Arte dos coloridos caminhões paquistaneses




De fato, os caminhões no Paquistão não são apenas um meio de transporte, mas peças de arte para serem olhadas e admiradas. O que é bacana sobre esta forma de arte é que ela é complexa, mas usa desenhos simples em cores brilhantes. Quase cada centímetro do caminhão é coberto e tudo é refeito, incluindo o logotipo do fabricante para que o resultado seja único e exclusivo.

As pinturas variam muito, dependendo do que o dono gostaria de ver em seu caminhão. Alguns pedem retratos de seus filhos, outros querem os de personalidades famosas, mas a maioria deixa a critério do artista.

Além das pinturas, existem vários outros ornamentos que adornam estes veículos de grande porte. Por exemplo, alguns motoristas gostam de ter correntes luminosas acopladas na parte inferior, para que os caminhões façam um alegre barulho estridentes quando sobem ou descem as estradas. Há também quem goste de grandes modelos tridimensionais de aves ou animais anexados ao lado de seu caminhão.

Seja qual for o projeto, os motoristas parecem “amar de paixão” seus veículos. Dizem que a prática da pintura em caminhões iniciou como uma forma dos motoristas levarem um lembrete de suas casas junto a eles, onde quer que fossem. Hoje, dizem que decoram seus caminhões porque acham bonito dessa forma. Eles participam ativamente do processo de pintura e, portanto, acabam tendo um maior sentimento de apego com seus caminhões e a arte nele impressa. A arte é tão popular que alguns carros de passeio e táxis também aderiram ao adorno pinturas.

As pinturas de caminhões paquistaneses estão agora sendo reconhecida como uma forma séria de arte popular. Algumas galerias de arte exibem objetos menores pintados de forma semelhante, tais como canecas, copos, lanternas e panelas.

Fonte: Mdig




Deixe sua opinião sobre o assunto!