FPT Industrial recebe menção honrosa no Prêmio AEA de Meio Ambiente

FPT Industrial recebe menção honrosa




A FPT Industrial recebeu “Menção Honrosa” no prêmio AEA de Meio Ambiente, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), em 2 de junho, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo (SP). Dentre os 61 trabalhos inscritos, o engenheiro de Produto da FPT Industrial, Luiz Noronha, foi selecionado por seu artigo “Desempenho e emissões de um motor diesel operando com baixas vazões de hidrogênio”.

O projeto apresenta um estudo sobre o desempenho e emissões de um motor gerador de ignição por compressão, operando com óleo diesel como combustível principal, e hidrogênio misturado com ar como combustível secundário. “Neste estudo, o hidrogênio é produzido através do processo de eletrólise da água, e o montante de hidrogênio produzido é diretamente direcionado para o duto de admissão em produção descentralizada, sem o armazenamento de gás”, explica Noronha.

O estudo busca avaliar o comportamento do motor-gerador sob diferentes cargas de trabalho e diferentes vazões de gás hidrogênio, em comparação com o funcionamento feito apenas com óleo diesel.

“Agradeço à FPT Industrial pelo incentivo ao trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento e à PUC Minas pela parceria com a FPT nos trabalhos de inovação”, declarou Noronha. “Estou certo de que a utilização do hidrogênio como combustível complementar em motores de combustão é uma realidade ainda distante, mas o reconhecimento deste trabalho é um sinal de que estamos no caminho certo. Espero que este projeto contribua para o desenvolvimento de novas tecnologias de produção da FPT Industrial”, finaliza Noronha.

O Prêmio AEA de Meio Ambiente é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva para homenagear as empresas que se destacaram através do desenvolvimento de projetos de tecnologia e responsabilidade social.

Os trabalhos são analisados por uma comissão julgadora de acordo com as seis categorias existentes: Acadêmica, Jornalística, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Tecnologias Diesel e Tecnologias Otto. O prêmio destaca as empresas, universidades e institutos de pesquisa que beneficiaram, através desses projetos, o meio ambiente, e também reconhece os trabalhos jornalísticos que demonstraram o comprometimento das melhorias implementadas no setor automotivo.

Fonte: FPT Industrial




Deixe sua opinião sobre o assunto!