Defasagem do frete entre Manaus (AM) e São Paulo (SP) é de 34%

iveco stralis bitrem 9 eixos




Um estudo do Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos (Decope) da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) aponta que o custo do frete entre Manaus (AM) e São Paulo (SP) acumula uma defasagem de 34,7% para um conjunto cavalo mecânico tracionando uma carreta de três eixos.

Segundo a entidade, a rota rodo-fluvial entre as duas cidades é responsável pela distribuição de grande parte dos produtos fabricados na Zona Franca e na capital paulista. O trajeto tem 2,9 mil km de estradas e, somado ao transporte por balsa, totaliza seis mil km, que exigem quase um mês de viagem.

Os custos relativos aos veículos e à balsa representam 78% do valor total da viagem. O restante equivale a tributos e despesas administrativas.

Conforme o assessor técnico da NTC&Logística, Neuto Gonçalves dos Reis, se a viagem tem custo de R$ 36 mil, os transportadores estão conseguindo cobrar aproximadamente R$ 24 mil. “Com um movimento de renegociação, será possível recuperar até 15% desses valores. Mas é uma situação difícil porque tem linhas que operam neste trajeto que precisam prestar o serviço e acabam oneradas em razão desta defasagem”, explica. No entanto, ele pondera que grandes empresas poderão reduzir os serviços no percurso para reduzir o prejuízo financeiro.

A entidade considera necessária a recomposição dos valores para evitar que o transporte de cargas no percurso fique estagnado e que o serviço seja prestado abaixo do padrão de qualidade.

Fonte: Agência CNT de Notícias




Um comentário em “Defasagem do frete entre Manaus (AM) e São Paulo (SP) é de 34%

  • 11/03/2014 em 10:00
    Permalink

    parem almenos uma semana que vcs vão ver se o valor dos fretes não voltam ao valor que de para trabalhar , pois estamos cansados de ver pessoas reclamando que o frete é caro e deixam uma leve impressão no ar de que a culpa é dos caminhoneiros , quando na verdade a culpa é do governo que sobrecarrega tudo com os impostos / taxas / combustiveis e tudo mais que ele possa nos extorquir em forma de tributos e taxas , chega se sermos os vilões a de ser expostas as verdades sobre os custos de viagem

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!