Os fantásticos caminhões de Svempa’s no Museu da Scania em Södertälje na Suécia

Clube Irmão Caminhoneiro

Em 1970, Sven-Erik “Svempa” Bergendahl personalizou seu primeiro caminhão Scania. Nas últimas décadas, ele personalizou várias unidades em colaboração com a Scania. Esta estreita cooperação é destaque em uma exposição emocionante no Museu da Scania em Södertälje. A exposição será aberta em Junho.

Caminhões reestilizados por Svempa tem sido mostrados em todo o mundo e onde quer que ele vá, encontra uma multidão de fãs. Embora o lendário Svempa é, como sempre, o centro das atenções, a exposição se concentra principalmente no que ele criou em parceria com a Scania. Na prática, no entanto, Svempa e seus caminhões fantásticos são inseparáveis.

No exposição estão o Blue Shark, a gigante R 580 LongLine, e a R730 Black Amber Limited Edition. A sua mais recente criação, Jade Wing, também será mostrada durante as semanas em que não tem programação de exibição em eventos de caminhões.

A personalização de Svempa está bem integrada no processo de produção da Scania. A cabine básica é produzida junto com todos os outros veículos na unidade de produção em Oskarshamn e, posteriormente, enviados para Laxå para pintura. A cabine é então enviada de volta para Oskarshamn, onde o interior é montado. A cabine completa é enviada para Södertälje para a montagem final e depois a oficina Svempa, durante dez dias, adiciona atraentes detalhes personalizados. Só então o caminhão totalmente personalizado estará pronto para entrega ao cliente.

“Esta é uma maneira racional e econômica da produção de caminhões em pequenas séries a preços razoáveis”, diz o estilista chefe de Svempa, Jan Richter.

Os caminhões Limited Edition vem com uma diferença de preço entre 10 a 20% mais alto que um caminhão comum. Ao longo dos anos, o estilo Svempa está em seis séries de edições limitadas da Scania. No total, 450 caminhões personalizados foram vendidos, tendo a Itália como o maior mercado.

Fonte: Scania

Clube Irmão Caminhoneiro
Adicionar a favoritos link permanente.