Voith Turbo fornece transmissões e retarders para sistema BRT de Belo Horizonte

Voith_DIWA_5




A Voith, acaba de entregar 198 transmissões automáticas DIWA.5 para veículos que atuarão no MOVE, o sistema de BRT (Bus Rapid Transit) de Belo Horizonte. Este fornecimento é uma parceria entre a Voith e a Mercedes Benz do Brasil (MBB).

A antiga parceria entre as duas empresas já criou importantes referências de sucesso em praticamente todos os projetos de BRT e corredores exclusivos na América do Sul. A Voith contribui assim, com sua tecnologia avançada, para o ganho de eficiência em projetos de melhoria da mobilidade urbana, os quais serão fundamentais este ano, em função da Copa do Mundo.

Os veículos da MBB em Belo Horizonte foram equipados com o mais moderno sistema de transmissão automática no mercado brasileiro, a DIWA.5, da Voith.

“Os operadores do sistema MOVE optaram pela nossa solução após conhecerem dados relevantes que mostram os benefícios da nossa atuação, tais como menor consumo de combustível e de custo de manutenção, a disponibilidade da frota e, principalmente, o serviço efetivo de pós vendas que a parceria Voith/MBB possui com operadores de ônibus de outras cidades no Brasil e América Latina”, contou Lucas Rolim, gerente regional da Voith Turbo.

Os veículos articulados da MBB que vão operar neste sistema já são equipados de série com a transmissão automática DIWA.5, que promove maior conforto aos passageiros e ao motorista. Trata-se de um sistema CVT (Transmissão Contínua Variável) mixado com o princípio mecânico, que deixa a troca de marchas suave e quase imperceptível. Além disso, a segurança é maior, pois conta com um retarder secundário incorporado, que atua em frenagens mais efetivas do veículo.

“Todos estes benefícios trazem mais economia para o operador de ônibus, pois convergem em um melhor desempenho no consumo de combustível e menor desgaste de componentes”, complementa Rolim.

O sucesso da parceria Voith/MBB já faz com que a atuação das empresas nessa área caminhe para outro novo mercado. Em Brasília, a Voith já forneceu mais de 150 transmissões DIWA.5 para veículos que já estão entrando em operação.

Fonte: Voith




Deixe sua opinião sobre o assunto!