730x100---Principal---BlogCaminhoneiro

Transportadoras têm dificuldades de contratar motoristas

motorista_1

Transportadoras estão enfrentando dificuldades para contratar motoristas. Por isso, caminhoneiros estão voltando para a sala de aula em busca de qualificação para aumentar o salário e crescer na profissão. Para entrar no mercado de trabalho, é preciso atender uma série de exigências.

O problema tem sido a baixa procura pela profissão. Para o caminhoneiro Adalberto Pereira, que tem 39 anos de estrada, é preciso ter paixão. Segundo ele, antes os filhos seguiam o mesmo caminho, o que garantia a continuidade do trabalho, mas isso não acontece mais. “É uma profissão muito difícil, muito tempo longe de casa, estradas ruins e falta de segurança. Para dirigir caminhão tem de ter paixão realmente”, afirma.

E tem que ter muito mais que isso, precisa ter qualificação. É por isso que as transportadoras de todo o país estão à procura de 40 mil caminhoneiros. Falta gente disposta a enfrentar mudanças nesta profissão nos últimos anos.

A mais recente é a que obriga uma parada de 30 minutos a cada quatro horas, além de 11 horas de descanso entre uma jornada e outra. A medida criada para proteger os próprios motoristas tem desestimulado as contratações. “O motorista fica muito tempo na estrada porque precisa deste tempo de 11 horas parado. E há dificuldade dos profissionais ficarem este tempo parado, não há lugar para eles descansarem”, diz o diretor do sindicato de empresas de transporte, Kagio Miura.

O reflexo destas exigências está nas transportadoras. Em uma de Rio Preto-SP tem 50 caminhões parados, por falta de gente qualificada para trabalhar. “Se vier um motorista qualificado aqui procurar emprego, ele é registrado e saí para a estrada no mesmo dia”, afirma o dono da transportadora, José Oswaldo Lopes.

A super safra de grãos e o início da colheita da cana no mês que vem estão tornando ainda mais disputados os bons profissionais. E esta busca pelo motorista ideal faz o salário subir. “Tem motorista que ganha muito mais do que gente que tem diploma. O salário chega a R$ 4, a R$ 5 mil”, diz Miura.

Quem quer uma chance, volta para sala de aula para aprender como ser um novo e bom caminhoneiro. “Tem de qualificar para não ficar parado no tempo. É sempre importante estudar e buscar a qualificação”, diz o motorista Marco Antônio Nilo.

Fonte: G1


coments

Comentários

  1. Eu me chamo juarez de almeida silva e
    tirei a cnh E agora e engresar em um empresar , preciso trabalhar.

  2. O grande problema é a falta de incentivos para se continuar ou entrar na profissão.Exige-se demais e é dado pouco em troca.Tem empresas que o motorista estando há cerca de 50km de casa não pode continuar a viagem devido a exigência de se cumprir a folga semanal sendo este só um exemplo.Outras querem o motorista apresentável, de calça, botas, camisa mas, esquecem de comprar um caminhão com A/C e principalmente o salário.Muitas vezes conduzimos um conjunto que beira 1 milhão de reais e ganhamos menos de 2 mil por mês.

  3. Transportadoras não da oportunidade para motorista mais velho se passar dos 40 anos não tem mais chances no mercado é muito mais difícil conseguir uma vaga eu tenho 60 não tenho mais chances já enviei vários currículo não tem resposta

  4. ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.

    ATENDEMOS: Cubatão – Santos – São Vicente – Praia Grande – Mongaguá.

    Hoje em dia é comum a figura do Personal Trainer, aquele profissional que ajuda pessoalmente e quase que diariamente o cliente a manter sua forma física. Mas o que pouca gente conhece é o serviço de Personal Driver.

    Este é o trabalho realizado pelo instrutor Fábio Vicentini. O curso é voltado para pessoas que tem algum tipo de dificuldade, falta de confiança ou restrição para dirigir.

    O serviço é pioneiro e exclusivo na região metropolitana de São Paulo. As aulas são individuais e o instrutor busca o aluno em casa, no trabalho ou onde ele estiver para todas as atividades.

    No início do curso o instrutor avalia a habilidade do aluno e a partir daí desenvolve o melhor planejamento de trabalho, que inclui noções básicas de dirigir, situações do dia-a-dia e viagens em auto-estradas.

    Ao final do acompanhamento do Personal Driver, o aluno estará totalmente apto a enfrentar o trânsito das maiores metrópoles, bem como realizar grandes viagens com tranqüilidade e segurança.

    É importante lembrar que o aluno precisa ser habilitado e o curso não substitui as aulas obrigatórias e todo o processo para adquirir a habilitação.

    O programa de Personal Driver segue o nome bem à risca. Todas as aulas acontecem no sistema de Delivery Class, no qual o instrutor vai ao encontro do aluno, onde quer que ele esteja. O curso é tão personalizado que é o próprio cliente quem faz o seu horário.

    Para que o curso seja mais produtivo é fundamental que o aluno se sinta à vontade para aprender com naturalidade. Fábio Vicentini dá toda a estrutura necessária com carros que possuem ar-condicionado, direção hidráulica e sempre uma música relaxante no cd player.

    Além da estrutura diferenciada no sistema de aulas e nos carros utilizados no curso, outra grande diferença entre o serviço de Personal Driver e as tradicionais aulas para habilitados é a didática.

    Transmitindo sempre calma e tranqüilidade, Fábio Vicentini passa o conteúdo das aulas com clareza e precisão aos alunos. A aprovação até hoje é de 100%.

    O acompanhamento do Personal Driver tem carga de 20 horas-aulas, distribuídas conforme a disponibilidade e necessidade do cliente.

    O curso é dividido em três partes: técnicas básicas de direção, reprodução das situações do dia-a-dia e desenvolvimento de técnicas em estrada.

    Assim como numa avaliação física, Vicentini usa as primeiras aulas para enxergar como está a dirigibilidade do aluno e então fazer uma programação mais adequada a cada um.

    No início o Personal Driver desenvolve o controle dos pedais e a técnica de dirigibilidade do cliente. Estes fatores geram mais controle, segurança e facilitam a condução do veículo em situações comuns, como subidas, retomadas, contorno de curvas, desvios, mudanças de faixas e ultrapassagens.

    Após afiar a técnica para condução do veículo, o aluno passa a simular as situações que encontra no seu dia-a-dia, para se familiarizar e não ser pego de surpresa. Esta consiste em idas ao supermercado, à faculdade, ao shopping ou ao trabalho.

    Preparado para enfrentar o trânsito de uma metrópole, o aluno chega à fase final, que é aplicar seus conhecimentos na estrada. O encerramento é uma viagem, no carro do cliente, ao litoral sul de São Paulo, passando por Praia Grande, São Vicente – com parada no topo da Ilha Porchat – e Santos.
    Os alunos da baixada sobem a serra indo até São Paulo.

    Fábio Vicentini está ligado com educação ao volante há mais de 15 anos. Ele iniciou seu trabalho como instrutor em 1996, dando aulas para futuros pilotos de carros e de motos. Neste mesmo ano ele fez parte da equipe de resgate do GP Brasil de Fórmula 1.
    Faz parte do CEOC. Centro de Exelência de Oficiais de Competição reconhecida pela FIA.

    Em 1996 Vicentini iniciou seu trabalho como instrutor de direção defensiva e instrutor de teste driver (função exercida na BMW e na Volvo,GM,BMW,Ford,Kia e em 1998 passou a realizar o xclusivo serviço de Personal Driver.

    Ele também atua como piloto e instrutor de Test Drive, tanto de motocicleta quanto de carros. Atualmente também ministra aulas práticas de pilotagem competitiva na Alpie – Escola de Pilotagem, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

    Contato: (13) 34679848. (13) 99787-8976.

    1. Eu Alex Sandro Diniz Menezes sou carreteiro a 5 anos sou de Pernambuco mas moro em são Paulo. Quero dizer que também tem muitas empresas ladronas que exige o maximo do motorista,promete um salario mas quando chega o final do mês paga outro totalmente diferente muito mais baixo. Você nunca recebe um salario x todo mês vem faltando dinheiro são muitos descontos que no final você não sabe nem oque esta pagando.

  5. tenho categoria d e estou desempregado e tenho disposição pra qualquer horario e muita disponibilidades para viagens longas e curtas

  6. meu nome é vanderlei procuro vagas com caminhao bitruck disponivel para viagens para todo brasil 1 ano e 6 messes de experiencia.

  7. boa tarde, gostaria muito de fazer parte do seu quadro de funcionario como motorista , sou motorista desde 18 anos mais minha categoria ¨ c nao tenho condiçoes de trocar , trabalho com vw 8.120 tenho bom conhecimento sao paulo redondeza, mais me falta a oportunidade de trocar categoria. obrigado pelo espaço.

  8. Quero trabalhar moro na Bahia-Salvador, tem vaga pra mim.

    JUAREZ OLIVEIRA DOS SANTOS

    Tel.: Recado 3408-7949
    Cel.: TIM (71) 9220-7467
    TIM (71) 9169-5884
    Claro (71) 8104-0078 e-mail.: ruthrfa@hotmail.com

    OBJETIVO
    Motorista Carreteiro

    QUALIFICAÇÃO
    Carteira de habilitação-categoria A-E, segurança em carro forte, Motorista carreteiro em cargas secas.

    EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
    Empresa: ZB Transportes e Logística Ltda. – ME
    Inicio: Jan./ 2013 Atual.
    Cargo: Motorista Carreteiro

    Empresa: Transportadora Ponta Azul Ltda.
    Inicio: Out./ 2012 á Jan./ 2013
    Cargo: Motorista Carreteiro Carga seca

    Empresa: ZB Transportes e Logística Ltda. – ME
    Inicio: Jan./ 2012 á Out./ 2012
    Cargo: Motorista Carreteiro

    Empresa: Zulene da Silva Moura “ZU MOVEIS”
    Inicio: Jan./ 2005 á Dez./ 2011
    Cargo: Motorista Caminhão

    Empresa: Prosegur Brasil SA Transp. de valores e segurança
    Inicio: Mar./ 1998 á Dez./ 2001
    Cargo: Segurança Carro Forte

    FORMAÇÃO EXTRACURRICULAR

    Ensino Fundamental Completo
    Mopp
    Formação de Vigilante – EBF – Escola Baiana de Vigilantes Ltda.
    Extensão para Transp. de Valores – Reciclagem em dias

  9. Possuo hj a venda caminhão ford cargo 1317e 2006, com sider 7 metros todo revisado com laudos ok, pronto para trabalhar. Motivo desfazer sociedade, pq caminhão é igual mulher não se divide, pagamos no início de 2014 85.000,00 com intuito de desfazer a sociedade estamos vendendo o mesmo por 80.000,00. Quem tiver interesse e quizer ver vai gostar e levar. Fora este assunto procuro vaga para motorista que saia do Abc com destino não me importo, desde que a volta seja para o Abc, ou lugar que me de estadia para descanso. Não possuo Mop mas existe muitos empregos que não é necessario ter o curso, e para estes me coloco a disposição e estudo proposta. Tenho carta desde meus 18 anos e nunca causei e nem fui frio para agir irregular diante das imprudencias que eu vejo muitos fazer, sou calmo e farol verde para mim é sempre visto como vermelho, caminhão precisa de tempo para freiar. Precisarem de alguém cuidadoso, pagando bem estou disposição para categoria D.

  10. Possuo hj a venda caminhão ford cargo 1317e 2006, com sider 7 metros todo revisado com laudos ok, pronto para trabalhar. Motivo desfazer sociedade, pq caminhão é igual mulher não se divide, pagamos no início de 2014 85.000,00 com intuito de desfazer a sociedade estamos vendendo o mesmo por 80.000,00. Quem tiver interesse e quizer ver vai gostar e levar. Fora este assunto procuro vaga para motorista que saia do Abc com destino não me importo, desde que a volta seja para o Abc, ou lugar que me de estadia para descanso. Não possuo Mop mas existe muitos empregos que não é necessario ter o curso, e para estes me coloco a disposição e estudo proposta. Tenho carta desde meus 18 anos e nunca causei e nem fui frio para agir irregular diante das imprudencias que eu vejo muitos fazer, sou calmo e farol verde para mim é sempre visto como vermelho, caminhão precisa de tempo para freiar. Precisarem de alguém cuidadoso, pagando bem estou disposição para categoria D

  11. Sobre o curso do MOPP, aqui em Salvador-BA., existem algumas instituições do sistema S, (exemplo SENAI, SEST-SENAT), que ministram tal curso, pelo método presencial, com carga horária de 50 h/aulas, em horário diurno/noturno, com custo médio de R$250,00 por aluno, se não for rodoviário. Sendo trabalhador do ramo de cargas ou ônibus, e associado ao Sest/senat, o curso poderá ser gratuito. Há também alguns CFCs. (centro de formação de condutores) que estão credenciados pelo DETRAN-BA., para ministrar tal curso, inclusive em finais de semana, como por exemplo, o CFC CIPAT, onde trabalho como instrutor de tal curso. Existe o controle presencial de frequência, pela biometria digital, através do DETRAN-BA., que fará o registro na CNH, após conclusão do curso. Há possibilidade de ser “in-loco”, nas sedes das Empresas interessadas, caso haja um mínimo de 20 alunos, por turma. Estou a disposição, para quaisquer outros esclarecimentos. ANTONIO BARBEDO. Instrutor de transito.

  12. O salario de motorista, esta tão ruim, que um amigo, me ouviu reclamando das contas, e teve pena de mim, e me ofereceu, uma vaga no lugar que ele trabalha.
    E eu to pensando em deixar a profissão, porque eu ganho como motorista de ÔNIBUS RODOVIÁRIO R$ 1.600,00 mas esse meu amigo ganha R$ 2.500,00 como servente de pedreiro.
    Tem um outro amigo que tira entre R$1.500,00 e R$1.600,00 vendendo picolé.
    Até minha cristal fazendo manicure e cabelo em casa ta ganhando mais do que eu

  13. meu nome e wadimir procure emprego urgente de caminhoneiro no rj que pague bem carteira E sou profissional…. ligar 30621830 992385814

  14. OLÁ, procuro emprego de motorista de rodotrem ligue nesse número (19) 98410-5309

  15. boa tarde ,me chamo william roberto tenho pratica em caminhões,carretas em transportes de combustiveis e produtos quimicos,estou a procura de emprego pois tenho mais de 30 anos neste serviços,se alguem precisar de um motorista para este tipo de seviços entre em contato pelo telefone 11-21153536