Contran exige cumprimento da Resolução 492

implementos-rodoviarios-carretas-basculantes_MLB-F-4515994126_062013




O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) emitiu ofício a todos os Detrans e Ciretrans que aumentem seus esforços para que a Resolução nº492 seja cumprida. A legislação exige que todos os reboques e semirreboques licenciados sejam entregues com pneus novos como equipamento original. A resolução foi baixada em 5 de junho deste ano.

A ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários) detectou o descumprimento da norma no mesmo mês em que ela foi editada. Os associados da entidade denunciaram que havia prática desleal no mercado com empresas descumprindo a norma ao não colocar pneus novos nos equipamentos vendidos. “Encontramos claramente o descumprimento da lei que provoca concorrência desleal e potencialmente pode levar a acidentes que colocando em risco a vida das pessoas”, afirma Mario Rinaldi, diretor Executivo da ANFIR.

Diante da constatação do problema, a ANFIR enviou carta ao Contran em 27 de junho pedindo providências a respeito do descumprimento da norma. O organismo federal desconhecia essa prática lesiva ao mercado e à segurança veicular e prontamente atendeu à solicitação da entidade.

Fonte: Portal Logweb




Deixe sua opinião sobre o assunto!