Volkswagen Amarok marca presença nos campeonatos brasileiro e mundial de balonismo

VW_Balonismo_001




A Volkswagen terá uma importante participação nos próximos campeonatos brasileiro e mundial de balonismo, que neste ano serão realizados na cidade de Rio Claro, no interior do estado de São Paulo.

Além de fornecer uma frota de picapes Amarok para apoio de várias equipes nos dois campeonatos, a Volkswagen é patrocinadora da equipe Rubic, do balonista Rubens Kalousdian, heptacampeão brasileiro e tricampeão paulista da modalidade.

Rubens pilotará um balão especialmente construído para os dois campeonatos, com os logotipos da Amarok e da Volkswagen. Sua equipe de apoio utilizará uma Amarok para os deslocamentos e transporte do equipamento, uma atividade extremamente importante na logística e estratégia durante as provas.

“A Amarok tem capacidade off-road para encarar grandes aventuras, mas sem abrir mão do conforto e da ótima dirigibilidade. A participação nos campeonatos de balonismo é uma forma de promover a picape mais avançada e moderna do segmento”, afirma o gerente de Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil, Carlos Leite.

“Poder contar com um veículo com as características e a inteligência da Amarok durante as provas é muito importante para a equipe”, explica Marina Kalousdian, participante e porta-voz da equipe Rubic. “O balonismo exige deslocamentos rápidos para locais que, em geral, não oferecem acesso muito fácil. O equipamento pesa mais de 300 quilos e, durante as provas, precisamos circular por estradas de terra, entrar em fazendas e até mesmo no meio de plantações, para dar apoio estratégico e resgatar o balão e a tripulação no final dos voos”, complementa.

Além do patrocínio ao balão de Rubens Kalousdian, a Volkswagen fornecerá uma Amarok para apoio ao piloto Marcos Kalousdian, que também participará dos dois campeonatos. Outras unidades da Amarok apoiarão a equipe alemã que virá para o Campeonato Mundial.

O 27º Campeonato Brasileiro de Balonismo, reunindo 25 participantes, acontecerá entre os dias 4 e 8 de junho, em Rio Claro, SP. A mesma cidade sediará o Campeonato Mundial, de 17 a 27 de julho, que terá a participação de cerca de 80 competidores, representando 32 países.

O grande desafio para os balonistas nos campeonatos é controlar veículos aéreos que não dispõe de mecanismos direcionais. A tática para alcançar os alvos propostos pela organização é variar a altitude do balão para alcançar correntes de vento que sopram em direções diferentes. Para isso, conta muito o trabalho das equipes de apoio, que fazem medições meteorológicas e, principalmente, a experiência e habilidade dos pilotos. O conhecimento da região, seu clima, relevo e pontos de referência também são muito importantes.

O balonismo é um esporte de excepcional beleza plástica, e o balão da Amarok, nas cores azul e branco, tem um design que certamente se destacará entre os participantes.

Força e tecnologia

A Amarok é a picape média mais avançada oferecida no mercado brasileiro, dispondo de uma série de recursos tecnológicos que facilitam seu uso nas mais diversas situações. A Amarok Highline, modelo topo de linha, conta com o sistema ABS Off-road (exclusivo na categoria), que possibilita frenagens com segurança em pisos irregulares. Além disso, a picape dispõe de EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem, sistema de assistência à frenagem (BAS), sistema de frenagem sob chuva (RBS), controle de tração (TCS), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e faróis de neblina com luzes dinâmicas para manobras – recurso inédito entre as picapes médias no Brasil.

Com tração integral 4MOTION e câmbio automático de oito marchas (exclusivo na categoria), a Amarok Highline tem desempenho fora de estrada extraordinário, é capaz de subir rampas com até 45° de inclinação com carga total e oferece excelente conforto de rodagem – comparável ao de um automóvel.

Entre os diversos equipamentos disponíveis na Amarok Highline 2014 se destacam os airbags laterais (opcionais), que complementam a segurança oferecida pelos airbags frontais de série. As bolsas dos airbags laterais, que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, estão localizadas nas laterais externas dos encostos dos bancos dianteiros.

Outro recurso presente na versão topo de linha é o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, que facilita estacionar em vagas estreitas, reduzindo a largura total do veículo em 17 cm. Há também o aquecimento dos retrovisores externos (em todas as versões que possuem o ajuste elétrico do retrovisor) facilitando manobras e condução em dias chuvosos. Para facilitar as manobras, a Amarok Highline, que já tem como item de série um exclusivo sistema de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com OPS (Optical Parking System), pode ser equipada opcionalmente com câmera de ré.

A Amarok Highline 2014 conta, ainda, com um novo quadro de instrumentos no qual se destaca o novo computador de bordo com oito funções (tempo de viagem, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, distância percorrida, velocidade média, alerta de velocidade e temperatura do óleo do motor).

No modelo topo de linha, o volante multifuncional de série possibilita ao motorista acionar os controles do som e do sistema de telefone sem tirar as mãos do volante. Outro importante aprimoramento na segurança da Amarok é o sistema ISOFIX (fixação de cadeiras para crianças no banco traseiro), de série em todas as versões com cabine dupla.

Informações:
Campeonato Brasileiro de Balonismo
Data: de 4 a 8 de junho
Local: Rio Claro, SP
Campeonato Mundial de Balonismo
Data: de 17 a 27 de julho
Local: Rio Claro, SP

Fonte: Volkswagen




Deixe sua opinião sobre o assunto!