Novo Volvo FH 2013 revelado em vídeo

O novo caminhão FH da Volvo que sequer foi lançado na Europa já está num eletrizante vídeo na internet. Protagonizado pela intrépida Faith Dickey, recordista mundial de slackline, o filme mostra a acrobata norte-americana numa impressionante travessia sobre um cabo de aço preso a dois caminhões Volvo em movimento, acelerando em direção a um túnel. O lançamento do novo caminhão será exclusivo para a Europa. Não há data para ser lançado no Brasil.

“Uma garota andando na corda bamba entre dois caminhões se deslocando em velocidade – nem Hollywood havia presenciado um feito como esse!”, observa Daniel Homem de Mello, gerente de marketing da Volvo do Brasil. Mais de 3,4 milhões de pessoas já assistiram o vídeo no youtube.

Faith aceitou o ousado desafio de cruzar a linha entre os dois novos FHs rodando na estrada vazia. Ela tinha que andar sobre o cabo antes que os veículos alcançassem um túnel logo à frente. A travessia foi feita e filmada numa rodovia ainda não aberta ao público na Croácia e contou com a participação do famoso diretor de dublês de Hollywood, Peter Pedrero, que já trabalhou em sucessos de bilheteria como James BondHarry Potter e Piratas do Caribe. O video foi dirigido pelo cineasta Henry Alex Rubin, já indicado ao oscar.

“Eu achava que toda proeza imaginável já havia sido realizada. O fato é que ninguém, havia caminhado em uma corda bamba presa entre dois caminhões em movimento. Parecia um desafio enorme, mas são os desafios que me motivam”, afirma Pedrero.

Estabilidade e dirigibilidade

“Lançamos este desafio para mostrar a estabilidade e a precisão da nova linha FH, que será lançada exclusivamente em setembro na Europa”, afirma Mello. Ele lembra que a segurança foi prioridade na produção, envolvendo profissionais de diferentes áreas para garantir que as medidas preventivas fossem as mais rigorosas e que tudo corresse bem. Só foi possível realizar a proeza por causa da grande estabilidade e dirigibilidade do novo FH. Graças a estes atributos, ambos os caminhões puderam manter uma distância constante durante todo o período da atuação de Faith.

Slackline é um esporte criado na California. O praticante tem que andar sobre um cabo ou corda presa entre dois pontos, mostrando extremo equilíbrio, mesmo em situações muito adversas.

Não é para imprudentes

O vídeo foi filmado em um trecho totalmente novo e sem uso de uma autoestrada croata sem tráfego. A façanha da corajosa Faith Dickey é dramática, mas a segurança foi um elemento fundamental para a Volvo em toda a ação e também para toda a equipe de produção.

“Este tipo de ação não é para os imprudentes e amadores. É só para profissionais. A segurança sempre vem primeiro. Você tem que estar o tempo todo preparado para o pior, e planejar como vai lidar com a situação. Preparação até o mais ínfimo detalhe, planejamento meticuloso foram extremamente vitais,” declara Pedrero.

Gostou do conteúdo do Blog?
Colabore! Clique em no botão doar, na barra lateral.
Assim você ajuda o Blog do Caminhoneiro a continuar crescendo.
Obrigado!
Bookmark the permalink.

11 Comments

  1. Hélio David

    Algumas consideraçoes e questionamentos:
    _Exterior barbaro, a Volvo soube acertar um teto aerodinamico, coisa q a Iveco nao soube.
    _O simbolo da Volvo logo a baixo do para-brisas ficou desnecessario, deixou a frente muito carregada,poderia voltar ele pra grade de baixo, quando vier para o Brasil (lógico q vao tirar varias coisas) mais a primeira coisa q os “motoristas” irao tirar vai ser isso, vide o nome Iveco dos Stralis, somem assim que saem dos conssecionarios.
    _Ficou muito parecido com a miniatura que apareceu em um post aqui algum tempo atras.
    E o mais importante, quando a volvo vai aprende a faze interior de caminhão? na boa o FH 2012 perde feio pra um Scania 113H 1994 em relação ao interior, volvo EDC e os 360 faxinha roxa nem vo comenta. A Mercedes aprendeu , e bem, fazendo o interior do Actros 2012 que ficou magnifico!
    Enfim, caminhão lindo, ainda continua sendo meu 2° preferido, mas a volvo nao aprendeu a fazer interiores ainda, oque seria essencial agora né?

    • Aprecio seu ponto,mais a Volvo lança caminhões mundial e a Volvo que vai vir pro Brasil vai ser esse do video mesmo,também acho que a frente ficou carregada,mais devemos notar que o motor Euro 6 que equipa ele precisa de uma maior refrigeração devido a isso novos modelos que estão a sair ainda como o Novo Daf,Novo Atego e Novo Renalt com motores Euro 6 terão uma frente e grande gigantes

      • Hélio David

        Mas mesmo assim Rafael, aquela grade superior, logo a baixo do para brisas não é vazada, pelo q reparei é apenas um acabamento preto, com vincos q vão até a janela lateral da cabine.
        Sim serão os mesmos mais quando vem pro Brasil eles tiram essa carenagem lateral e provavelmente esse defletor de ar tambem, questão de acabamento mesmo!

  2. vai ser o maior sucesso quando chegar no brasil o caminhao ficou perfeito.

  3. luiz carlos cordeiro

    nao tem o que comentar nao,ficou sensacional o caminhao,seja bem vindo ao brasil.

  4. A volvo com certeza vai trazer essa beleza , a IVECO esta testando o IVECO SPECECABE aqui no brasil ja o vi na br 040 para lança, la na europa vai sair de linha ano q vem para entrar a nova cabine NEW IVECO o Brasil fica com o velho, a MAN depois de 4 anos q vi o primeiro MAN fasendo teste na dutra foi lançado este ano 2012 aqui, aproposito la na europa foi lançado a NEW MAN novamente o brasil fica com o velho, a mesma coisa foi com o ACTRO na europa sai de linha entra o NEW ACTRO adivinha o BRASIL ficou com o velho,ja vi o NEW FH no BRASIL la na BAIHA puchando madeira em teste tenho serteza que o mesmo vai ser lançado no mercado mundial e no BRASIL.

  5. Olha pelo que percebi, o painel desse caminhão ficou top! Verifique novamente no vídeo.

    Não ė a toa que estão vendendo muito Volvo nesse Brasil…

  6. Pessoal, alguns motivos para ver que ainda vai demorar alguns anos para esse magnifico Volvo chegar aqui.

    1º Ele só vai estar em terras brasileiras, quando o Brasil começas a aderir a tecnologia Euro 6, que vai ser no ano de 2016, e a Volvo muito provavelmente só vai produzir Euro 6, pois Euro 5, daqui um tempo acho que vai parar de ser fabricado.

    2º Acredito que mesmo daqui 4 anos, que vai ter Euro 6, vai vir o MB The New Actros, o próprio New Volvo FH Series 2013, vai ter muito transportador que vai achar que um motorista vale mais de R$ 500 mil, até porque num precise de um caminhão tão caro e tão tecnológico, para puxar um bitrenzão, rodotrem. E pra se ter uma ideia, é muito difícil ver um Volvo Globetrotter XL rodando aqui no Brasil, pois ela custa acho que uns R$ 20 a 40 mil, mais caro que a Globetrotter normal.

    3º Esse caminhão vai receber muitas modificações, mesmo sendo até um pouco normal para a tecnologia de 2016

    • Pelo contrario Erick. Dia 10/10/2012, final da tarde uma carreta da transportadora SVD de curituba esta parada em frente a concessionaria Dicave Volvo de Itajaí-SC. Estava carregando este novo FH. Ele estava coberto com uma capa preta. Parei para dar uma olhada e era o novo FH reformulado, e para minha surpresa ao olhar o numero do chassi já era de fabricação Brasileira. “9BVAS” e E5. A estrutura de chassi e eixos era normais, apenas a cabine e lanternas trazeiras era modificadas ‘”modelo novo”‘. Pelo que ouvi o lançamento oficial sera na FENATRAN de 2013 ou quem sabe na metade do ano já teremos o lancamento desde maquina. A volvo fabrica alguns veiculo como protótipos 2 anos antes e depois vende como Imobilizados da fabrica. Pode acreditar que ano que vem

  7. CARA ME TIRA UMA DUVIDA ,,ESSE CAMINHAO E DA SERE 2013 ,,HOJE E 16/04/2013 ,,SEMANA PASSADA ELE COMPRO UM FH 480 ,,VAI CHEGA DAKI A 90 DIAS ,,,AGORA SERA QUE JA E DESSE MODELO QUE ELE VAI PEGAR ?? O CARA DA CONSECIONARIA DIÇE QUE JA E DO NOVO AGORA NAO SEI ,”! ?

    • Rafael Brusque Toporowicz

      Ele será do modelo FH atual, porém Euro 5. O Novo FH só chegará para o Brasil no final de 2013 ou em 2014. Não há data correta ainda.

      Um abraço

Deixe sua opinião sobre o assunto!