Dilma veta fim de IPVA para veículos agrícolas

Tratores New Holland




A presidente Dilma Rousseff aumentou a resistência junto aos produtores rurais ao vetar integralmente nesta quarta-feira projeto de lei que acabava com a obrigatoriedade de emplacar veículos agrícolas.

“Para nós é uma decepção e uma grande surpresa. O projeto foi discutido na Câmara, no Senado e tinha apoio de todo o setor”, afirmou o deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS), autor da proposta. Segundo o pemedebista, o custo de emplacamento, licenciamento e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de uma colheitadeira de R$ 1 milhão, por exemplo, poderia chegar a R$ 30 mil por ano.

O veto foi defendido pelos Ministérios da Justiça; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e das Cidades. O Ministério da Agricultura não foi ouvido. “O conceito trazido pelo projeto, que trata de ‘veículos automotores destinados a executar trabalhos agrícolas’ é muito amplo, o que impossibilita que se determine com mais clareza quais veículos seriam objetivo de dispensa da proposta”, afirmou Dilma na mensagem de veto.

Para Alceu Moreira, a presidente, que já não tem o apoio dos grandes produtores, vai perder também a simpatia dos agricultores familiares com essa ação. “Quando os pequenos agricultores perceberem que vão ter que pagar para licenciar seus tratores da década 1970, vão se revoltar contra o governo”, disse.

A regra de emplacamento de veículos agrícolas passou a valer em dezembro de 2012, por resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Fonte: Valor Econômico Texto de Raphael Di Cunto




3 comentários em “Dilma veta fim de IPVA para veículos agrícolas

  • 17/05/2014 em 11:21
    Permalink

    surpresa??? que surpresa?? me diz? vindo do PT? vindo do governo?? Que mentalidade de bosta é essa que ainda se confia no Estado? pelamordeDeus.. vcis estão por fora! o problema não é só a Dilma.. é a mentalidade que tomou conta do país! não se consegue mais pensar fora da esfera do governo.
    IPVA: me respondam! vai pra onde??? hein?? me diga! anda! responde! me diga na LEI onde vai o dinheiro??
    ps.: Tem alguma lei neste país.. que diga a OBRIGATORIEDADE de se colocar o dinheiro do IPVA em algum lugar???? onde???

    Resposta
  • 16/05/2014 em 22:53
    Permalink

    nao e nenhuma surpresa para quem quer acabar com o país, os lavradores deveriam passar pelo menos um ano sem plantar, aí quero ver algum idiota apoiar esta ideia, vai comer asfalto mané, as eleições estão quase chegando e os agricultores com certeza vão lembrar de mais essa bomba sobre eles, fora essa cambada do pt vamos bota pra fora essa turma de malandro, vai vetar as roubalheiras presidente, eu tava me esquecendo nós temos estadios de repente o povo come cimento e grama né presidenta

    Resposta
  • 16/05/2014 em 10:19
    Permalink

    Esta certa ela.. Tem que emplacar como qualquer veículo. Afinal estão a rodar por todo canto, estradas e cidades.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!