Cambio automatico, além do luxo.

Lenco01-e1299250470233



Cambio Lenco

Se tem uma coisa que cresceu juntamente com o mercado de caminhões foi a demanda ainda maior por caminhões com cambio automático ou automatizado. No começo em 2003 quando a Volvo começou a equipar seus modelos F com a caixa de cambio automática I-Shift (opcionalmente)  o mercado brasileiro de caminhões ainda tinha um certo pré-conceito com tais equipamentos, então os modelos equipados com cambio automático ou automatizado ainda eram “tímidos” no mercado, pois os frotistas temiam o alto preço de manutenção, fragilidade do produto,  tudo isso acarretando em um preço de revenda baixo.

Porém de algum tempo pra ca esse cenário mudou completamente, a Volvo divulgou recentemente que mais de 90% dos modelos F saem da linha de montagem com cambio I-Shift, a Mercedes Benz colocou como item de série o cambio automatizado em todos seus produtos da linha Axor e Actros, a Scania hoje esta na 6 geração do Optcruise, a Iveco já oferece o cambio Eurotronic, entre outras marcas e modelos, não existe um extrapesado se quer no Brasil que não tenha como opcional o cambio automático.

As montadoras usaram o discurso que tal melhoria veio para melhorar o desempenho e produtividade do caminhão, emitir menos gases nocivos ao meio ambiente e acima de tudo, o conforto ao motorista. Mas será que é só estas as razões mesmo? Eu acho que não, eis o porque:
Se for feita uma análise dos números do transporte nacional você vai achar uma estatística interessante, que quanto mais cresceu o numero de vendas, cresceu o numero de vendas de caminhões com cambio automático, mas porque?

Scania Optcruise
Scania Optcruise

Alguém em sãn consciência compra caminhão para ficar parado ? acho que não, então se aumentou a demanda de caminhões, lógico que aumenta a demanda por motoristas, motoristas que na maioria das vezes são “pegados a laço” por transportadoras pressionadas a fazerem o serviço em um período de tempo curto. Então me respondam, quantos motoristas em cada 100, que nunca dirigiram um caminhão, saem normalmente, trocando marchas em um caminhão que as vezes tem uma relação de até 16 marchas ou mais? Bem provável que desses 100, 50 não saberão reduzir da 8° para 4° marcha em uma subida repentina, 30 irão quebrar o cardam na 1° viagem, 15 irão fazer trocas de marcha na rotação errada e apenas 5, depois de alguns dias de pratica irão dominar bem a maquina.

Cambio Mercedes
Cambio Mercedes

Então o cambio automático não vem só para reduzir emissões e ser bonzinho com o motorista, ele vem ajudar o frotista a ter que “peneirar” menos seus motoristas, padronizar sua frota com um ritmo de trabalho e diminuir as taxas de manutenção.

Para as montadoras a coisa melhora ainda mais, você tem um produto em suas mãos, que trabalha da maneira que você quer, que vai ter desgastes e manutenções no período que você estipular, (porque sabemos como ninguém que 90% da vida útil de um motor depende do ritmo de trabalho que ele foi imposto), deixando o frotista refém da concessionária e de suas revisões.

Volvo I-shift
Volvo I-shift

Ai vem a mídia “especializada” dizer que os motoristas necessitam, mais do que nunca, de qualificação agora que os caminhões estão mais modernos, lógico que necessitam, não discordo dessa ideia, porém você qualifica um motorista a trabalhar em um caminhão atual em 3 horas de videoaulas, no Maximo, queria ver quanto tempo ia demorar para ensinar um motorista desses a trabalhar em um FNM caixa seca, cruzando as marchas, ele ia pedir a Deus um 3° braço.

Não que eu seja contra o cambio automático, pelo contrario, sou muito a favor, principalmente pelo motivo dos motoristas de hoje, tendo sua grande maioria não capacitada para trabalhar com um caminhão tradicional, porém meu pai diz uma coisa que é verdade, que não há sensação melhor do que “trabalhar” o caminhão da sua maneira, e hoje vejo muitos motoristas falando que não trabalham mais em “caminhão com alavanca”. E também quis expressar minha opinião de que não é de só “menos emissões” e de “conforto pro motorista” que o cambio automático ou automatizado vive, e vem crescendo cada dia mais e mais.

**CURIOSIDADE: A caixa de mudanças da primeira foto é um Cambio Lenco, que possui uma alavanca para cada engrenagem. Usado no passado em carros de corrida, pois possibilitava mudanças mais ageis.

H. David.

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!