Scania e Marcopolo vão fornecer ônibus para o Chile




A Scania vai fornecer 231 ônibus urbanos para a capital chilena Santiago. Com esta venda, a Scania inicia operação no sistema de transporte público integrado Transantiago, ligando as linhas de ônibus e da rede de metro. Os veículos começarão a rodar em setembro e serão operados pela Alsacia Express, que possui ampla experiência em ônibus que operam em diferentes sistemas integrados de transportes públicos em toda a América Latina.

A Scania vai entregar um pacote abrangente de produtos e serviços para a operadora de ônibus, incluindo leasing operacional dos veículos, pela empresa chilena de financiamento. ”

Além de fornecer treinamento para os funcionários e gerenciamento dos ônibus, incluindo manutenção e reparos, o pacote também inclui o sistema Scania GPRS para monitoramento “, diz Silvio Munhoz, Diretor Geral da Scania Chile.

Com motores de 230 cv, o modelo de piso baixo K230 4X2 atende o padrão europeu Euro 5 de emissões e também o mais rigoroso padrão de emissões, o EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles). Os chassis de ônibus Scania serão encarroçados pela Marcopolo.

Lançado em 2007, o sistema integrado de transporte público Transantiago liga a toda frota de ônibus da cidade da capital chilena e mais de 100 quilômetros da rede de metro. O sistema é composto por vias locais, com ônibus que operam dentro de uma zona única e rotas que ligam diferentes áreas da cidade.

Marcopolo vende 486 carrocerias para o sistema Transantiago

A Marcopolo acaba de fechar a venda de 486 ônibus para os operadores SU-BUS e Alsacia/Express, que atuam no sistema de transporte massivo da cidade de Santiago do Chile, capital do país. O negócio envolve a aquisição de 310 unidades do modelo Gran Viale e 176 do micro-ônibus Senior. Os veículos serão produzidos no Brasil, nas unidades da empresa de Ana Rech e Planalto, em Caixas do Sul, e exportados para o Chile.

Segundo Rodrigo Pikussa, gerente de exportação da Marcopolo, este novo fornecimento é importante porque consolida a posição da Marcopolo como o maior fornecedor de ônibus para o sistema Transantiago, um dos mais avançados do continente americano e que já colocou em circulação mais de 3.000 novos veículos. “Desde o início de implantação do sistema, a Marcopolo forneceu cerca de 2.000 ônibus, sendo grande parte do modelo articulado, utilizado nos corredores centrais”, explica o executivo.

Do total de 310 unidades do ônibus Gran Viale, a Marcopolo fornecerá 231 unidades com chassis Scania K230, com a nova motorização Euro V, transmissão automática e piso baixo, com grande capacidade para o transporte de passageiros. As demais 79 unidades do modelo urbano terão chassis Volvo B290R Low Entry (entrada baixa), transmissão automática e capacidade para 101 passageiros (24 sentados, 77 em pé) e espaço reservado para cadeirante com acesso por rampa. Também foram adquiridos 176 micro-ônibus Senior, com chassi Mercedes-Benz LO915, transmissão automática e capacidade para 53 passageiros (20 sentados e 33 em pé), que serão utilizados como alimentadores do sistema Transantiago.

Fonte: Assessoria de Imprensa Scania e Marcopolo




Deixe sua opinião sobre o assunto!