Sest Senat oferece curso de Condução Segura e Econômica para veículos pesados

caminhão sest senat




O correto funcionamento de todos os componentes dos veículos, inclusive os pesados, é importante para que eles rodem pelas estradas do país de maneira segura e econômica. O Sest Senat, preocupado com a qualificação dos trabalhadores em transporte, oferece em algumas unidades o curso de Condução Segura e Econômica. Em Campinas (SP), por exemplo, duas turmas começam as aulas nesta segunda-feira (10).

O treinamento mostra aos alunos os procedimentos para a prática da condução segura e econômica, além dos benefícios e tecnologias disponíveis para quem deseja dirigir dessa forma. O curso tem carga horária de 32 horas e ministra disciplinas como ‘O Transporte sobre Rodas’, ‘Comportamentos Técnicos e Operacionais’ e ‘Direção Comentada’.

O público-alvo são condutores de veículos de cargas e passageiros. Para participar, basta possuir o Ensino Fundamental completo e ser portador de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre as qualidades desenvolvidas pelo aluno, eles aprendem a identificar aspectos que dificultam o descolamento dos veículos, impedindo um maior rendimento durante as viagens.

Segundo o técnico de formação do Sest Senat Valdecir de Souza, o curso é procurado tanto por empregados de transportadoras, profissionais autonômos ou motoristas desempregados que desejam uma nova oportunidade no mercado. Em média, duas a três turmas são formadas por mês. “Em janeiro, por exemplo, tivemos uma turma específica para transportadores de passageiros”, explica.

Souza conta que o curso é prático e teórico. Na primeira parte, o motorista realiza um percurso em uma carreta da Mercedes-Benz. Um técnico acompanha e anota todas as observações sobre o comportamento do motorista. Depois, na sala de aula, após a aprender a teoria, o instrutor ensina toda a parte técnica e corrige os erros individuais de cada aluno.

Após aprender sobre consumo eficaz de combustível, tempo de percurso e troca de marchas, o aluno volta para a pista prática e refaz o percurso. Compara os dois trajetos, o antes e depois, e aplica os conhecimentos da sala de aula para dirigir caminhões, carretas ou ônibus de maneira mais segura e econômica.

Interessados em fazer o curso podem entrar em contato com as unidades do Sest Senat e consultar a disponibilidade do treinamento.

Consulte a lista de unidades e o calendário de cursos, CLICANDO AQUI.

Fonte: Agência CNT de Notícias




5 comentários em “Sest Senat oferece curso de Condução Segura e Econômica para veículos pesados

    • 22/05/2014 em 20:13
      Permalink

      cara e dois com esse mesmo problema tem cnh as empresas so contratam com experiencia na carteira ai fica dificio de trabalha na profissâo,tambem estou no aguardo de uma vaga do sest para mudar de categoria E.

      Resposta
  • 01/04/2014 em 19:12
    Permalink

    Agora estou a espera do curso de carreteiro do Sest Senat de Rio preto desde janeiro para ganhar mais experiencia tenho curso Mop pancary Curso FABET Caminhão Escola Basica e não tenho oportunidade depois as Empresa dizem que esta emFALTA ou não tem mão de obra Qualificada e vão á tv falar de boca cheia Gostaria de tampar a boca de um Empresario destes Que só tem é papo. eu Estudei e quero estudar mais pra não ser burro como eles na maioria.fone 16 997876945 ou 16 32413428

    Resposta
  • 11/03/2014 em 21:55
    Permalink

    este curso é muito bom,fiz ele recentemente más está difícil para conseguir emprego como motorista.aqui na minha região existe empresa que desconhece esse curso.Ontem mesmo fui até uma empresa fazer um teste nem me deixaram sua no caminhão pra fazer o teste pratico.Justificativa deles eu não tinha experiencia para função e só o curso não bastava.

    Resposta
    • 01/04/2014 em 18:53
      Permalink

      Cursei Fabet Estou com o mesmo problema as empresas só dão vagas só pra quem tem pratica em carteira mesmo que sejam bandidos ou traficante pessoas honesta não tem vez.

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!