CaminhõesEntrevistasHistória

Blog do Caminhoneiro acompanhou desfile de carros e caminhões antigos em São José dos Pinhais-PR

Encontro de Veículos Antigos - 19-07-2014-SJdosPinhais-PR-Fotos-Blog-do-CaminhoneiroNo último sábado, 19 de julho, o Blog do Caminhoneiro esteve em São José dos Pinhais, na Praça Missionário Verbo Divino, para acompanhar a reunião de veículos antigos que participariam da carreata em homenagem a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, e também para divulgação da festa na Paróquia São Cristóvão, que ocorreu no domingo, dia 20.

Entre os veículos que estiveram no local, destaque para vários caminhões antigos, perfeitamente restaurados, como diversos FNMs, Mercedes-Benz, Lancia, e GMC.

Ito Bir e seu FNM 180
Ito Bir e seu FNM 180

Ito Bir, um dos organizadores do evento, disse que esse ano foi o primeiro que teve a presença dos caminhões, dentre os quais 15 FNMs de um grupo de amigos, que hoje possui mais de 140 caminhões FNM restaurados espalhados por todo o Brasil. Ito começou a paixão por FNM com o irmão, Nelson, onde viajavam juntos a bordo de um caminhão da Fábrica Nacional de Motores. Depois disso trabalhou por muitos anos a bordo de caminhões FNM.

Hoje em dia possui dois caminhões, um em processo de restauração, modelo FNM V12, e outro sem restaurar, modelo FNM 180, ano 1977, que foi do DER de Santa Catarina e permanece muito integro. Ito conta que a restauração dos modelos é muito difícil, pois não existem mais peças sendo fabricadas, e muitas precisam ser feitas artesanalmente. Neste ano, na cidade de Caruaru-PE, durante a viagem que um grupo de amigos fez do Paraná até o Nordeste do Brasil, foi encontrada uma loja completa com peças originais dos caminhões FNM, que vai ajudar muito em restaurações.

Encontro de Veículos Antigos - 19-07-2014-SJdosPinhais-PR-Fotos-Blog-do-Caminhoneiro (11)Outro caminhão muito bem restaurado que esteve presente no evento foi o Mercedes-Benz LP-321, de Mário Possoli, que foi restaurado artesanalmente pelo próprio Sr. Mário, num trabalho que levou dois anos e meio para ficar pronto. Experiente com o trabalho em ferraria, Mário possui em casa ferramentas que auxiliam no trabalho.

Com 73 anos de idade, Mário trabalhou por mais de 52 anos como motorista de caminhão. O primeiro caminhão que ele trabalhou foi um Mercedes-Benz LP 321, por isso resolveu fazer a restauração desse modelo. Trabalhou também com diversos outros modelos de caminhões, como FNM, Scania e Volvo, e a menos de um ano se desfez do último caminhão de trabalho, um Volvo FH, para se dedicar exclusivamente a restauração do modelo Mercedes-Benz.

RECOMENDADO  Produção de caminhões cresce quase 20% no primeiro trimestre

De acordo com Mário, o modelo estava em situação crítica, extremamente deteriorado, e precisou ser refeito quase inteiramente, desde peças de lataria da cabine a acabamentos internos, painel, frisos e etc, que foram feitas manualmente pelo proprietário. A forração superior da cabine foi a única peça que Mário precisou de ajuda para fazer. Todo o restante foi feito por ele, se baseando nas peças antigas. Mesmo com a perfeição da restauração, Mário ainda diz que o caminhão não está do jeito que ele queria, e que até cogita vender o caminhão, se encontrasse outro, do mesmo modelo, em melhores condições.

Encontro de Veículos Antigos - 19-07-2014-SJdosPinhais-PR-Fotos-Blog-do-Caminhoneiro (13)Paulino Bortolan, um experiente motorista de FNM e dono de uma grande frota de veículos restaurados esteve presente na carreta com cinco modelos, dentre eles um imponente GMC 760 1952, que ele estava conduzindo. Motorista desde 1954, começou na estrada com um Chevrolet Brasil, e em 1958 conseguiu comprar o primeiro caminhão FNM, do Rio de Janeiro. Trabalhou no transporte de madeira, café, verduras e outros produtos. O GMC 760 foi comprado há 20 anos, em Caxias do Sul, da empresa Galiotto Vinhos, onde o caminhão transportava vinhos entre os depósitos da empresa. Na momento da compra o caminhão estava em processo de restauração, que foi finalizada por Bortolan em São José dos Pinhais-PR.

Hoje o Sr. Bortolan está trabalhando na restauração de uma picape Chevrolet 3100 1956, a famosa Marta Rocha,  sendo uma das únicas remanescentes. Os outros veículos pertencentes ao Sr. Paulino Bortolan, que estiveram no evento são uma Chevrolet Veraneio, uma Ford F-100, que transportou a imagem de São Cristóvão à frente da carreata, além de outras picapes e um caminhão FNM.

Todos os veículos presentes fizeram uma carreata por diversas ruas da cidade, chamando a atenção de centenas de pessoas, que, além de convidae para a festa da Igreja de São Cristóvão, trouxeram lembranças e mataram a saudade de muitos.

O resgate e restauração de veículos antigos é muito importante para preservar a história da indústria e do desenvolvimento nacional.

RECOMENDADO  Redução na compra de veículos pesados abre espaço para a locação como alternativa

Mais fotos

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

2 thoughts on “Blog do Caminhoneiro acompanhou desfile de carros e caminhões antigos em São José dos Pinhais-PR

  • robertosantista

    É gostoso ver esses brutos antigos restaurados e bem cuidados.

  • Muito legal.

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading