MAN HydroDrive: Mais tração em qualquer posição




O sistema MAN HydroDrive é um excelente tipo de tração auxiliar temporária. Utilizado eventualmente, em condições que exijam mais tração do veículo e usando óleo em uma bomba hidrostática para movimentar as rodas dianteiras, se torna um ótimo aliado do motorista off-road.

Para as empresas de transportes, é decisivo chegar ao destino com segurança e sem atrasos, mesmo quando as condições das estradas não são as melhores. Entre um diferencial do trem traseiro convencional e a tração integral clássica, a MAN oferece o inovador HydroDrive, para mais tração nos veículos urbanos com utilização temporária em todo-o-terreno. Em comparação com um veículo com tração integral convencional, o sistema HydroDrive pesa até 400 kg menos e precisa de menos combustível. Além disso, a tração dianteira permite ter uma guia lateral adicional – e, no inverno europeu, este é um importante aspecto de segurança.

Mais tração num abrir e fechar de olhos

MAN HydroDrive é o sistema de tração ideal para aplicações off-road ocasional e para situações nas quais é necessária tração adicional no eixo dianteiro. Veículos com MAN HydroDrive são veículos urbanos primários, cuja linha de utilização é ampliada em termos funcionais graças à tração dianteira hidrostática.

Situações de marcha típicas, nas quais pode activar-se o MAN HydroDrive, são, por exemplo:

-Estradas não pavimentadas, como estradas de terra e estaleiros de obras;
-Piso escorregadio, como lama, gelo e neve;
-Trajectos com topografia de montanha.

A tração dianteira hidrostática também pode ser activada através do interruptor rotativo durante a marcha sob carga. A partir de uma velocidade de marcha de aprox. 30 km/h, ela desliga-se automaticamente; se a velocidade baixar além dos 22 km/h, ela volta a ativar-se automaticamente. O MAN HydroDrive ativo é indicado no visor do condutor através de uma luz de controle.

O modo de funcionamento

No MAN HydroDrive, uma bomba hidráulica encontra-se na saída da caixa de velocidades, alimentando os motores dos cubos das rodas no eixo dianteiro. No que se refere ao consumo de combustível e desgaste, esta tecnologia simples, robusta e de baixa manutenção é comparável ao diferencial do eixo traseiro convencional e oferece uma série de vantagens em relação à tração integral clássica. Graças à utilização de motores hidrostáticos das rodas, suprime-se a caixa de transferência típica da tração integral clássica. Além disso, no caso de utilização do MAN HydroDrive em estrada, apenas são acionadas as rodas traseiras; a bomba hidráulica e os motores das rodas não geram qualquer atrito. Na tração integral, por seu lado, os elementos da transmissão dianteira também rodam em conjunto quando desligados.

As vantagens do MAN HydroDrive

-Consumo de combustível menor;
-Vantagem de cerca de 400 kg em termos de peso e carga útil em comparação com a tração integral clássica;
-Não é necessário nenhum modelo elevado; a silhueta e o centro de gravidade do veículo urbano mantêm-se;
-Melhoramento da segurança de condução graças à elevada tração e estabilidade direcional em estradas não pavimentadas e em condições de piso invernoso;
-Transferência do efeito de frenagem do motor na marcha sob efeito de freio motor para o eixo dianteiro e, desta forma, obtenção de uma melhor repartição da força de travagem.

Vídeos:

Fonte: Man Trucks & Buses




Deixe sua opinião sobre o assunto!