Volvo fornece chassis para o MOVE de BH

Move-Metropolitano




A capital mineira, Belo Horizonte, com o seu sistema MOVE de corredores exclusivos para ônibus, terá dentro de breve a operação de novos ônibus da marca Volvo Bus. Ao todo, 161 chassis (89 articulados B340M e 72 B270F) farão parte do novo sistema.

De acordo com a fabricante, esses dois modelos são ideais para as operações pelas ruas da cidade, disponibilizando configurações específicas para atender às características do transporte local, como o maior conforto, a robustez, leveza e a eficiência na operação. Para a Volvo, o seu chassi articulado (com capacidade para transportar 140 passageiros) permite uma configuração 15% maior que os modelos articulados que vão circular na cidade.

O B340 M é equipado com caixa de câmbio automática, freio a disco e EBS, que segundo a montadora, é um sistema de controle eletrônico dos freios para oferecer mais eficiência e estabilidade às frenagens.

Outro detalhe constante no modelo é o controle de aceleração inteligente, um item exclusivo da marca para reduzir ainda mais o consumo de combustível, garantindo, de acordo com ela, a potência necessária empregada em arranques e retomadas de velocidade, de acordo com o peso do veículo. Para a direção da montadora, esse equipamento otimiza a eficiência do veículo, pois evita uma aceleração acima do necessário, reduzindo o consumo de combustível.

Já o B270F é enfatizado pelo aço especial usado em seu quadro, pelo motor dianteiro, a suspensão pneumática e o retarder (freio auxiliar). Com um entre-eixo de 6.300 mm, o veículo possibilita encarroçamento de até 13,2 metros de comprimento e maior capacidade de passageiros.

Os chassis estarão sob as carroçarias das marcas Caio, Marcopolo, Mascarello e Neobus.

Fonte: Revista AutoBus




Deixe sua opinião sobre o assunto!