Treinamento Master Drivers da Scania contribuem com a formação de motoristas em todo o Brasil

master driver scania




A Scania se preocupa em oferecer a seus clientes Produtos e Serviços que atendam às suas necessidades. O conceito de Solução em transporte utilizado pela marca contempla um item de suma importância para quem deseja obter o máximo do seu ônibus ou caminhão: a capacitação de motoristas. Foi pensando nisso que a montadora desenvolveu o programa de treinamento Master Drivers, oferecido por profissionais em mais de 110 pontos do país, por meio da Rede de Concessionárias.

Segundo Cláudio Silva, gerente de Negócios da Scania, o treinamento é oferecido aos transportadores em todas as entregas de novos veículos. “O instrutor vai até o cliente ministrar o conteúdo e pode até mesmo acompanhar o motorista durante uma viagem. Dessa forma, ele pode dar uma orientação mais completa.”

Treinamento completo

Por conta da tecnologia embarcada, que traz novidades a cada lançamento de produto, os próprios Master Drivers passam por treinamentos anuais na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). Cláudio conta que estes profissionais também recebem orientações importantes a respeito da metodologia de ensino adotada: “eles trabalham de acordo com a andragogia, um sistema pedagógico voltado ao ensino de adultos. Treinar um motorista que está há anos na estrada exige muito cuidado”. O conteúdo é dividido entre aulas teóricas e práticas e, no caso do Motoristas Instrutores Master Driver, habilita o profissional a replicar o conhecimento.

Com a metodologia adequada, os Master Drivers precisam de dados operacionais detalhados na hora de treinar um motorista – seja no primeiro treinamento ou em um trabalho de reciclagem. “Desta forma é possível formar um profissional premium”, acredita Cláudio. Isso se traduz para o transportador por meio de mais rendimento e rentabilidade. O gerente afirma: “com a condução correta é possível obter melhora na performance do veículo com redução no consumo de combustível e nas manutenções corretivas”.

Mercado exigente

Hoje em dia, o treinamento se tornou questão primordial na hora de contratar um profissional. “Há empresas que não admitem um motorista a não ser que ele passe pelo Master Drivers na nossa rede de concessionárias”, conta Cláudio. Além da economia e do potencial aumento na performance do caminhão, o programa aborda outros temas de suma importância para o setor, como legislação de trânsito, redução de acidentes e sustentabilidade no transporte.

Para assegurar que os condutores estão seguindo a cartilha do treinamento, a Scania dispõe de tecnologias capazes de extrair os dados operacionais do caminhão e, mesmo após a conclusão do curso, analisar o desempenho de quem está por trás do volante.

Melhor Motorista de Caminhão do Brasil

Um dos principais objetivos da competição que reúne motoristas dos quatro cantos do país é disseminar a importância do treinamento. Todos os condutores que chegarem à final do MMCB 2014 serão premiados com um curso Motoristas Instrutores Master Driver. As inscrições para a próxima edição da competição serão abertas em abril.

Fonte: Scania




3 comentários em “Treinamento Master Drivers da Scania contribuem com a formação de motoristas em todo o Brasil

  • 23/05/2014 em 22:08
    Permalink

    Eu Altair domingos daa rocha
    Quero parabenizar a scania entre outras empresas
    Pela iniciativa de se preocupar com a capacitaçao
    de motoristas caminhoneiros,mot onibuz e outros
    Por prepara los para enfrentar estas grandes estrada
    do Brasil e do mundo
    Bom se outras empresas de transp. Entrasem nesta
    campanha com otra tambem tem se preocupado com
    nossa capacitaçao poristo quero parabenizar a todas
    Empresas por este grande e valioso trabalho valeu

    Resposta
  • 23/05/2014 em 18:53
    Permalink

    Eu Altair domingos da rocha quero ter com cv a oportunidade de fazer este curso com vc de treinamento
    Com carreta.
    Porque quero muito ingressar mesta aria e conto com
    A ajuda de voce’ des de ja agradeço

    Resposta
  • 11/03/2014 em 20:49
    Permalink

    É um ótimo trabalho, e acho que todos os fabricantes, investidores no transportes, sindicatos das respectivas categorias deveria se unir para criar cursos de capacitação para os profissionais do volante, e que as concessionárias abre estes, a quem é da categoria e quer pagar, não só para empresas clientes como tenho observado.
    Pois como profissional do volante já procurei treinamento em concessionária , nem resposta me deram. Só veremos melhora na educação de trânsito se unirmos em prol deste objetivo, porque bem sabemos que os legisladores não preocupam com esta questão, se preocupasse , educação de trânsito já fazia parte da disciplina escolar.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!