Direitos do motorista profissional são discutidos em debate público na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

lei do descanso - motorista




A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, nesta sexta-feira (21/3/14), debate público para discutir a aplicação da Lei Federal 12.619/2012, que regulamenta e disciplina a jornada de trabalho e o tempo de direção do motorista profissional. O debate, realizado a pedido do vice-presidente da comissão, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), teve como objetivo reafirmar a necessidade da manutenção da Lei do Descanso.

De acordo com o parlamentar, “durante anos lutamos pela regulamentação da profissão de motorista. Depois de um longo entendimento entre os trabalhadores e empresários, chegamos a uma proposta comum que foi aprovada pelo Congresso e encaminhada à Presidência da República, que sancionou a Lei 12.619 com alguns vetos. As propostas que visam alterar a lei e aumentar a exploração dos trabalhadores tem que receber o repúdio de todos. O debate visa sensibilizar a população e pedir o envolvimento nessa luta”, afirmou Celinho.

O presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Vander Costa, fez parte da mesa da audiência e defendeu a permanência da lei na forma em que se encontra. “É fundamental preservá-la como está. Estamos acompanhando em Brasília todas as propostas de mudanças e buscando sensibilizar deputados e senadores para importância de sua manutenção. A 12.619 é importante para o setor de transportes rodoviários e para toda sociedade, que poderá circular com mais segurança pelas estradas. O descanso dá dignidade para a profissão de motorista, além de reduzir drasticamente o número de acidentes envolvendo caminhões.”

Fonte: Divulgação




6 comentários em “Direitos do motorista profissional são discutidos em debate público na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

  • 03/05/2014 em 01:22
    Permalink

    no minimo eses deputados ai q votaram a lei para os profisionsl do volante trabalharem mais sao dono das grandes trasportadoras q tem porai em nome de laranja. e querem escravizar os poucos motorista q ezistem ainda .nao falam em remunerasao salarial nao falam q o motorista profisinal tinha q ter uma apozentadoria espesial .no minimo 25 contribuinte .nao falam q a media de vida de um profisional do volante e de 50 de idade por conta dos esesos de trabalho asidentes droga e asaltos seguido de morte e doensas ipertensos sedentarismo. e kardiovasculares .presizamos e de salario diguino e nao de mais horas trabalhada .pois semos serumano e mortal .quem acha q pode trabalhar mais e vira 24 ou 48 oito oras trabalhando continua .pois nao coseguira o seu descanso final pois esta na media de 50 anos de vida. ou menos ainda pesnse bem a nosa vida nao tem preso .pois temos so esa e nao temos outra chanse de viver respira escutar e de enchergar . viva entensa mente nao deixe q eses ganasiosos esploradores viva por vc .sou afavor da lei de 4 h 4 e 2 estras quem tem q seadapita com lei sao os enpresarios . os mtorista so tem q cunpri e lei 12.619. q deus aconpanhe todos os nosos ermaos da estrada .

    Resposta
  • 24/03/2014 em 18:45
    Permalink

    porque ninguem fala sobre salario, quem tiver melhores salarios vai ter bons motoristas e insentiva mais motoristas no mercado.

    Resposta
  • 24/03/2014 em 17:23
    Permalink

    aliás, estou mandando um e-mail, para uns três deputados do PT, para dizer, que eu sou motorista, e que não quero ficar parado 6 horas, não quero ter que parar pra dar tempo, não preciso descansar toda hora e que não preciso de lei nenhuma me dizendo o que fazer!
    estou mandando é agora! eles precisam saber que nós não precisamos desta lei! eles precisam saber que nós somos heróis, e precisamos é só de um incentivo! de um refri! de um pãozinho (pode ser seco mesmo, “agente” cheira), é só do que “agente” precisa. Um pouco de incentivo, uma pressãozinha aqui, uma chibatada ali, claro, no bom sentido.. que nós damos conta sim… e olha! como nós viajamos muito e não fazemos nada na gabine, essa diária de viagem está excessivamente alta. 10 reais pra comer bolacha de água e sal já está de bom tamanho sim!! nós não fazemos exercícios! nós não fazemos NADA! SOMOS SEDENTÁRIOS, e não podemos comer muito.. precisamos de controle sobre o que comemos, bebemos e compramos.. ATÉ ACHO QUE NÓS, NA VERDADE, NÃO DEVERÍAMOS NEM GANHAR SALÁRIO, JÁ QUE NÓS SOMOS SEDENTÁRIOS, VIAJAMOS E NÃO FAZEMOS NADA, NEM PRECISARÍAMOS DE SALÁRIO. BASTA UM BONEZINHO DO MST E DA CUT E O BOLSA QUE TÁ BOM..

    Aliás, eu peço aqui, para qualquer um do PT, que tirem o salário, e coloquem apenas o BOLSA MOTORISTA.
    terá alguns itens básicos da cesta básica, e mais algumas coisas para termos apenas o estritamente necessário! além disso SÓ ATRAPALHA! CHEGA DE SALÁRIO! CHEGA DE GANHAR NAS COSTAS DOS OUTROS! CHEGA, CHEGA! JUSTIÇA SOCIAL JÁ!
    BOLSA MOTORISTA!!

    Resposta
  • 24/03/2014 em 17:15
    Permalink

    Eu pergunto: quantas chibatadas por dia um motorista pode receber? quantas enrabadas um motorista pode aguentar?
    Temos que avisar nossos políticos, que os motoristas aguentam mais! eles devem saber, que os motoristas estão é muito folgados! eles estão pedindo, clamando por mais chibatadas! não há necessidade de descanso! quê que é isso!! parem de dar mordomias! parem de querer defender!! parem de querer dar vida boa e mansa pra vagabundo!! MOTORISTA TEM É QUE APANHAR MESMO!! foi feito e educado pra isso, então tem é que ser explorado mesmo!! AFINAL ELE QUER SER HERÓI, ENTÃO TEM É QUE TOMAR NO RABO MESMO E SEM DÓ!….É sério! eu acho isso mesmo!
    Não pensem que estou sendo irônico não..
    Motorista tem é que apanhar na cara! já acho que nem deviam vender caminhão cabine-leito no braziu.. devia ser tudo cabine simples.. e cama pra quê? paga o pó pro malandro pra ele rodar sem parar que ele gosta! é bonito! é pegadôr!! é herói? então chega desgraçado! toma!
    é sério gente.. eu mesmo acho que tá muito folgado o motorista brasileiro.. tá faltando chinelo no coro!

    Resposta
  • 24/03/2014 em 12:04
    Permalink

    Com certeza o descanso e necessário pra noz caminhoneiros, mas e pergunta e onde v amos estacionar pra descansar com segurança porque não temos nem acostamento e nem estacionamento com capacidade pra todos os caminhões que circulam, e vale lembrar que deve ter pelo menos as condições higiênicas que na realidades ninguém menciona se quer algo a respeito.

    Resposta
  • 24/03/2014 em 11:27
    Permalink

    sugiro 15 horas trabalhadas e cada um faz sua viajem e multa para quem virar 24 horas é tão facil , mas sempre tem cara que se acha mais pra ta inventando moda

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!