Fórum Automec discute leis e temas relevantes para setor de Autopeças e Reposição

automec-pesados-port




No mês de janeiro, duas leis que afetam diretamente o setor automotivo foram aprovadas no Estado de São Paulo: a dos Desmanches, que regulamenta a atividade de desmonte e reciclagem de veículos, e a lei 15297/14, que trata das normas básicas para oficinas mecânicas e estabelecimentos de reparação automotiva. Para discutir estes e outros temas atuais ligados ao mercado de autopeças e reposição, a 4ª AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS (Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados & Comerciais) realiza pela primeira vez o Fórum Automec. A feira, organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, acontece de 1º a 5 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana), em São Paulo.

O Fórum Automec – marcado para os dias 2 e 3 de abril, das 15h às 18h, no auditório Automec –, tem como intenção debater temas relevantes para o setor e atender a uma demanda por informação do mercado de reposição e reparação. Para ajudar na escolha dos temas e na indicação de palestrantes, o evento conta com a curadoria e apoio das quatro principais entidades do setor: SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), ANDAP (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças)/SICAP (Sindicato do Comércio Atacadista de Peças e Acessórios para Veículos de São Paulo), SINCOPEÇAS (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e SINDIREPA (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Associados do Estado de São Paulo). “Com essa parceria, levantaremos questões atuais que serão discutidas com os representantes de peças, equipamentos e serviços voltados para veículos pesados e comerciais da América Latina”, diz Rodrigo Rumi, diretor da Feira.

Temas

Está em vigor desde 2 de janeiro, a lei que regulamenta a atividade de desmonte e reciclagem de veículos em todo o Estado de São Paulo. De acordo com o texto, quem trabalha com desmanche de veículos deve ser credenciado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e na Secretaria da Fazenda e só empresas credenciadas poderão revender peças ao consumidor final. Para facilitar o rastreamento, todas as peças dos carros devem ser identificadas e ter notas fiscais. A lei também diz que as empresas devem evitar a contaminação do solo na área do desmanche. Para tratar do assunto, o Fórum Automec abordará o tema na palestra Lei dos Desmanches: tire suas dúvidas sobre processos de reutilização de peças e destinação das não utilizáveis para reciclagem, marcada para o dia 2 de abril.

Outro tema que estará em evidência no evento será Lei 15.297: saiba como a lei de regulamentação afeta as oficinas mecânicas e qual o impacto no nível de qualidade dos serviços, que será abordado dia 3 de abril. A determinação estabelece normas básicas a serem seguidas pelos proprietários e responsáveis pelas oficinas mecânicas e estabelecimentos semelhantes que prestam serviços de manutenção, conserto ou substituição de peças em veículos automotores leves, novos ou usados.

Importante parceiro da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS, o SINDIREPA enfocará no fórum, no dia 3 de abril, o seu selo na palestra Conheça o Selo SINDIREPA de Sustentabilidade (SSS) e identifique os benefícios desta certificação que incentiva a competitividade sustentável, chancela que tem como objetivo oferecer recursos para que as empresas sejam mais produtivas, competitivas, além de adotar práticas ambientais. “O selo é importante, pois torna a gestão da empresa sustentável. São feitas várias análises ao longo de três anos. É um importante passo para qualquer estabelecimento”, esclarece o diretor da Feira.

Também serão trabalhados no Fórum Automec: Atualizações das Portarias do Inmetro para certificação de autopeças e componentes automotivos: exigências e normas para assegurar qualidade e segurança no setor automotivo; Programa de Renovação de Frotas: entenda o que está sendo feito no âmbito legislativo e o impacto que poderá haver sobre o mercado de reposição (ambas no dia 2/4); e Discuta sobre as melhores práticas em manutenção preventiva (dia 3/4). A programação completa do Fórum Automec pode ser encontrada no site: www.automecpesados.com.br.

As inscrições para o Fórum já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail: automec.inscricao@reedalcantara.com.br.

Fonte: Divulgação




Deixe sua opinião sobre o assunto!