Entenda a tolerância de 2 graus para as traseiras de caminhões

Traseira Alta




A Resolução 479 do CONTRAN regulamentou a polêmica sobre arquear a traseira do caminhão. Segundo a nova norma, será permitida uma inclinação de até dois graus, mas muita gente ficou na dúvida sobre o que isso significa. Então vamos entender exatamente o que diz a resolução:

§2º Nos veículos com PBT acima de 3.500 kg:

I – em qualquer condição de operação, o nivelamento da longarina não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal.

Veja na figura abaixo: o chão é a linha horizontal, ou seja, o correto seria que a longarina de um caminhão ficasse paralela a essa linha no chão, mas é permitida uma inclinação de até 2º.

2 grausE quanto dá isso em cm? Depende do tamanho do caminhão. A cada metro, a altura pode variar 3,5cm.

diferença em cmA Polícia Rodoviária Federal já recebeu orientações para fazer a medição e multar quem estiver fora desse padrão. Mesmo quem tem a mudança no documento, terá que se adequar à norma. Veja a forma de medição que a PF vai empregar, que, aliás, é mais simples e o motorista pode fazer em seu próprio caminhão para ver se está dentro da norma.

pfQuem estiver fora da norma está cometendo infração grave, ou seja, 5 pontos na CNH, R$ 127,69 de multa e retenção do documento. O proprietário terá cinco dias úteis para adequar o veículo e caso isso não ocorra, o veículo será recolhido. As alterações feitas dentro da norma têm que constar em documento ou podem gerar as mesmas multas.

Lembrando que a resolução já está em vigor.

Fonte: Pé na Estrada




15 comentários em “Entenda a tolerância de 2 graus para as traseiras de caminhões

  • 12/09/2016 em 15:20
    Permalink

    Tenho um 3/4 o chassi está alongado 50 centímetros eu preciso fazer vistoria ?

    Resposta
    • 12/09/2016 em 18:15
      Permalink

      Toda alteração de característica ou de carroceria precisa da vistoria.

      Resposta
  • 08/09/2016 em 15:24
    Permalink

    Moro aqui no Rio de janeiro,minha carreta não esta fora da norma mas esta alterada,como faço para regulamentar? Tem algum posto do inmetro aqui perto que faça isso em carreta?

    Resposta
  • 04/09/2016 em 11:35
    Permalink

    Ainda esta muito mal explicado poderiam ser mais simples e objetivo!!!!

    Resposta
  • 24/08/2014 em 21:41
    Permalink

    amigo, onde devo ir para fazer a documentação necessária? o meu caminhão ja esta com o tamanho permitido. obrigado

    Resposta
    • 25/08/2014 em 08:39
      Permalink

      Com a nota fiscal do serviço de molas e o Laudo de Inspeção Técnica, vá ao Detran, assim seu documento constará com alteração da Suspensão Original.

      Resposta
  • 24/04/2014 em 19:33
    Permalink

    Até que em fim alguém sensibilizou com esta bandalheira onde cada uma faz o que deseja e os outros que se danem. Há poucos dias na BR-381, sentido B. Horizonte, na região de Lavras, um motorista de um Ford Cargo foi esmado ao colidir na traseira de um caminhão que circulava com o tal de arqueamento das molas. A traseira da carroceria estava na altura do para-brisa do Cargo, toda a carroceria adentrou para a cabine do Ford matando o motorista. Se acaso o caminhão da frente estivesse adequado ao que é permitido, certamente as chances de sobrevivência do motorista do Cargo seria maiores. Quem faz esta alteração não tem nenhum conhecimento de física, pois é sabido que quanto mais alto o centro de gravidade, menor é a estabilidade. Muitos pensam que o caminhão fica mais seguro em curvas, mas é puro engano. O que é preciso agora, é a PRF parar todos os que circulam com essa alteração e somente liberar após o reparo e retirada dos calços e assim voltando a circulação segura, tanto para o próprio caminhoneiro, quanto para os demais irmãos da estrada.

    Resposta
    • 02/09/2016 em 13:33
      Permalink

      Com todo respeito ao falecimento do amigo! Mas não tem nada haver o cu com as calças, na lei de trânsito fala que o veículo que colide atrás está errado, será que o amigo bateu na traseira do outro só prq o veículo da frente estava arqueado , acho que pra dizer uma coisa dessa nem motorista de caminhão vc é!!!! Pronto cada uma.

      Resposta
      • 27/01/2017 em 08:32
        Permalink

        Nossa se vc é um caminhoneiro Deus que guarde todos nós , por que acidente acontece ,nunca passou pela sua cabeça que poderia ter acabado o freio , ou mesmo que seja um outro motivo . ele merecia morrer por que ele que bateu atras .
        esta errado caminhão arqueado fora dos padrão e pronto!!!!!

  • 22/04/2014 em 19:42
    Permalink

    ta bom, nao é muito alto,mais é melhor que nada.

    Resposta
  • 22/04/2014 em 15:21
    Permalink

    achei bom bem rasoavel uma carreta de 14.60 da para levantar em torno de 50cm

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!