Aplicativos para conseguir fretes facilitam a vida do caminhoneiro

Truck Pad




A localização e a contratação de motoristas para a realização das operações de transporte tem sido motivo de preocupação para as milhares de empresas de transporte rodoviário de cargas e de logística no Brasil. Muitas transportadoras perdem contratos e deixam de faturar pela falta de carreteiros disponíveis. Uma ferramenta na internet e um aplicativo para smartphone que conectam a necessidade das transportadoras com um banco de dados de quase 200 mil caminhoneiros cadastrados podem trazer solução para este problema do setor.

Trata-se do TruckPad, o primeiro aplicativo criado para ligar o caminhoneiro à carga, iniciativa criada por Carlos Alberto Mira, empreendedor validado no transporte de cargas brasileiro por sua atuação em uma transportadora líder de cargas para o Centro-Oeste e como ex Presidente da Associação Brasileira de Logística, ASLOG. A ideia é simples, a tecnologia envolvida para transformá-la em realidade levou quase dois anos para ficar pronta e hoje já tem mais de 2.500 downloads na GooglePlay.

O TruckPad é o aplicativo que liga a carga ao caminhoneiro em um ambiente organizado, seguro e prático. “Temos, atualmente, uma base de quase 200 mil motoristas cadastrados, que estão conectados com ofertas de cargas de todo o Brasil, gerando uma rede de contatos que facilita a vida do transportador, que terá caminhoneiros disponíveis para transportar sua carga, e do motorista, que – usando nosso aplicativo em seu smartphone – não terá mais dificuldades para conseguir seu próximo frete”, explica o criador do projeto e atual vice presidente da ABTC (Associação Brasileira do Transporte de Cargas, com sede em Brasília).

A marca e o sistema TruckPad foram registrados no escritório de Copyright dos Estados Unidos em 2012 e o aplicativo foi lançado em 15 de setembro de 2013 para dispositivos Android e está disponível gratuitamente na Google Play. “Infelizmente nossa idéia tem sido copiada, contudo por sermos pioneiros e termos mais de 30 anos de experiência no setor, sabemos como ninguém como funciona a dinâmica do transporte rodoviário de cargas do Brasil. Os empresários do setor saberão distinguir quem é do ramo e quem não é”, diz o empresário. TruckPad é o primeiro aplicativo que conecta o caminhoneiro à carga no Brasil.

A primeira agência de cargas 2.0 do Brasil

A ligação entre as cargas e os caminhoneiros sempre foi feita pelas agências de cargas, tradicionais intermediários que sempre deram conta do recado. Com a evolução da tecnologia e a criação do TruckPad, o sistema tem sido utilizado como o gestor de uma agência localizada no Terminal de Cargas Fernão Dias, em São Paulo. Trata-se da “primeira agência de cargas 2.0 do Brasil”, que agora opera 100% com o sistema TruckPad, por meio do qual são geradas mais de 3 mil ofertas de cargas por mês. A agência, tradicional no terminal, é a WF Cargas, administrada por Jorge Wilmar.

Projeto premiado

Em sua trajetória até aqui, no lançamento ao mercado, o TruckPad foi eleito a “melhor startup de 2013″ no concurso Startup Weekend 2013 – em novembro do ano passado, do Google. O projeto também recebeu a medalha de primeiro lugar da etapa paulista do DemoBrasil 2014 e, recentemente, foi escolhido entre as quatro startups para a Abril Plug and Play, divisão de negócios eletrônicos do Grupo Abril, vencendo mais de 900 projetos de startups de diversos segmentos.

“A chancela do Grupo Abril (editor das revistas EXAME, VEJA, INFO, entre outras) traz uma forte credencial ao nosso projeto. E foi muito bacana ver uma startup de transporte de cargas ganhar este reconhecimento – dentre tantos outros projetos brasileiros de inovação digital”, diz o empreendedor digital Carlos Mira.

Está no ar e à disposição das transportadoras

As empresas de transporte já podem localizar e contratar um carreteiro autônomo para suas cargas através do site www.TruckPad.com.br. O serviço é gratuito para empresas e para caminhoneiros.

Fonte: Divulgação




Deixe sua opinião sobre o assunto!