Uma jornada segura pela África

Scania i Sydafrika. Oakley Sydafrika. FOTO: TOBY SELANDER




A província de North West, na África do Sul, faz parte da rota da transportadora Oakley Group. Uma frota de caminhões Scania ajuda a empresa a manter-se um passo à frente das concorrentes.

Quatro ou cinco vezes por dia, Jonas Moemane dirige um Scania 460 carregado com 34 toneladas de minério de cromo UG2 entre Marikana, na província de North West, África do Sul, e a cidade vizinha de Rustenburg. A viagem dura cerca de 45 minutos, e o trânsito na estrada costuma ser pesado. Entretanto, o maior problema enfrentado por Moemane não tem a ver com o tráfego, e sim com o alto número de lombadas. São 23 entre Rustenberg e Marikana, ou seja, em um dia normal, o motorista passa com o caminhão por 184 lombadas. Viajando com ele por algumas horas, é possível perceber o quanto os obstáculos são irritantes

“As lombadas são terríveis”, diz Moemane, que ri. “Às vezes eu até sonho com elas. Mas, graças ao meu caminhão Scania, o desconforto não é tão grande. Eu não gostaria de dirigir nenhum outro veículo nesta rota.”

Caminhão feito para o motorista

Scania i Sydafrika. Oakley Sydafrika. FOTO: TOBY SELANDERA transportadora Oakley Group, que opera na África do Sul, tem 28 caminhões Scania R 460 em sua frota, que fazem a rota entre Marikana e Rustenberg. “Não usamos veículos de outras marcas nesse trecho”, conta o diretor de operações da empresa, Nardus Meyer. “Definitivamente, é o melhor caminhão para os motoristas.”

Na frota da Oakley, 90 dos 12 caminhões são Scania. Meyers afirma que a tecnologia de ponta da montadora ajuda sua empresa a manter-se à frente da concorrência. Além disso, assim como com todos os operadores do mercado de transporte, a economia de combustível é um grande diferencial.

A importância da eficiência energética

Scania i Sydafrika. Oakley Sydafrika. FOTO: TOBY SELANDER“Combustível é algo muito caro”, diz Meyer. “Representa, no mínimo, 45% do nosso custo operacional. Portanto, a eficiência energética dos veículos é de grande valor para nós. Neste ponto, a Scania está muito à frente das outras marcas: o consumo de combustível dos caminhões é de 15% a 17% menor que o das concorrentes. A produtividade dos veículos da Scania também é de 10% a 15% maior do que a dos demais, graças ao suporte que a montadora nos oferece. Tudo isso representa uma economia considerável para nós.”

Meyer descreve seus caminhões como escritórios-móveis, administrados pelo indivíduo que dirige de 8.800 a 18.000 quilômetros por mês. Por isso, um ambiente de trabalho seguro e confortável é crucial.

“Para nós, o motorista é o mais importante”, acredita. “Ele conduz nosso negócio e, se não estiver em sua melhor forma, o negócio também não estará. Eu realmente aprecio o design dos caminhões Scania no que diz respeito aos motoristas, pois prioriza a segurança e o conforto.”

Contínuo treinamento de motoristas

Scania i Sydafrika. Oakley Sydafrika. FOTO: TOBY SELANDERPara isso, a Oaskley Group oferece treinamento contínuo para ajudar os motoristas a desenvolverem e aperfeiçoarem suas habilidades. Toda vez que um caminhão Scania vai para a oficina, o condutor vai para a sala de aula.

“Este esquema faz com que os motoristas tenham tempo livre para estudar a cada cinco ou seis semanas. Junto com eles, os instrutores avaliam o consumo de combustível com base em dados operacionais coletados dos veículos por meio do sistema de gerenciamento de frota da própria Scania”, conta Meyer.

Os motoristas são avaliados pelo estilo de direção e consumo de combustível; se eles atingirem as metas, ganham um bônus. “Nós os ajudamos a conduzir melhor”, acredita o diretor. “E ainda conseguimos obter grande economia como resultado.”

Segurança é o ponto forte

A velocidade é outra questão vital. “Acidentes são um grande problema no nosso país”, explica Meyer. “Nós estamos sempre em busca de aumentar a segurança, e é claro que a velocidade é item primordial nisso. Nos últimos 10 ou 15 anos, tivemos apenas uma vítima fatal em nossa empresa e, fora este caso, ninguém nunca foi ferido gravemente, apesar de termos muitos acidentes. Com isso, podemos dizer que os veículos da Scania são muito seguros.”

Fonte: Scania




Deixe sua opinião sobre o assunto!