Atego 2430 6×2 é a nova referência na linha de semipesados Mercedes-Benz

Atego 2430

A Mercedes-Benz dá início, neste mês de abril, à produção do caminhão semipesado Atego 2430 6×2. Este é o primeiro modelo a introduzir no mercado todos os recursos do conceito ECONFORT, com novos padrões de economia, conforto e desempenho, destacando-se o câmbio automatizado Mercedes PowerShift, pelo novo eixo traseiro HL-4, cabina com nova suspensão, interior renovado com novo banco pneumático e o maior torque da categoria, até 32% maior que os concorrentes.

“As vendas do Atego 2430 6×2, sucessor do Atego 2429 6×2, têm início já no próximo mês de maio”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “O modelo passa a ser a nova referência no segmento de caminhões semipesados, agregando mais valor para os clientes e elevado padrão de conforto para o motorista. Isso resulta em maior produtividade e rentabilidade no transporte de carga”.

De acordo com o executivo, com as novidades introduzidas no Atego 2430 6×2, a Mercedes-Benz projeta alavancar de forma significativa sua participação no segmento de semipesados, o segundo maior do mercado, com 30% do volume total de caminhões vendidos no País. “Como 70% deste segmento são de modelos 6×2, o novo Atego 2430 vai nos trazer maior competitividade frente aos concorrentes da categoria”.

Maior economia com o novo eixo traseiro e câmbio automatizado

O Atego 2430 6×2 é o primeiro caminhão semipesado da marca a receber o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, como item opcional e a nova geração do eixo traseiro HL-4 com nova relação de redução (i=3,58).

O Mercedes PowerShift G-211, disponível para o Atego 2430 6×2, traz três novas funções – EcoRoll, Power e Manobra – que agregam mais desempenho, economia e conforto.

O câmbio totalmente automatizado otimiza o consumo de combustível e propicia uma elevada comodidade e praticidade ao motorista, aumentando sua produtividade.

Além da economia de combustível, a nova relação do eixo traseiro também traz como importante benefício o menor nível de ruído na cabina, proporcionando maior conforto para o motorista e maior durabilidade do motor, graças à redução da rotação de trabalho.

O maior torque do mercado, até 32% maior que a concorrência

O motor OM 926 LA do Atego 2430 6×2, com potência de 286 cv, ganhou um novo conceito de curva de torque, atingindo 1.250 Nm de 1.100 a 1.200 rpm. Trata-se do maior torque do mercado na categoria de semipesados 6×2, até 32% maior que os modelos da concorrência. Isso resulta em melhores acelerações e retomadas e em manutenção de velocidades mais altas, com menos trocas de marcha, proporcionando economia de combustível e maior agilidade ao caminhão.

Atego 2430 oferece câmbio manual e amplia as opções para o cliente

O Atego 2430 6×2 continua a oferecer ao cliente a opção do câmbio manual Mercedes G-131 de 9 marchas, que conta agora com novo mapa de engate, do tipo H sobreposto. Este conceito facilita o engate das marchas, garantindo conforto para o motorista e minimizando a possibilidade de eventuais erros de operação.

Novidades na cabina asseguram mais produtividade e bem-estar

O conceito ECONFORT traz grandes benefícios para o motorista. Entre as novidades agregadas ao Atego 2430 6×2 destaca-se o novo sistema de suspensão da cabina, que melhora o isolamento das vibrações e o amortecimento das irregularidades da via. Esta suspensão é robusta e resistente, minimizando a demanda por manutenção.

No interior da cabina, sobressaem o novo revestimento interno em tecido, novo tapete, diversos porta-objetos, para-sol nas portas do motorista e acompanhante, cabideiro, toalheiro, iluminação aprimorada, novo banco pneumático do motorista com espuma de alta densidade e novas regulagens e nova cama.

Para as cabinas Leito Teto Baixo (LTB) e Leito Teto Alto (LTA) é oferecida a inédita versão king size, cama dupla que assegura excelente nível de conforto, graças ao maior espaço disponível (meio metro a mais na largura).

Capacidade de até 600 litros de combustível oferece maior autonomia

O Atego 2430 6×2 e também o Atego 2426 6×2, com distância entreeixos de 4.770 mm e 5.370 mm, podem receber a configuração de dois tanques de combustível de 300 litros cada um, totalizando uma capacidade de 600 litros. Isso garante maior autonomia, vantagem especialmente indicada para as aplicações rodoviárias de longa distância.

Ampla gama de configurações atende todas as demandas dos clientes

A linha Atego é formada pelo caminhão médio 1419 e pelos semipesados 1719, 1726, 1726 4×4, 1729, 2426 e, agora, pelo Atego 2430. Conforme o modelo, são oferecidas três versões de entreeixos, o que se traduz em amplas opções de configuração para atender a todas as demandas dos transportadores.

A família Atego posssui a maior variedade de versões de cabinas para atender o segmento de caminhões médios e semipesados. São quatro opções disponíveis (Standard, Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto), que se adequam às necessidades de cada tipo de cliente e aplicação. Esta é uma variedade exclusiva no mercado, só disponível para caminhões Mercedes-Benz.

Independente do tipo de cabina, os caminhões Atego permitem a utilização das maiores carroçarias do mercado, com comprimentos máximos legais que podem chegar a 9,20 metros (no caso do entreeixos de 4.770 mm) e a 9,80 metros (entreeixos de 5.370 mm), nas versões 6×2, dependendo da cabina utilizada.

BlueTec 5 se destaca pelo menor consumo e maiores intervalos de manutenção

Entre as vantagens proporcionadas pelos caminhões Mercedes-Benz para o transporte de cargas destacam-se os benefícios da avançada tecnologia BlueTec 5, como os motores até 6% mais econômicos e maiores intervalos de troca de óleo e de manutenção preventiva. Este é um grande diferencial do Atego 2430 no mercado. Na aplicação rodoviária, por exemplo, seu intervalo de troca de óleo é de 60.000 km, 2 vezes maior que seu principal concorrente.

A tecnologia BlueTec 5, com sistema SCR de pós-tratamento dos gases de escape, foi amplamente testada pela Mercedes-Benz do Brasil durante mais de três anos, comprovando ser uma solução eficaz, confiável, econômica, amigável ao meio ambiente e com excelente desempenho.

Nova geração do FleetBoard para o Atego

A partir do mês de julho, estará disponível para o Atego 2430 6×2, como também para outros caminhões Mercedes-Benz, a nova geração do sistema de gestão de frota FleetBoard, já utilizado com êxito no País em extrapesados Axor e Actros. Uma das principais novidades é que ele passou a integrar o gerenciamento eletrônico do veículo. O novo aparelho não é mais visível no interior da cabina. Dessa forma, é extremamente seguro, não permitindo manipulação ou mesmo sua retirada, o que propicia tranquilidade e uma solução na qual o cliente pode depositar sua confiança.

Outro grande destaque é que a nova geração do FleetBoard oferece agora sofisticadas soluções de rastreamento, segurança e gerenciamento de risco de cargas e logística. O objetivo é apoiar o cliente no combate a furtos e roubos de veículos e de cargas.

Avançada solução de telemetria, o FleetBoard utiliza as facilidades da Internet e da telefonia móvel para proporcionar uma gestão moderna da frota e dos motoristas, assim como da segurança do veículo e da carga. Entre os seus maiores benefícios destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a possibilidade de redução de até 15% do custo operacional, considerando consumo e manutenções, e maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais rentabilidade para o cliente.

A gestão de frota é feita à distância, nos escritórios das empresas de transportes. Também por meio de smartphones e tablets – incluindo aplicativos para iPhone e iPad – o gestor pode acompanhar o desempenho de um veículo ou de toda a frota. Ou seja, ele tem sempre à mão diversas informações, como a localização e a performance de seus caminhões.

Fonte: Mercedes-Benz

Adicionar a favoritos link permanente.
  • http://blogdocaminhoneiro candido aurelio calvoso

    - Em relação ao caminhões semi-pesados, à MB deixava muitissimo a desejar, contudo estamos presenciando uma grande mudança no geral, isto é dedicação e esforço e visão em relação aos concorrentes.
    A MB do Brasil finalmente esta acertando e corrigindo o caminhão certo neste seguimento de semi-pesados, continue avançando pois a concorrência esta ai.

    P A R A B É N S A T O D A E Q U I P E D A MB D O B R A S I L.

  • FABIANO sena

    Rodas de caminhão nacional com certificado, iso9001, garantia de um ano. Todos os modelos, com câmera e sem câmera.

    (31)9485-7623
    (31)7113-9104
    (31)3483-8926

  • http://mundodospesados.blogspot.com.br/ brunowagen

    Viva a concorrência!