Ônibus da Mercedes-Benz passarão a integrar Ecofrota em São Paulo

por Blog do Caminhoneiro

Após um ano de testes em operações regulares nas suas linhas urbanas, a Viação Santa Brígida, de São Paulo, aprovou o desempenho e a eficácia ambiental e econômica dos ônibus Mercedes-Benz movidos a diesel de cana. A empresa anunciou hoje – em solenidade que contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab – que 20 unidades do modelo O 500 U passarão a utilizar esse combustível alternativo, integrando-se à Ecofrota de São Paulo, programa da Prefeitura que prevê o uso progressivo de combustíveis limpos e menos poluentes, que contribuam para a melhoria da qualidade do ar para a população da cidade.

“Além dos novos veículos da Viação Santa Brígida, mais de 440 ônibus Mercedes-Benz a diesel de cana, de outras empresas, entrarão em operação na cidade de São Paulo nos próximos quatro meses, ampliando a presença da marca na Ecofrota”, afirma Ricardo Silva, vice-presidente de Ônibus América Latina. “Isso comprova o êxito da nossa Companhia, que é pioneira no Brasil no desenvolvimento e nos testes com o uso do diesel de cana em ônibus e também caminhões”.

Durante um ano, foram realizados testes com três ônibus da Viação Santa Brígida abastecidos com 10% de diesel de cana e 90% de diesel comercial, que já inclui 5% de biodiesel, o que amplia os benefícios ambientais dessa solução. A iniciativa envolveu a Mercedes-Benz, Amyris Brasil, Petrobras Distribuidora e SPTrans.

“Com essa experiência, mostramos ao mercado que o diesel de cana é a mais viável alternativa de combustível limpo para o nosso País, sem exigir alterações na motorização do veículo e contribuindo para o negócio dos operadores”, diz Ricardo Silva. “Mais uma vez, a Mercedes-Benz indica o caminho a seguir, consolidando também um trabalho de parceria na busca por soluções sustentáveis”.

De acordo com o executivo, os testes com diesel de cana demonstram a alta competência do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil na utilização de biocombustíveis sustentáveis. Isso atesta a confiança da Empresa nessa nova fonte energética para o presente e o futuro da mobilidade nos veículos comerciais.

“O Grupo Daimler possui tecnologia, competência e longa experiência para o desenvolvimento de motores e o uso de combustíveis alternativos”, diz Ricardo Silva. “No Brasil, também somos pioneiros em testes com biodiesel, cuja utilização já está consolidada em veículos comerciais”.

Êxito nos testes em bancos de prova e nos veículos

Numa primeira fase de testes nos bancos de prova de seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico, a Mercedes-Benz utilizou em um tanque de combustível 90% de diesel comercial (com teor de enxofre S50) e 10% de diesel de cana. Mesmo com um percentual aparentemente pequeno, esse combustível proporcionou redução de 9% nas emissões de Material Particulado, sem aumentar as emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx).

Outro resultado que merece destaque é a manutenção do desempenho. Nos ensaios comparativos, todos os parâmetros de controle do motor permaneceram exatamente iguais. Isso reforça a confiança da Mercedes-Benz no uso desse combustível alternativo, que se mostra como uma opção interessante, pois não requer alteração na estrutura da frota atual.

Geração de soluções para hoje e para o futuro

Durante a solenidade de apresentação dos novos ônibus da Viação Santa Brígida, a Mercedes-Benz expôs o caminhão conceito Accelo BlueTec EEV 100% diesel de cana, preparado especialmente para demonstrar a competência da Empresa na geração de produtos para hoje e para o futuro.

O motor eletrônico OM 924 LA do caminhão protótipo atende aos padrões da rigorosa norma europeia EEV – Enhanced Environmentally Friendly Vehicles (veículos excepcionalmente compatíveis com o meio ambiente).

Em combinação com o uso do diesel de cana, a tecnologia BlueTec resulta em 90% de redução nas emissões de gases do efeito estufa e em 33% de redução nas emissões de material particulado, em comparação com os limites estabelecidos pela legislação PROCONVE P-7, que entrará em vigor no Brasil a partir de janeiro próximo.

Fonte: Mercedes-Benz

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário