Caminhão chega à quilometragem igual a 50 voltas na Terra

Volvo NH Dalçóquio




Com quase 2 milhões de quilômetros rodados, o equivalente a 50 voltas* na Terra, o Grupo Dicave acaba de realizar nova revisão do caminhão Volvo NH12, de propriedade da empresa Dalçóquio de Itajaí. Adquirido em outubro de 2000, o veículo nunca precisou de nenhum reparo corretivo no motor. Coube ao motorista Luciano Antônio de Almeida, 41 anos, o desafio de manter o bruto andando sem problemas desde que ele tinha “somente” 200 mil quilômetros rodados.

Para o profissional, as condições atuais do caminhão que o acompanha por tanto tempo são consequência de duas premissas: a preocupação da empresa em realizar todas as manutenções preventivas e acompanhamento desde a compra; e os valores aprendidos com o seu professor de direção. O pai, que faleceu há 10 meses, ensinou tudo o que ele sabe sobre o ofício. “De todos os conselhos creio que os mais valiosos foram aprender a trabalhar na velocidade certa, a gentileza com as pessoas na estrada e o respeito pelos menores”, justifica.

Gerente de Pós-venda da Dicave de Itajaí, Paulo Tavares comenta que a durabilidade é característica comum dos caminhões Volvo. “Neste caso específico, o veículo é acompanhado pelos profissionais da Dalçóquio, que seguem à risca as orientações do fabricante e da concessionária”. Até hoje, não foi realizado nenhum procedimento de reforma no motor, inclusive nunca foi trocado o bronzinamento, nem foi necessário mexer no diferencial. “Trata-se de mais um caso especial na nossa história”, completa Tavares. Para Emílio Dalçóquio, vice-presidente da proprietária, e Flavio Soares, gerente de manutenção, a durabilidade do componente, também está diretamente relacionada aos constantes treinamentos realizados pelos motoristas.

Para os especialistas, a manutenção preventiva muito bem estabelecida e também com os cuidados na forma como o motorista trata o veículo, conduzindo com os cuidados necessários (incluindo a topografia, carga e equipamento), fazem com que o caminhão tenha uma ótima performance. Na estrada há 14 anos, o Volvo NH12 conduzido por Luciano Antônio de Almeida já atuou nas diversas topografias do Mercosul e, hoje transporta cargas do Sul para o Nordeste do Brasil e também para a Argentina.

*Considerando 40.075 km como a circunferência da Terra.

Fonte: Dicave




19 comentários em “Caminhão chega à quilometragem igual a 50 voltas na Terra

  • 03/09/2017 em 12:10
    Permalink

    Tenho uma carreta Scania que já rodou 2 milhoes e 310 mil km sem precisar “fazer o motor” nem mexer na bomba, cambio e diferencial.

    Resposta
  • 08/06/2014 em 21:22
    Permalink

    Esse é o melhor motorista do brasil, e não aqueles q ficam só manobrando um mais rapido q outro, q aposto q nao fazem nem metade disso sem fazer o motor

    Resposta
    • 05/06/2014 em 21:20
      Permalink

      oleo é 15 w 40 API-CI4, + tecnologia embarcada + uma boa operação ok Alethea ?

      Resposta
  • 02/06/2014 em 08:30
    Permalink

    A dalçoquio que pague em dia seus agregados, aki em araucaria base br. Desculpe se não pago pau pra empresas grandes, parabens ao motorista.

    Resposta
  • 01/06/2014 em 22:56
    Permalink

    e Sr Luciano parabens eu nunca tinha nem falar .vc foi o primeiro e vai ser o unico.

    Resposta
  • 01/06/2014 em 16:04
    Permalink

    Parabens a Volvo que produziu esta “maquina”. Parabens ao Sr. Luciano, um dos varios motoristas de verdade que existem no Pais. O Grupo Dalçoquio mostrou que sabe das coisas ao fazer as manutençoens e por ter contrato o motorista.

    Resposta
  • 01/06/2014 em 03:49
    Permalink

    o merito e todo do motorista que conduz a maquina. O motorista, porque nao adianta ter boas estradas e boa sinalizacao, se os motoristas de hoje nao se dao o respeito e nao respeitam a maquina. Parabens pro motorista.

    Resposta
  • 31/05/2014 em 21:18
    Permalink

    luciano. esse é o cara, nada mais digno que uma placa da volvo, valorizando o profissicional. o caminhão é bom mas o motorista conta muito!!

    Resposta
  • 31/05/2014 em 20:40
    Permalink

    Parabéns ao Sr. Luciano, que com toda certeza tem grande parte deste mérito, pois o motorista manda muito, coisa rara hoje em dia, pois os motoristas de hoje só pensam no que vão ganhar e acelerar fundo…. Parabéns mais uma vez ao S´r Luciano e a todos os motoristas de verdade como ele……SHOW!

    Resposta
  • 31/05/2014 em 18:59
    Permalink

    eu sempre tive uma pixao por n12 teto alto mas meu bolso numca chegou perto de ter hum mas o brasileiro do 18 rodas que mora ns estados unidos e motorista la ele sempre elogia o volvo

    Resposta
  • 31/05/2014 em 09:40
    Permalink

    ACHO GRAÇA QUE TEM GENTE QUE TEM CORAGEM DE FALAR QUE O MELHOR CAMINHAO É SCANIA, O VOLVO TA DOMINANDO NO MUNDO…

    Resposta
  • 31/05/2014 em 09:16
    Permalink

    bom dia, acho q bronzinas deve ser trocado a cada 800000km para conservar o virabrequin ok. tenho um FH 380 ano 2000 muito bom.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!