Caminhoneiros reclamam de trânsito no porto de Santos, SP

caminhoes em fila




A safra de grãos vem causando transtornos para os caminhoneiros no porto de Santos, no litoral de São Paulo. Nesta quinta-feira (6), o trânsito na Avenida Perimetral passava de 2 quilômetros e alguns motoristas passaram mais de um dia na fila.

O motorista Paulo Henrique Guerra conta que ficou mais de 14 horas na fila. “Isso aqui é uma ‘palhaçada’. Ninguém faz nada. Nós somos obrigados a ficar aqui, sem banheiro, sem nenhuma assistência”, afirma.

Segundo Cléber da Silva Oliveira, a situação se torna pior durante a noite. “Alguns usuários de drogas passam aqui e pedem dinheiro. Se você não der, eles roubam. Você fica de mãos atadas”, conta o caminhoneiro.

Ficou estabelecido que os caminhões têm que parar em pátios e só ir para os terminais na hora de descarregar. Com isso, um sistema de agendamento foi criado. Porém, segundo os profissionais, esse sistema não está funcionando. “Você tem um horário para chegar no pátio. Depois que você entrar lá, você tem um prazo de seis horas e daí eles te expulsam. Então nós temos que ficar nessa fila de um jeito ou de outro”, explica o caminhoneiro Alexandre Rosseto.

Por meio de nota, o terminal T-Grão afirmou que um dos problemas foi o carnaval, que fez com que o número de caminhões no local aumentasse. Outro fator que agravou a situação foi a condição das estradas no percurso até Mato Grosso, local de onde vem a maioria dos caminhões. Ainda segundo o terminal, a situação será resolvida em alguns dias.

A Codesp informou que enviará um relatório à ANTAQ, agência reguladora do setor portuário, encarregada pela aplicação de sanções pelo descumprimento de normas. Ainda segundo a Codesp, a empresa já foi multada no mês passado.

Já a ANTAQ afirma que dois técnicos da agência estão no porto, fiscalizando os caminhões que estão chegando sem agendamento. Após a contagem desses veículos, será aplicado uma multa. Segundo a agência reguladora, seis terminais já foram multados.

Fonte: TV Tribuna




2 comentários em “Caminhoneiros reclamam de trânsito no porto de Santos, SP

  • 07/03/2014 em 19:56
    Permalink

    Motoristas batalhadores, que ficam a disposição destes exploradores, incompetentes.Sei muito bem a situação, fui vitima de espera no porto de Santos.

    Resposta
    • 10/03/2014 em 15:07
      Permalink

      somos dois entao colega,espero nunca mais te que ir nesse porto, esse lugar e um lixo ninguem da a minima pros motoristas infelizmente nesse pais os motoristas nao tem valor nenhum

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!