Produção de máquinas agrícolas deve estabilizar em 2014

colheitadeira de cana




A Associação de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou que a produção de máquinas agrícolas deve ser semelhante à de 2013, mesmo com uma previsão aumento de 1,1% nas vendas internas, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (11/3).

No ano passado, foram fabricadas 100.400 máquinas. No acumulado dos dois primeiros meses deste ano, foram 13.049, uma queda de 6% em relação ao mesmo período de 2013. A maior baixa foi nos tratores de rodas, com queda de 9%. Em seguida, vieram as colheitadeiras, com baixa de 7,3%.

Exportações

A exportação deve também permanecer igual, com números considerados baixos quando comparados a outros países. O resultado de 2014 deve se manter em torno de 15.600 máquinas.

De acordo com o vice-presidente da Anfavea, Milton Rego, há previsão de negociação com países como Cuba e Moçambique, com cerca de 500 unidades cada, o que é um número significativo diante da baixa procura para exportação. Essa queda nas vendas para o mercado internacional vem desde 2006. “Até 2005 vendíamos para o exterior cerca de 31 mil unidades, hoje são apenas 15 mil. O motivo é a grande perda de competitividade em relação ao mercado exterior e voltado para o mercado interno”, disse.

A Anfavea justifica os números com dados do estudo de confiabilidade dos produtores, que seguem neutros a levemente negativos quanto a investimentos.

Fonte: Globo Rural




Deixe sua opinião sobre o assunto!