Novos incentivos para troca de veículos com mais de 15 anos de uso

A Câmara analisa do Projeto de Lei 2513/11, do deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), que institui o Programa Nacional de Renovação da Frota de Veículos Automotores (PNRF). O objetivo é retirar de circulação veículos com tempo de uso superior a 15 anos, criando incentivo para a substituição. Pelo texto, o Poder Público oferecerá linha de crédito para compra do veículo novo.

O projeto prevê que os veículos usados serão aceitos como parte do pagamento do financiamento e encaminhados ao órgão estadual de trânsito, para serem leiloados como sucata.

“Programas como esse já foram implantados de maneira eficaz em muitos países”, afirmou Nogueira. “O Brasil precisa fazer sua parte, criando mecanismos para financiar e operacionalizar a renovação de sua frota.”

Segundo a proposta, o financiamento será oferecido a todos os proprietários de veículos com mais de 15 anos de uso, mas ao completar 10 anos, eles poderão ser submetidos a inspeção para avaliar se já estão aptos a participar do programa.

Para o autor, a medida vai resultar em melhorias no trânsito, na segurança de motoristas e pedestres, e no controle da emissão de gases poluentes e ruídos.

O deputado aponta que, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota brasileira de veículos automotores de quatro ou mais rodas, em 2011, chegou a 47 milhões de unidades. O tempo médio de uso da frota era de 12,2 anos em 2009.

Tramitação

O projeto será analisado, de forma conclusiva, pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Trânsito Web

Adicionar a favoritos link permanente.
  • DILSO PETERINI

    muito bom este projeto de lei 2513/11 do deputado Ronaldo nogueira RS, gaúcho como eu,mas temos que avisar o senhor deputado, com este sistema de frete que a maioria dos caminhoneiros brasileiro trabalha não pagam nem aqui nem china, caminhão novo vai continua nas mãos dos empresários milagrosos,neste nosso pais tem bastante,tenho caminhão a quase trinta anos, não sou gastador comigo, não fumo não sou viciado em nada,tudo dentro do limite,meu scania 112 HW 360 de ano 90/90.trucado com reboque ano 2010. não tem nem turbo clima,voltando em falar em frete,a um tempo atras o diesel era 0.59 centavos e hoje mais de dois reais,eo frete as vezes durante uma certa época do ano,e menos de quando o diesel era 0.59 centavos.a nosso sabedoria ou cultura,achou melhor triplicar os caminhões em vez de melhorar os fretes,pontes estradas viadutos,tudo construído para suportar a metade destes pesos,eu pergunto, interessa aquém tudo isto,alquei ta lucrando com tudo isto, você nunca se perguntou,eu já,estamos no brasil,as leis são feitas para os pobres e os famosos,pobre enche as cadeia,da lucro para muita gente,famosos,hamidia vende ate sonhos dos mesmo,que fizemos, seguiremos só sonhando com dias melhores,um abraço. ,

  • https://plus.google.com/104404946807359251872 Kilder Souza

    E quanto a nós, que amamos veículos antigos? Não poderemos mais curtir nossos veículos? Tenho um Chevette 74 e um 1113 75 que mantenho em perfeitas condições seguindo até hoje as revisões do manual. Não quero veículo mais novo, porque não gosto. Até hoje tem aviões com mas de 50 anos que voam pelo mundo todo desde que estejam com a manutenção em dia. Nem todo mundo quer andar de carro novo. Então vão tirar os cavalos e carroças das ruas também? Onde está a liberdade de escolha? Acho que deve ser cobrado uma manutenção de boa qualidade para todos os veículos, mas privar os amantes de caminhões e carros antigos do direito de circularem é um crime a liberdade individual. Nos Estados Unidos, os veículos são bem mais baratos, mas você pode ver carros e caminhões de todas as idades andando lado a lado, porque lá é o pais da liberdade. Que se faça como na aviação. Controle a manutenção te TODOS os veículos, NOVOS E VELHOS e exija um certificado de aprovação para TODOS. NINGUÉM QUER SUCATA ANDANDO POR AÍ. Mas, que seja respeitada a vontade de cada um. Neste blog mesmo, há exemplos de caminhões antigos que estão em ótimo estado de conservação. O que será destes proprietários que AMAM SEUS CAMINHÕES E CARROS ANTIGOS É QUEREM TER O DIREITO DE ANDAR COM ELES ONDE QUISEREM?

  • Yanande

    Kilder, nos EUA já tem estados que não permite caminhões antigos fazerem fretes, me parece que é com até 15 anos só. Vi isso num vídeo, o caminhoneiro não poderia pegar frete no estado da Califonia (me parece) e tem outros que estão implantando isso.