara a disputa com mais um teste de adaptação. “Participamos das primeiras etapas do Campeonato Brasileiro, e do Rally dos Sertões, e ainda estamos buscando o acerto ideal no caminhão. Em Taubaté teremos mais uma oportunidade para checar
se estamos no caminho certo, contudo a expectativa é muito boa”, revelou Barrasa.

Novato tenta título inedito

Estreante na temporada, o jovem piloto Rafael Martinez-Conde, filho de Amable Barrasa fez sua estreia nas trilhas este ano, assumindo o Ford F-4000 que era pilotado por seu pai. Apesar de iniciante, Rafael já coleciona vitórias no Campeonato Brasileiro, e o vice-campeonato no Rally dos Sertões, quando também foi eleito piloto revelação. Na liderança da categoria caminhões leves, ao lado do navegador José Papacena tentará sua primeira conquista do Rally dos Bandeirantes, que é considerada uma das mais tradicionais provas do cross-country nacional.

No cross-country segundo regulamento da Confederação Brasileira de Automobilismo, a categoria caminhões pesados é para veículos acima de 4.800 kg, enquanto na categoria leves é para caminhões acima de 3.500 kg. A nona edição do Rally dos Bandeirantes será válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, sendo 14ª e 15ª etapas para os carros e 10ª e 11ª para os caminhões – temporada 2011, e como 7ª e 8ª etapas do Campeonato Paulista, com supervisão da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo.

O Rally dos Bandeirantes, organizada pelo RallySP, tem Patrocínio de Mercedes Benz Caminhões/Atego. Apoio: Guinchos Work, Divino Fogão Taubaté, Cervejaria do Gordo e VP Adesivos Especiais.

Classificação do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country

Piloto – Caminhões pesados
1º Guido Salvini – 77 pontos
2º André Azevedo – 37 pontos
3º Amable Barrasa – 22 pontos

Navegador – Caminhões pesados
1º Flávi Bisi – 77 pontos
1º Fernando Ventania – 77 pontos
2º Sidnei Broring – 27 pontos
2º Ronaldo Pinto – 27 pontos
3º Evandro Luiz – 22 pontos
3º Leandro de Oliveira – 22 pontos

Piloto – Caminhões leves
1º Rafael Conde – 82 pontos
2º Edu Piano – 31 pontos
3º Felício Bragante – 19 pontos

Navegador – Caminhões leves
1º José Papacena Neto – 82 pontos
2º Solon Mendes – 31 pontos
2º Davi José de Oliveira – 31 pontos
3º Ricardo Costa – 19 pontos
3º Pacco Corder – 19 pontos

9º Rally dos Bandeirantes

14 a 16 de Outubro de 2011 – Taubaté/SP

Cronograma do evento

14/10/11 – Sexta feira
14h00 – Início das vistorias técnicas e administrativas – Av. Prof. Walter Thaumaturgo (Av. do Povo) – Taubaté.
14h00 às 15h30 – Categorias Production, Super Production, Pró Etanol
15h30 às 17h00 – Protótipos, Categorias Caminhões Pesados, Caminhões Leves
17h00 – Início da segunda vistoria com multa
18h00 – Encerramento das vistorias – Av. do Povo
20h00 – Briefing – Dia 01 – Plaza Suite Hotel

15/10/11 – Sábado
09h30 – Largada – Início da Planilha – Plaza Suite Hotel – Taubaté
10h00 – Largada da Prova Especial 01 – 65 km – Fazendas N. S. Glória, Gaspar e Conceição – Rodovia Ayrton Senna – Taubaté / Caçapava Velha
12h40 – Largada da Prova Especial 02 – 65 km
20h00 – Briefing – Dia 02 – Plaza Suite Hotel

16/10/11 – Domingo
09h00 – Largada – Plaza Suite Hotel – Taubaté
09h30 – Largada da PE 01 – 65 km – Fazendas N. S. Glória, Gaspar e Conceição – Rodovia Ayrton Senna – Taubaté / Caçapava Velha
12h10 – Largada da PE 02 – 65 km
14h30 – Início do almoço de premiação – Local à definir – Taubaté
16h00 – Início da Premiação
17h00 – Encerramento do evento

Fonte: Cross Brasil

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!