Rossetti – Caçambas recebem balança embarcada

Rossetti




Atualmente com 400 funcionários e previsão que esse número se mantenha, se o cenário nacional permanecer parecido com o do ano passado, a Rossetti Equipamentos Rodoviários mantém pesquisa e desenvolvimento em tecnologias para prolongamento da vida útil de caçambas em caminhões rodoviários.

O foco e diferencial da empresa está na customização do produto de acordo com as necessidades de cada cliente, explica o gerente de Marketing, Daniel Rossetti. “No caso de mineradoras, por exemplo, fazemos uma entrevista com a contratante para definir as características do produto levando em consideração diversos fatores como, por exemplo, granulometria, abrasividade do minério, dentre outros”, explica.

Dependendo do material transportado, se ele tiver dureza elevada, por exemplo, é optado pela utilização de fundo duplo de caçamba e a chapa interna de desgaste pode ser trocada algumas vezes sem danificar a estrutura da caixa. Em caso de material aderente, a fabricante indica a utilização de um plástico de engenharia que permite que o minério escoe sem que fique carga morta na caçamba.

Para equipamentos extremamente abrasivos, a Rossetti utiliza a tecnologia dead bed, chapas aplicadas na caçamba que retêm parte da carga fazendo com que o material principal não arraste no fundo da caixa. A utilização de placas ultra resistentes, dependendo de cada aplicação e tipo da carga, segundo a empresa, pode duplicar ou triplicar a vida útil da caçamba se comparada às convencionais.

De acordo com o gerente de Marketing, a empresa mantém investimento permanente em desenvolvimento de novas tecnologias. “No momento, estamos trabalhando em um modelo de caçamba basculante com balança embarcada. Esse conceito, já apresentado ao mercado, vem sendo comercializado e a procura é alta, pois todos querem um sistema que traga o benefício da informação exata de quanto o caminhão está transportando em tempo real, dessa maneira, é possível gerar relatórios e contratos de acordo com a produtividade”, conta.

Construídas com chapa de aço de alta resistência ao impacto e abrasão, as caçambas para mineração têm prazo de entrega de até 45 dias, a partir do momento em que seja decidida qual a aplicação.

Fonte: Revista Minérios




Deixe sua opinião sobre o assunto!