Aparelho faz ‘raio-x’ dos veículos e reforça fiscalização da PRF na Dutra

raio X - Volvo FH




Um aparelho que faz ‘raio-x’ dos veículos que trafegam em rodovias como a Dutra, que cruza o Vale do Paraíba, é a aposta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para reforçar a fiscalização nas estradas durante a Copa do Mundo.

O reforço funciona como um escâner, que consegue captar imagens da estrutura interna dos veículos, podendo mostrar compartimentos ocultos ou pacotes suspeitos.

O aparelho, que não pode ser mostrado por questões de segurança, está em operação nas estradas paulistas. “Ele [equipamento] é capaz de dizer se a estrutura do veículo está modificada. Nesta situação, o veiculo com estrutura diferente ou modificada, o veículo será abordado”, disse o inspetor da PRF, Levy Germano.

Nesta quarta-feira (2), a fiscalização apreendeu 706 camisas da Seleção brasileira com indícios de falsificação em Lavrinhas. O material foi encaminhado para a perícia.

Uma outra blitz, feita há duas semanas na Dutra, é apenas educativa e visa orientar os turistas que viajam para ver os jogos do mundial. Os ônibus são parados por agentes da Agência Nacional de Transportes Terrerestres (ANTT) e os passageiros são orientados a usar o cinto de segurança. Ceca de 80% dos passageiros não usam o aparato.

“Em um impacto simples, quem está sem cinto é lançado, lançado sobre outra pessoa. Nosso objetivo é mudar a cultura do usuário, com relação à importância que ele dá ao uso do cinto”, disse o agente Paulo Hermínio, da ANTT.

Fonte: TV Vanguarda




Deixe sua opinião sobre o assunto!