Inaugurado trecho do Expresso DF, BRT em Brasília (DF)

Onibus BRT - Mascarello - Brasília




As obras do primeiro trecho do Expresso DF Sul, uma extensão de 36,2 km de BRT no Distrito Federal, foram inauguradas nesta sexta-feira (13). O novo sistema liga a região administrativa de Santa Maria e do Gama a Brasília, permitindo uma redução no tempo gasto para fazer o percurso com o transporte público de uma hora e meia para 40 minutos. A estimativa é que 272 mil pessoas sejam beneficiadas com o serviço.

No trecho, foram construídas oito estações de embarque com acessibilidade, 22 viadutos e dois terminais. Em 27,4km, os ônibus percorrem corredores exclusivos. A outra etapa do BRT terá 7,6 km que devem ficar prontos até dezembro, dando acesso à Epia, uma das vias mais importantes do Distrito Federal, e ao terminal de ônibus da Asa Sul.

O investimento foi de R$ 761,4 milhões, com financiamento público e contrapartida do governo do DF.

Os ônibus são articulados, têm ar condicionado e capacidade para 130 passageiros.

Fase de testes

Por enquanto, o BRT opera em fase de testes, para que sejam feitos os últimos ajustes técnicos. Por isso as passagens são gratuitas. A cobrança iniciará no dia 30 de junho no trecho entre o Gama e o Plano Piloto. Depois, no dia 12 de julho, a tarifa começará a ser paga por quem faz o percurso de Santa Maria ao Plano Piloto.

Os passageiros poderão começar a utilizar a linha no dia 23, para viagens entre 11h e 14h. Doze ônibus estarão em circulação.

Metrô

Durante a cerimônia de inauguração, que contou a presença da presidente Dilma Rousseff, o governo do Distrito Federal e a Caixa Econômica Federal assinaram um termo de compromisso para repasse de recursos da União para obras do Expresso DF Oeste e para a expansão do metrô.

O primeiro projeto prevê a construção de 30,8 km de corredores exclusivos do BRT. Já o segundo compreende a construção de mais cinco estações de metrô, num total de 7,5km a mais na malha metroviária.

Fonte: Agência CNT de Notícias Texto de Natália Pianegonda




Deixe sua opinião sobre o assunto!