Massey Ferguson lança, na Agrishow 2014, surpreendente colheitadeira com a maior capacidade da categoria

MF 9895




Com mais de 50 anos de experiência, desenvolvendo e produzindo colheitadeiras para o mercado mundial, a Massey Ferguson apresenta sua primeira colheitadeira classe VIII com design surpreendente e tecnologias exclusivas durante a Agrishow 2014. A MF 9895 é a colheitadeira com a maior taxa de descarga de grãos do mercado (150l/s), proporcionando eficiência e produtividade numa máquina de alto desempenho para produtores de médio e grande porte.

Equipada com motor AGCO Power, capaz de entregar até 510 CV de potência, e com o novo rotor denominado “Trident”, a MF 9895 permite um maior processamento sem sacrificar a qualidade dos grãos. A colheitadeira possui um inovador sistema de limpeza estratificado que aumenta consideravelmente a eficiência do conjunto sem a necessidade de aumento de área das peneiras. Outra característica exclusiva é o moderno sistema de arrefecimento denominado “V-Cool” que praticamente elimina manutenções diárias aumentando as jornadas de trabalho. A nova geração de colheitadeiras axiais, voltada a produtores de médio e grande porte foi projetada para trabalhar com menos paradas, manutenção e esforço.

Segundo o gerente de marketing do produto da Massey Ferguson, Roberto Ruppenthal, essa máquina possui a maior taxa de descarga de grãos do mercado mundial: 150 litros por segundo. “Com design surpreendente, ela já nasce com toda a tecnologia mais avançada disponível para maximizar os resultados e aumentar o retorno financeiro no campo”. Ele explica que a colheitadeira MF 9895 pode ser equipada com: sistema de agricultura de precisão Fieldstar II, sistema de telemetria desenvolvido pela AGCO – o AGCOMMAND, e opção de piloto automático AG3000. “Tudo isso garante maior conforto e segurança ao operador, além de aumentar a produtividade durante a colheita. É uma colheitadeira com mais capacidade e menos complexidade para que o produtor possa colocar mais grãos limpos no tanque com menos paradas, menos manutenção e menos cansaço”, destaca.

Nas colheitadeiras atuais, o radiador do motor, do ar-condicionado e do sistema hidráulico e o intercooler estão sobrepostos. Na MF 9895, eles estão organizados em um exclusivo formato em V, que permite a passagem do fluxo de ar sem restrições, circulando através de cada radiador. Como o ar para o motor é retirado desta área do V-Cool, os filtros de ar têm maior vida útil e melhor desempenho. A MF 9895 também limpa automaticamente a tela do sistema de arrefecimento durante a colheita graças ao ventilador de limpeza reversível do sistema V-Cool. Ele funciona soprando o ar para os radiadores e automaticamente, a cada 15 minutos, ou antes, de acordo com a necessidade. Conforme a palha se acumular na tela, o sistema inverte a rotação e expulsa os resíduos que estão obstruindo a tela.

“As tecnologias exclusivas, a maior capacidade de trabalho e o design da nova colheitadeira axial MF 9895 que a Massey Ferguson está apresentando ao mercado brasileiro são surpreendentes. Com este novo modelo de alta performance, a marca vai colocar o segmento das colheitadeiras classe VIII em um novo patamar de referência”, afirma Ruppenthal.

Maior potência do mercado no segmento

Outro equipamento em destaque é a MF 32 SR. Idealizada para produtores que desejam alcançar novo patamar de produtividade, a máquina é equipada com o exclusivo sistema híbrido de processamento. A colheitadeira conta com dois rotores responsáveis pela separação dos cereais e permite a poda de diferentes tipos de grãos, como milho, soja, trigo e arroz, aumentando a capacidade de colheita da máquina. Em terrenos inclinados, o sistema de limpeza de dupla cascata, em conjunto com divisores altos, evita o transbordo de grãos de uma seção a outra, diminuindo consideravelmente as perdas e aumentando a produtividade. A MF 32 SR amplia a capacidade de trabalho em até 40%, reduzindo os níveis de perdas totais da colheita a quase zero. Outro aspecto importante desta máquina é o sistema de retrilha realizado pelo batedor traseiro, o qual permite uma perfeita qualidade de grãos. O diferencial do modelo aparece também no motor AGCO POWER 620 DS, de 200 cv. Com alto torque, a colheitadeira oferece a maior potência no segmento, com economia de combustível.

Plataforma de corte com até 400% a mais de torque

Outro destaque da Massey Ferguson na Agrishow 2014 refere-se à nacionalização da plataforma de corte de grãos DraperDynaFlex 9250 que equipa as colheitadeiras axiais MF 9690 e MF 9790 ATR II. A produção nacional deste equipamento proporcionou rapidez na entrega, com serviço de pós-venda mais eficiente, além da opção de serem comercializados pelo PSI Finame, com taxas de 4,5%. A plataforma DraperDynaFlex MF 9250 tem como diferencial o exclusivo sistema de acionamento da barra de corte por cardã, fornecendo até 400% a mais de torque em relação aos sistemas convencionais por correia. O produto foi projetado com objetivo de aumentar a capacidade de colheita proporcionando corte suave em todas as variedades de culturas e terrenos. Outra inovação apresentada na plataforma são os ajustes na barra de corte de dentro da cabine. Esse recurso permite regulagens de altura de corte e pressão sobre o solo aumentando a jornada diária de trabalho. As esteiras transportadoras de borracha foram projetadas para o serviço pesado transportando o material colhido em um mesmo sentido, o que aperfeiçoa a alimentação e o rendimento da colheitadeira. A estrutura rígida e os acionamentos bem equalizados evitam a complexidade de bombas, mangueiras e motores hidráulicos, recursos comuns nas atuais plataformas de corte. As plataformas DraperDynaFlex MF 9250 estão disponíveis nas seguintes dimensões: 25’ (7,6 m); 30’ (9,10 m); 35’ (10,6 m) e 40’ (12,7 m).

Fonte: Massey Ferguson




Um comentário em “Massey Ferguson lança, na Agrishow 2014, surpreendente colheitadeira com a maior capacidade da categoria

Deixe sua opinião sobre o assunto!