F-Truck: Fabiano Brito e Michelle de Jesus formam a dupla da ABF/Volvo

Michelle de Jesus




A temporada de 2014 dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck será de completa novidade para a ABF/Volvo, única equipe com mais de um caminhão inscrito que não manteve nenhum dos pilotos de 2013. Se no ano passado a equipe atuou com o paulista Alberto Cattucci e o goiano Rogério Castro, a 19ª temporada da categoria terá o paranaense Fabiano Brito e a paulista Michelle de Jesus como titulares dos caminhões azuis.

Brito, representante da cidade de Maringá, disputou a Fórmula Truck por quase 13 anos e retorna depois de três temporadas de ausência. Sua reestreia está confirmada para a corrida deste domingo (16) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru (PE), que abrirá a disputa pelos títulos do Brasileiro e do Sul-Americano. Sua companheira de equipe só competirá a partir da prova de 13 de abril em Pinhais (PR), no Autódromo Internacional de Curitiba.

Fabiano Brito estreou na Fórmula Truck em 1997, fazendo participações esporádicas. De 1998 a 2009 cumpriu 12 temporadas pilotando caminhões da Volvo – em sua última temporada, a de 2010, competiu com um Ford. Subiu ao pódio 10 vezes, tendo como melhores resultados dois segundos lugares, nas etapas de Londrina, em 2005, e de Curitiba, em 2008. Ele é filho de Vanderlei Brito, um dos primeiros pilotos da história da categoria.

“Voltar a correr é como voltar à vida”, diz Brito, em tom de bom-humor. “É algo que representa muito para mim. A Fórmula Truck está especialmente competitiva, e o que posso esperar para o ano da minha volta ao grid é ser competitivo, tentar pôr o caminhão no grupo dos 10 primeiros. Já andei muito rápido com esse mesmo caminhão, então espero que a experiência que tenho com ele possa ser útil nessa busca por competitividade”, ele comenta.

Vice-campeã paulista de Marcas & Pilotos em 2010, Michelle de Jesus atuou na Copa Petrobras de Marcas, participou de toda a temporada de 2012 do Mercedes-Benz Grand Challenge, fechando o campeonato em sexto lugar, e disputou a última temporada do Mitsubishi Lancer Cup, subindo ao pódio de várias das etapas. No ano passado, teve a primeira experiência internacional disputando uma etapa da Euro Nascar em Dijon-Prenois, na França.

O primeiro contato da piloto de Jundiaí com um caminhão da Fórmula Truck aconteceu em novembro de 2013, num breve teste na pista de Pinhais. “Dei algumas voltas para conhecer o caminhão e gostei muito. Agora terei um treino completo para acelerar de verdade, mas vou ter de começar do zero. O caminhão é totalmente diferente de tudo que já pilotei”, manifesta. “Estou muito feliz, só tenho a agradecer a todos da organização do evento”, continua.

Michelle será a quinta mulher a correr na Fórmula Truck. A primeira foi a paranaense Márcia “Furacão” Arcade, que disputou seis corridas entre 1998 e 1999. Também em 1998 estreou Débora Rodrigues, ainda em atividade – ela pilota um dos Volkswagen-MAN da RM Competições. A pernambucana Danusa Moura atuou em sete corridas de 2004 pela Scuderia Iveco. A gaúcha Cristina Rosito participou do campeonato de 2011 pela DF Racing Fans.

Fonte: Fórmula Truck




Deixe sua opinião sobre o assunto!