Volvo Construction Equipment é um provedor de soluções completas para o cliente e a operação

Volvo Construction Equipment (3)




Além de ser o fabricante dos melhores equipamentos de construção do mercado, a Volvo Construction Equipment é um provedor de soluções completas para os seus clientes, seja com máquinas adequadas às mais exigentes demandas em diferentes aplicações, seja com serviços e soluções de pós-venda desenvolvidos para otimizar a operação e aumentar a rentabilidade dos negócios de quem adquire produtos da marca.

“A prioridade da Volvo é garantir a máxima disponibilidade do equipamento e das peças e proporcionar um alto nível de suporte ao cliente”, afirma Samuel Albuquerque, gerente de marketing e vendas de peças da Volvo Construction Equipment Latin America.

A grande oferta de soluções começa com os chamados Acordos de Suporte ao Cliente (CSA), que são planos de manutenção customizados de acordo com a operação e o negócio. São quatro níveis de proteção, desde uma inspeção até o acompanhamento integral da máquina. O cliente conta também com o Matris, ferramenta que gera relatórios de operação sobre o modo de utilização da máquina. Com o Matris, é possível verificar o consumo de combustível, o tempo de máquina em operação e parada e uma série de outros dados muito úteis para otimizar o uso do equipamento, garantindo maior produtividade e menor custo de operação.

Care Track híbrido

A Volvo CE oferece ainda o Care Track, um avançado sistema de monitoramento remoto que possibilita o controle da frota e da operação de forma rápida e fácil. Com ele, o cliente sabe remotamente onde estão suas máquinas e quando serão as datas das próximas manutenções. O sistema é híbrido, pois funciona via sinal de telefone celular ou satélite. A transmissão dos dados de operação ocorre em tempo real, do local onde a máquina está sendo usada para um portal na internet. “É uma ferramenta que maximiza o tempo de operação e minimiza o consumo de combustível e os custos de manutenção”, diz Albuquerque.

Outra importante solução é o chamado Sistema de Dentes Volvo (VTS), um conjunto de acessórios formado por dentes, adaptadores e um mecanismo vertical de trava. Durante seu desenvolvimento, este sistema passou por testes exaustivos considerando diversos tipos de materiais e de aplicações severas, o que garante a alta qualidade da solução final. Patenteado, o VTS é mundialmente reconhecido pela facilidade de instalação e remoção, pela confiabilidade e por garantir longos intervalos de substituição. Sua utilização acarreta em economia de tempo e de combustível, e aumento da produtividade.

O gerente de marketing e vendas de peças da Volvo cita ainda outras soluções:

Análise de Óleo – um serviço de monitoramento das condições do óleo que permite identificar antecipadamente possíveis problemas que podem ocasionar falhas, maximizando a disponibilidade e garantindo que a máquina não fique parada; Volvo Reman – programa de fábrica de componentes remanufaturados que oferecem o mesmo desempenho e qualidade de um item novo, com preço menor e mesma garantia de uma unidade nova; CareKits – kits de revisão, manutenção e reparo com peças certas na quantidade correta para execução do serviço.

Implementos

Ele lembra ainda os Implementos – de alta resistência, se adaptam perfeitamente às máquinas e proporcionam versatilidade para o negócio, com diversas opções que atendem às necessidades específicas da sua operação; Peças Genuínas – desenhadas e projetadas especificamente para equipamentos da marca; Rede de Distribuição – ampla, com diversos pontos de atendimento estrategicamente distribuídos na América Latina.

Além disso, a Volvo oferece como solução o seu Material Rodante – peças desenvolvidas por engenheiros da Volvo e submetidas aos mais rigorosos testes de resistência; Lubrificantes da marca – asseguram o perfeito funcionamento da máquina; Aluguel de Máquinas – por meio da rede de distribuição, com uma gama completa de máquinas para locação; e o Remarketing – equipamentos usados, que possuem garantia adicional e certificação de origem.

Volvo Construction Equipment expõe suas soluções e tecnologias na M&T Peças e Serviços

Um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos de construção, a Volvo Construction Equipment está presente na M&T Peças e Serviços, feira e congresso de tecnologia e gestão de equipamentos para construção e mineração que se realiza de 3 a 6 de junho no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo. Em seu estande, a Volvo CE apresentará as suas soluções para atender às demandas do mercado neste setor.

“Temos soluções completas, seja com máquinas adequadas direcionadas às mais diferentes e exigentes aplicações, seja com serviços e soluções de pós-venda que otimizam a operação e aumentam a rentabilidade dos negócios de quem adquire produtos da marca”, afirma Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America.

O estande da Volvo exibirá, por exemplo, os avançados simuladores. São equipamentos usados para treinar operadores iniciantes ou para melhorar o desempenho dos profissionais. O grande número de cenários e os comandos idênticos aos de um equipamento real possibilitam aos usuários aprender desde manobras básicas até operações complexas, em situações difíceis ou que oferecem riscos. Uma das vantagens de utilizar as máquinas de forma correta, além do aumento da produtividade da operação, é a redução no consumo de combustível em até 25% e, consequentemente, dos custos operacionais e das emissões de poluentes.

Care Track

Durante a feira, a Volvo também mostrará as vantagens do seu sistema de telemática para equipamentos de construção, o mais avançado do mercado. Chamado Care Track, ele é híbrido e opera tanto por comunicação GSM como por via satélite. O Care Track permite que o usuário faça a gestão da frota de equipamentos de forma totalmente remota. Como uma boa parte das máquinas trabalha em regiões afastadas e de difícil acesso, a tecnologia híbrida permite que o cliente opte pela comunicação via satélite, caso a conexão via GSM falhe.

Os engenheiros e técnicos da Volvo também apresentarão as primeiras atividades do Road Institute, que começará ainda este ano a ministrar treinamentos para qualificação de operadores e técnicos na construção de estradas. O Road Institute é a primeira estrutura completa do gênero, com pista de testes simulando as condições reais de utilização na América Latina desenvolvida para a capacitação em operação e manutenção de equipamentos para a construção rodoviária. Sua criação faz parte da estratégia da Volvo CE de reforçar sua posição neste segmento, oferecendo um centro de excelência para discussão de oportunidades e boas práticas.

Sistema de telemática CareTrack da Volvo tem comunicação GSM e via satélite

O sistema de telemática para equipamentos de construção da Volvo é o mais avançado do mercado. Chamado CareTrack, ele é híbrido e opera tanto por comunicação GSM como via satélite. “Temos a melhor solução em telemática para atender as diferentes necessidades dos usuários”, afirma Afrânio Chueire, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

O CareTrack permite que o usuário faça a gestão da frota de equipamentos de forma totalmente remota. Como uma boa parte das máquinas trabalha em regiões afastadas e dedifícil acesso, a tecnologia híbrida permite que o cliente opte pela comunicação via satélite caso a conexão via GSM não esteja disponível. “Uma das vantagens do sistema híbrido da Volvo é que a comunicação é mais frequente e mais segura”, afirma Alessandro Pasa, coordenador de customer solutions & business development da Volvo CE Latin America.

O hardware instalado no equipamento monitora eletronicamente todos os dados disponíveis e informa o posicionamento, consumo de combustível, horas trabalhadas, tempo de máquina parada, alarmes de manutenção, entre outros. “As informações são enviadas para um servidor da Volvo e podem ser acessadas pelo usuário em qualquer dispositivo com acesso à internet”, diz Renan Wagner, product manager de CareTrack.

Com os relatórios, é possível saber exatamente onde e como o equipamento está trabalhando, identificar eventuais falhas, pontos de melhorias e prever a manutenção com antecedência. É possível, por exemplo, reduzir o consumo de combustível ao identificar e diminuir o tempo em que a máquina fica ligada sem trabalhar.

Com o monitoramento, o cliente identifica se a máquina está sendo usada corretamente ou da forma mais eficiente, e compara tarefas e adota medidas para que a operação seja mais eficiente, mais produtiva e com o menor consumo possível”, enumera Wagner.

O CareTrack é oferecido pela Volvo como padrão em todas as máquinas com motor eletrônico. O sistema está disponível em dois pacotes: um básico e um avançado. O pacote básico pode ser instalado em qualquer equipamento (mesmo de outras marcas) e fornece dados como posicionamento, relatório de utilização diária, alertas – caso a máquina esteja sendo usada em horário e local não programados e lembretes de serviço.

O pacote avançado é ideal para equipamentos de grande porte e oferece todas as vantagens do básico, mais relatórios de consumo e de nível de combustível, relatórios de desempenho e de produtividade, diagnóstico de falhas, download remoto do Matris, entre outros dados.

Treinamento virtual de simuladores Volvo garante mais produtividade das máquinas

Volvo Construction Equipment (1)A Volvo Construction Equipment desenvolveu um treinamento de operadores de máquinas usando um moderno simulador. A tecnologia é usada para capacitar e melhorar o desempenho de operadores, minimizando a utilização dos equipamentos de construção. “Queremos garantir mais eficiência e produtividade na operação e mais rentabilidade para o cliente”, afirma Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America.

Os avançados simuladores Volvo estão sendo exibidos na M&T Peças e Serviços, feira de tecnologia e gestão de equipamentos de construção que se realiza de 3 a 6 de junho, em São Paulo. “O objetivo é que o operador conheça melhor o equipamento e saiba utilizar todos os seus amplos recursos, aumentando a disponibilidade e o desempenho da operação”, diz Chueire.

Uma das vantagens de utilizar as máquinas de forma correta, além do aumento da produtividade da operação, é a redução no consumo de combustível em até 25% e, consequentemente, dos custos operacionais e das emissões de poluentes.

Os simuladores Volvo são usados para treinar operadores iniciantes ou para melhorar o desempenho dos profissionais. O grande número de cenários e os comandos idênticos aos de um equipamento real, possibilitam aos usuários aprender desde manobras básicas, até operações complexas, em situações difíceis ou que oferecem riscos.

3D

Image generated from Volvo Advanced Training Simulator, wheel loader program.Os simuladores possuem um moderno sistema gráfico 3D e uma plataforma de comando elétrico que permite ao usuário sentir os movimentos de escavação e carregamento, a irregularidade e o relevo do solo, e a dificuldade de escavação, como se estivesse em um trabalho de campo. Um monitor de LED de 55 polegadas projeta os cenários.

“Outra vantagem no treinamento com um simulador é a segurança. O operador pode realizar comandos mais ousados, pois mesmo que aconteça um tombamento, não será um acidente, e sim uma simulação”, argumenta Luiz Vieira, coordenador de treinamento da Volvo CE Latin America.

“O treinamento está totalmente alinhado aos valores da marca, pois garante mais qualidade para a operação, segurança para o operador e respeito ao meio ambiente”, destaca Chueire.

Um dos treinamentos oferecidos com simuladores, o EcoOperator, é de 40 horas-aula divididas em cinco dias. No primeiro, o instrutor vai a campo com o operador para fazer uma pré-avaliação e, no segundo dia, a aula é teórica, baseada nas informações colhidas. No terceiro e quarto dias o treinamento é realizado em simuladores e, no último, o operador volta a campo com instrutor para comparar a operação antes e depois do treinamento.

Menos riscos e paradas

Os simuladores têm 24 cenários diferentes e a vantagem é que dispensam a necessidade de utilizar um equipamento real, o que evita gastos, paradas e riscos. “A nossa experiência prática demonstra que podemos eliminar em mais de 75% o uso do equipamento real em treinamentos de operação”, conta Vieira. O treinamento pode ser realizado na rede de distribuidores Volvo CE e na própria sede da empresa, em Curitiba.

No ambiente virtual é possível desenvolver atividades como teste de direção, encaixe de acessórios, carregamento de reboque, carregamento lateral traseiro, posicionamento da máquina para carregamento, escavação e demonstração de terraplanagem.

O equipamento que simula uma carregadeira ou um caminhão articulado permite operações como atravessar percursos sem derrubar obstáculos, manuseio e empilhamento de mercadorias, carregamento de carga e manobras em terrenos íngremes e acidentados.

Road Institute começa qualificar operadores e técnicos no segundo semestre deste ano

Aberto na sede da Volvo Construction Equipment Latin America, em Curitiba, o Road Institute começará ainda este ano a ministrar os primeiros treinamentos para qualificação de operadores e técnicos na construção de estradas. O Road Institute é a primeira estrutura completa com pista de testes simulando as condições reais de utilização na América Latina desenvolvida para a capacitação em operação e manutenção de equipamentos para a construção rodoviária. Sua criação faz parte da estratégia da Volvo CE de reforçar sua posição neste segmento, oferecendo um centro de excelência para discussão de oportunidades e boas práticas.

“O Road Institute Latin America é uma iniciativa única para desenvolver e aumentar os conhecimentos sobre a utilização de equipamentos de construção rodoviária, bem como disseminar boas práticas durante a execução de obras”, diz Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America. Os instrutores abordarão assuntos importantes durante as fases de distribuição do material, compactação e pavimentação.

“O público alvo abrange primordialmente clientes finais usuários dos nossos produtos, mas também estará aberto a representantes da rede de distribuidores Volvo”, diz Babliton Cardoso, gerente de equipamentos rodoviários da Volvo CE LA. O Road Institute começa a funcionar gradativamente. Ele oferecerá tanto cursos teórico-práticos, orientados àqueles que trabalham com execução de obras rodoviárias, como seminários direcionados àqueles que planejam, coordenam e executam este tipo de obras.

De acordo com Luiz Vieira, coordenador de treinamento da Volvo CE Latin America, as primeiras turmas serão selecionadas para três treinamentos de 24 a 40 horas abertos a partir de agosto: “Técnicas de Operação e Aplicação de Vibroacabadoras”, “Técnicas de Operação e Aplicação de motoniveladoras” e “Técnicas de Operação e Aplicação de Compactadores de Solo e de Asfalto”. Também haverá um curso chamado “Manutenção Básica em Vibroacabadoras”.

O instituto conta com ampla área para prática com os equipamentos. São várias pistas preparadas para treinar os participantes a ajustar, operar e controlar as operações típicas de equipamentos como motoniveladoras, vibroacabadoras e compactadores. Estas pistas são construídas para simular operações reais realizadas em construção de estradas, como pavimentação em curvas com superelevação, transições, e utilização de sensores de nivelamento.

Também serão oferecidos seminários sobre conhecimentos básicos de terraplanagem, compactação de solos e asfalto e melhores práticas de pavimentação.

Fonte: Volvo




Deixe sua opinião sobre o assunto!