«

»

set 04 2012

‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’ consagra bicampeão na 6ª final regional

A competição ‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’ (MMCB), organizada pela Scania, realizou a 6ª final regional, no fim de semana, em Guarulhos (SP). Foram classificados mais dois condutores, um no sábado (1) e outro no domingo (2). Jean da Silva, de 46 anos, de São Bernardo do Campo (SP) se tornou bicampeão da final regional de Guarulhos. No domingo, Leisson Santos, 36, de São Miguel Paulista, região metropolitana de São Paulo, foi melhor que seus adversários. Ambos estão classificados para a final nacional que será realizada em São Paulo, de 25 a 27 de outubro.

O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes. Com quatro mil inscritos, a região de Guarulhos foi uma das que mais registrou participantes neste ano.

Com a final regional de Guarulhos, o ‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’ chegou na metade da edição 2012. Silva e Santos se juntam aos outros 10 condutores já classificados para a grande final. Cada fase regional sedia duas etapas do MMCB. Guarulhos, portanto, organizou as etapas 11 e 12. No total, serão 12 decisões regionais e 24 rodadas. Em todo o Brasil, a Scania registrou 47 mil inscrições, o maior volume da história da competição, iniciada no Brasil em 2005. A ação nasceu na Suécia, onde fica a matriz da marca, em 2003.

Experiência foi decisiva

No sábado, o campeão da etapa de Guarulhos da edição 2010, Jean Marcelo Moreira da Silva, de 46 anos, chegou com a responsabilidade de conquistar o bicampeonato. Mesmo com a pressão, ele superou novamente os concorrentes. Silva é motorista há 17 anos e transporta cargas frigoríficas, pela Martin-Brower, em rotas que atravessam o País.

Casado e pai de três filhos, Silva reconhece que o nervosismo existiu, mesmo sendo um vencedor regional. “Senti o mesmo frio na barriga. É muito gratificante ter esse reconhecimento novamente, porque eu amo o que faço. Depois de ter sido finalista em 2010, minha vida mudou. Os cursos que a Scania oferece me ajudaram bastante”, afirma. O finalista faz um alerta aos colegas. “Quem não se qualifica tem grandes chances de ficar fora do mercado.”

Nas sessões de domingo, outro experiente competidor foi o vencedor. Leisson dos Santos Guimarães, 36 anos, se tornou finalista pela primeira vez. “Participo desde a primeira edição, em 2005. Em 2010, fiquei em 12º na etapa e desta vez, venci. Estou muito feliz”, conta. Casado e pai de uma menina, ele dirige carretas há 11 anos, mas diz que teve uma preparação extra nesta edição. “Em agosto, participei de um treinamento no Centronor e isso me ajudou bastante. Além de todos os cursos que já fiz, foi muito importante essa energia positiva que todos me passaram. Me senti confiante”, diz o motorista da Braspress.

A Casa Scania Codema de Guarulhos foi a responsável pela organização do evento. As provas (divididas em manobra, percurso, checklist e teórica) foram organizadas no sábado e no domingo. A competição também possui um lado social. O público presente pôde fazer exames de pressão arterial e glicemia, cálculo de IMC, cortar o cabelo, além de orientação odontológica. Todos os serviços fazem parte do programa que a Caravana Scania oferece nas etapas. “A ação, além do caráter competitivo, contribui com a comunidade em todas as finais regionais”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do MMCB.

Próxima etapa

A cidade do Rio de Janeiro sediará a 7ª final regional, neste fim de semana. A Caravana Scania do MMCB chega à cidade nesta quarta-feira.

Fonte: Scania

Deixe uma resposta